No último sábado (04/06), Anhanguera sediou a 17ª edição de despoluição das margens do rio Paranaíba. O evento é uma parceria da Prefeitura de Anhanguera via Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano (CIMOSU), que reúne os seguintes municípios: Cumari, Anhanguera, Goiandira e Nova Aurora – GO contando também com a Prefeitura de Araguari - Goiás, além dos Corpos de Bombeiros e Polícia Militar dos dois estados: Goiás e Minas Gerais.
Superando a estimativa inicial, a 17ª Despoluição do rio Paranaíba contou com a presença de 300 voluntários envolvidos na limpeza das margens do rio, além de cerca de 100 embarcações que auxiliaram na locomoção das atividades durante toda a manhã de sábado.
A limpeza, que teve início às 8h do último sábado, com uma delicioso e reforçado café da manhã e contou com a ajuda de diversas pessoas no recolhimento de resíduos sólidos que se encontravam nos arredores do Rio Paranaíba.
A despoluição é um trabalho que precisa ser realizado em grupo, pois o rio é um bem público. É importante mencionar, que todo o material que for recolhido das margens do Rio Paranaíba, tanto do lado de Araguari, quanto do lado de Anhanguera, será destinado à Associação de Catadores de Material Reciclável de Araguari (ASCAMARA).
O trecho onde acontece a despoluição possui 40 km, deste total 25 km está entre a região de Vargem Grande e a Ponte Wagner Estelita Campos, no município de Anhanguera. Vale salientar, que esse trecho será percorrido pelos participantes da ação, que vão realizar a limpeza das margens do rio.
O prefeito de Nova Aurora, João Pimenta de Pádua Júnior - o Júnior Marreco que estava acompanhado do vice prefeito Danilo Araújo e sua comitiva ressaltou que Anhanguera contou com o apoio e participação de diversos setores. "O que tiramos de exemplo é que as políticas públicas estão sendo realizadas e têm continuidade em prol do meio ambiente".
O prefeito de Araguari, Renato Carvalho, agradeceu o envolvimento dos parceiros. "Graças a todos esses parceiros, como a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, os voluntários e, graças ao envolvimento dos profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e das demais Secretarias, tivemos a constatação de que esta foi grande ação realizada no rio. É importante ressaltar que a cada ano estamos reduzindo a quantidade de material recolhido, o que significa que as pessoas estão mais conscientes e cuidando melhor do leito e das margens do rio", destacou o gestor araguarino.
Soltura de alevinos
Além do prefeito Marcelo Paiva, o vice-prefeito Flávio Pereira, a soltura contou com a participação do presidente da Câmara Gabriel Miranda Barbosa do prefeito de Nova Aurora acompanhado de seu vice-prefeito Danilo Araújo, voluntários, com o projeto "Rio Vivo", além dos colaboradores da secretaria de Meio Ambiente.