Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

QUEIMADA, por que é crime?

Por Redação, Carlos Duarte em 15/08/2022 às 12:28:56

A SEFAC anualmente faz intensa campanha para alertar à população sobre os danos provocados pelos incêndios florestais, chamando a atenção para a preservação das Áreas de Preservação Permanente.

Por ser um dos fatores dos incêndios florestais, a queimada é considerada crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605, de 2008.

Por que é considerada crime? Porque suas consequências, geralmente, são trágicas. São feitas no período seco, sem cuidado, sem controle, provocando incêndios de proporções incalculáveis.

Centenas de árvores, animais, microrganismos são queimados, assim, destruindo ecossistemas inteiros.

As águas se tornam poluídas. O solo exposto pela falta da cobertura vegetal reduz a produção de sais minerais afetando a fertilidade, consequentemente, prejudicando a atividade agrícola.

A toxicidade da fumaça inalada não causa somente problemas no sistema respiratório. Uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade McGill do Canadá, e publicada na revista científica The Lancet, descobriu que a exposição a incêndios florestais está associada a um aumento da incidência de câncer de pulmão e tumores cerebrais, como relata um médico na matéria de um site vinculado a um canal de televisão com significativa audiência.

Estudos científicos comprovam que as queimadas são a segunda maior causa para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global.

O que mais? Bem, uma miríade de razões que comprometem a vida. O bastante para atribuir ao ato de se fazer queimada crime ambiental.

Fonte: Com Informações da Sefac - Serra do Facão Energia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários