Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

GoiĂĄs oferece serviço clĂ­nico farmacĂȘutico para pessoas com esclerose mĂșltipla

Mensalmente, cerca de 800 pacientes recebem atendimento personalizado

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Kelly Karoline Feliciana da Silva em 26/01/2023 às 19:21:04

A Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) por meio de um serviço clínico farmacĂȘutico de atenção humanizada, tem acolhido e prestado atendimento especializado às pessoas com esclerose múltipla (EM), doença autoimune, crônica e progressiva do sistema nervoso central.[1] Trata-se da iniciativa "O cuidado farmacĂȘutico no componente especializado da assistĂȘncia farmacĂȘutica", coordenada pelo farmacĂȘutico e diretor geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, e pela neurologista, Denise Sisteroly, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiĂĄs (HC-UFG).

"A farmĂĄcia clínica, que nasceu de um projeto de mestrado, tem feito diferença no cuidado das pessoas com esclerose múltipla. O serviço vai muito além da dispensação de medicamentos. No atendimento ao paciente, os farmacĂȘuticos esclarecem dúvidas, fazem avaliações de saúde individuais e periódicas e verificam se hĂĄ a necessidade de encaminhamentos para outros profissionais. Esse acolhimento personalizado feito pela equipe farmacológica, somado ao atendimento que o paciente jĂĄ recebe pelo médico assistente, faz toda a diferença -- e é de suma importância para o desfecho do tratamento ser um sucesso", explica Roney.

A neurologista conta como é a estrutura e a relevância da atenção humanizada. "São quatro farmacĂȘuticos, dois consultórios e trĂȘs salas de aplicação dedicadas ao projeto. O atendimento aos pacientes inclui aferição de pressão arterial e teste de glicemia, por exemplo. Os profissionais de saúde conseguem acompanhar a evolução da esclerose múltipla por meio da Escala Expandida do Estado de Incapacidade de Kurtzke (EDSS), método que estabelece o nível de comprometimento causado pela doença. Todas essas informações são compartilhadas com o médico do paciente, por meio de um relatório. A tríade médico, farmacĂȘutico e paciente é uma conexão de sucesso, que permite um melhor manejo da EM", pondera a neurologista.

O projeto "O cuidado farmacĂȘutico no componente especializado da assistĂȘncia farmacĂȘutica", que tem recebido avaliações positivas dos pacientes, conta com policlínicas no interior do estado de GoiĂĄs, nos seguintes municípios: Posse, Goianésia, Pirenópolis e Formosa. "Temos previsão de expansão para oito novos consultórios clínicos até o primeiro trimestre deste ano", finaliza Roney.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios

Universitarias Club