Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Governador Ronaldo Caiado e Prefeito Rogério anunciam ampliação da frota do Eixo Anhanguera

Medida visa garantir mais conforto e qualidade ao usuário do transporte coletivo na região Metropolitana de Goiânia

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Júnior Guimarães em 30/06/2022 às 23:48:13
Ronaldo Caiado e Rogério Cruz anunciam ampliação de frota do Eixo Anhanguera em caráter emergencial para atender demanda da população por mais ônibus

Ronaldo Caiado e Rogério Cruz anunciam ampliação de frota do Eixo Anhanguera em caráter emergencial para atender demanda da população por mais ônibus

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na última quarta-feira (29/06), a ampliação do número de veículos do Eixo Anhanguera, principal corredor de transporte coletivo que liga Goiânia às cidades da região Metropolitana. De imediato, seis novos veículos entram em operação a partir desta quinta-feira (30/06). A cada semana, novos veículos entram em circulação, com a previsão de 60 novos ônibus até o próximo mês de agosto. O aumento da frota não vai implicar em aumento de gastos públicos nem acréscimo no valor da passagem.


"Estamos todos muito preocupados em atender a demanda da população, o povo já não tem mais paciência", disse Caiado. Em caráter emergencial, a frota, que hoje é de 86 veículos, será ampliada para 110 ônibus em circulação, com veículos na reserva para substituir eventuais problemas técnicos.


O principal projeto de requalificação do transporte coletivo da região metropolitana, a eletrificação da frota, segue sendo a prioridade do Governo de Goiás. Porém, com o atraso na execução do cronograma de licitação da nova frota devido a questionamentos apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi preciso adotar um plano contingencial para garantir a fluidez do sistema. "Não podemos deixar a população achando que o transporte não tem solução", disse o governador.


"Gratidão ao governador por ajudar e se empenhar tanto para oferecer o melhor transporte e estar sempre de portas abertas para ouvir os prefeitos", disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, que falou em nome de todos os prefeitos da região Metropolitana. Para ele, o esforço é conjunto para, a cada dia, dar melhores respostas aos usuários do transporte coletivo.

Rogério Cruz afirmou ainda que "esse é mais um passo para a melhoria do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia", e ressaltou o alinhamento dos prefeitos com o Governo do Estado. "Já damos respostas à população. O primeiro passo foi a implantação do bilhete único e do passe livre do trabalhador. Aqui hoje é o segundo passo. Tenham certeza de que o pensamento é um só: dar solução para a questão do transporte público", ressaltou, ao lembrar que a Prefeitura de Goiânia já está recapeando a via para receber os 114 ônibus elétricos.

O secretário-geral de Governo e presidente do Conselho Deliberativo de Transportes Coletivos (CDTC), Adriano da Rocha Lima, explica que a população não pode ser penalizada pelo adiamento da licitação dos novos ônibus e, por isso, governo estadual e prefeituras se uniram em busca de uma solução para a demanda por mais ônibus, principal queixa dos usuários. "Voltaremos ao plano original quando possível, mas estamos, desde já, atendendo a demanda da população", disse o secretário.

Os ônibus que entram agora para a frota são todos novos, com ar condicionado, proporcionando maior conforto ao usuário. "Isso mostra o comprometimento do governador e do prefeito com transporte coletivo da região Metropolitana", disse o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu.

Ampliação da frota sem aumento de custo

A ampliação da frota não vai acarretar em transferência de recursos públicos, nem no aumento do valor da passagem. Segundo o presidente da CDTC, trata-se de um acordo operacional contemplado pelo contrato com as empresas que operam o Eixo Anhanguera. Ou seja, elas compartilham os veículos e colocam a quilometragem de quantos veículos devem rodar mensalmente.

Ao término de cada mês, a receita é compartilhada entre as empresas que operaram as extensões na seguinte proporção: 50% para a Metrobus e outros 50% para as concessionárias. Assim como os custos, que também são divididos em 50% para ambas as partes.

Estiveram também presentes no evento o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant'Anna; o secretário da Casa Militar, Coronel Luiz Carlos de Alencar; o presidente da Metrobus, Francisco Caldas; o presidente da GoiásTelecom, Hipólito Prado; o presidente da Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), Rilvadar Gonçalves; o presidente da Viação Reunidas, Henrique Vinícius da Paz; o presidente da Rede Mob, Leomar Avelino Rodrigues; o diretor da Rápido Araguaia, Roberto Rabelo; o diretor da Rede Mob, Cézane Siqueira; e os prefeitos dos seguintes municípios: Kelton Pinheiro (Bonfinópolis), Naçoitan Leite (Iporá) e José Délio Alves Júnior (Hidrolândia).



Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários