Mesmo com as fortes chuvas que caíram no final de semana, a torcida compareceu no Estádio Municipal Luiz Benedito, no último sábado (07) e domingo (08) para prestigiar a primeira rodada do "Campeonato Municipal de Futebol", deste ano de 2023. O evento é realizado pela Prefeitura de Ouvidor através de sua Secretaria de Esportes.
Muitos municípios tem tido dificuldades em realizar campeonatos municipais ou auxiliar campeonatos de futebol amador, no entanto, Ouvidor, não só dá subsidio para todos os times, como também custeia despesas e premiações.
O secretário de Esportes, Marcelo Galdino de Oliveira, destacou a evolução da competição ao longo dos anos e também em relação ao período que está frente a pasta do Esporte. Também enaltece o apoio dado pelo prefeito Cébio Machado do Nascimento - Cebinha (MDB), enaltecendo não só a parceria, como a autonomia dada pelo gestor para a realização do evento: "O campeonato já se tornou tradicional em nossa cidade e, sob a minha gestão essa é a 6ª edição. E estamos sempre procurando fazer melhor a cada ano! Sabemos da dificuldade que muitos munícipios tem, inclusive, algumas cidades, se quer, tem um campeonato municipal, sendo que algumas que realizam, não terminam ou prorroga a final, por falta de incentivo. E aqui não, aqui o Cebinha dá todo o suporte para que esse campeonato aconteça, não só isso, ele abraça o campeonato junto com a gente, ele faz acontecer. E também da carta branca para que a gente trabalhe e mostre nosso potencial e dessa forma, faz com que o evento se torne cada vez melhor e maior".
Ainda sobre incentivos, mas também sobre os times que irão competir, as despesas e premiações, Galdino informa: "Estamos com seis equipes que se inscreveram: Abecat Futebol Clube; Elite Futebol Clube; Irmão Baterias Futebol Clube, Jairão Futebol Clube; Sporting Futebol Clube e Ypiranga Futebol Clube. Serão sete rodadas, onde as equipes vão ter jogos onde todos irão disputar uma com as outras, onde classificam as quatro que vão disputar semifinal e final. Os jogos estarão acontecendo todos os sábados as 15h e aos domingos as 8h e 10h. E para incentivar, todos os times estão recebendo incentivo que somam R$ 6 mil e haverá premiações para os campeões do campeonato. E, vale ainda ressaltar que todas as despesas são pagas pelo município, como os profissionais da comissão de arbitragem que, são pagos a cada nova rodada".
Como atleta e incentivador do esporte amador, Cebinha, descreve seu conhecimento em relação as necessidades e dificuldades que os atletas e seus times amadores passam para participar de campeonatos: "É um prazer enorme estar aqui participando de mais um campeonato, dessa vez , como torcedor. Digo isso, porque sei o que cada uma passa dentro e fora do campo: fui jogador, técnico, dono de time, fui campeão do regional como jogador e como técnico. E também sei da dificuldade que é levar uma equipe para o campo. E esse campeonato, pela sua grandeza e tradição é uma vitrine para o profissional amador. Aqui tem jogadores de Catalão, Araguari, Uberlândia e até de Brasília, que reforçam esse fato. E tenho certeza que vamos acompanhar grandes jogos, porque a torcida merece essa alegria, esse momento de lazer, a população aqui da nossa Ouvidor, gosta e prestigia os jogos, como podem ver que, mesmo embaixo de chuva, eles estão firmes acompanhando. E é bonito de ver porque: vem famílias, amigos, crianças, jovens e pessoas da terceira idade. Por isso, o nosso apoio a essa categoria é reforçado para promover momentos assim para nossa torcida que é apaixonada por futebol".
O gestor ouvidorense agradeceu a equipe e também o legislativo e falou sobre a forma de trabalho que faz, com que diferente de muitos municípios, possa realizar ações em todos os setores: "Agradecendo o nosso secretário de esportes Marcelo que, já no comecinho do ano, está trabalhando firme com sua equipe para a realização deste grande evento. Também agradecer ao nosso vice-prefeito Nelci, nossos vereadores que são grandes parceiros dessa gestão e do campeonato. E ressaltar que trabalhamos muito e com muita responsabilidade, ajudando todos os setores, então, por isso, fazemos questão de fomentar todas áreas. Para esse evento estamos R$ 13 mil, investindo um pouquinho mais do que o ano anterior. Aqui temos fomento ao esporte, lazer, saúde, porque investir no esporte e auxiliar a saúde daqueles que praticam atividades, também apoia os jovens para que não se envolvam em outras situações negativas que o mundo oferta, a infância porque os jogos que ocorrem aqui motivam as nossas crianças que praticam o esporte nos nossos projetos. E é assim que será durante toda nossa gestão, todos os setores recebendo a atenção que merecem do poder público".
O vice-prefeito Nelci Candido Ribeiro (MDB), também salientou a relevância do campeonato "O campeonato se tornou referência, não apenas na nossa cidade como também na região. E é preciso parabenizar o prefeito Cebinha pelo incentivo e também o secretário Marcelo pelo trabalho de estarem realizando esse evento de grande relevância para a nossa população. Por isso pé uma satisfação estar aqui participando da abertura desse campeonato. Quando nós estávamos lá na nossa campanha eleitoral, o Cebinha sempre fez o compromisso de realizar grandes campeonatos, por saber a paixão que nossa população tem pelo esporte amador. E, está aqui e em tantas outras modalidades a concretização desse compromisso".