O deputado Karlos Cabral, apresentou em sessão remota ordinĂĄria nesta terça feira (02), o projeto de lei que obriga as aulas online da rede pública e privada do ensino bĂĄsico e superior a divulgarem canais de denúncia contra mulheres o "Disque 180", e crianças e adolescentes o "Disque 100".
A iniciativa veio após a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos informar que a violĂȘncia doméstica cresceu em média 28% durante o mĂȘs de abril e conforme o portal da UNICEF centenas de milhões de crianças em todo o mundo provavelmente enfrentarão ameaças crescentes a sua segurança e a seu bem-estar – incluindo maus-tratos, violĂȘncia de gĂȘnero, exploração, exclusão social e separação de cuidadores – por causa de ações tomadas para conter a propagação da pandemia de Covid-19.
O projeto explica que a divulgação dos canais deve ser realizada de forma pedagógica e adaptada em cada plataforma de vídeo aula. Nas aulas ao vivo transmitidas pela internet por exemplo, de modo simples os docentes devem disponibilizar, no final ou início das aulas, informações do "Disque Denúncia" contra abuso e violĂȘncia. Os municípios também poderão divulgar o contato de atendimento do Conselho Tutelar local.
"Nosso intuito é que esses canais de comunicação divulguem a um maior número de estudantes e docentes esses importantes canais de denúncia visando combater a violĂȘncia cometida contra crianças, adolescentes e mulheres goianas, durante e após a pandemia do novo coronavírus" justificou Karlos Cabral.