A Prefeitura de Anhanguera, através da secretaria municipal de Saúde, realiza nas instituições municipais (CEMEI Sonia Maria Dias e Escolinha Municipal Joãozinho e Maria) e estadual (Colégio Estadual Adelino Antônio Gomide) do município o projeto "Saúde Bucal", que tem como objetivo cuidar da saúde bucal das crianças desde o início da infância, orientando a escovação correta dos dentes e a importância da prevenção às cáries.
Segundo a odontóloga Dra. Barbara Araújo, a proposta pedagógica em saúde bucal, é levar informação e despertar nas crianças a cultura da relevância da higiene bucal. "Com isso, através da escovação supervisionada, ensinamos a maneira correta de se escovar os dentes e o uso de fio dental", explicou a profissional.
Dra. Barbara ainda informou que uma criança com cáries deixa de fazer uma alimentação correta, porque não consegue mastigar direito, tem uma baixa aprendizagem e com isso um rendimento escolar insatisfatório. "Por isso o Ministério da Saúde recomenda que o município oferte a escovação orientada, e nós vamos além, damos palestras e ofertamos um kit de escovação para os alunos, composto de creme dental, fio dental e escova" revelou a odontóloga.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Lucas Alessandro Miranda Guimarães, a proposta pedagógica em saúde bucal, não se limita apenas a oferecer instruções sobre a correta escovação dos dentes e uso de fio dental. "Ela vai mais além, pois através dessas orientações, esperamos que o projeto também chegue nas casas dos estudantes, onde as crianças são difusoras do conhecimento e os pais precisam entender também a importância da prevenção da cárie e não esperar que ela aconteça nos seus filhos para depois levá-las ao dentista já em situação de dor", avaliou Dr. Lucas. O secretário de saúde ressaltou ainda que o foco do "Saúde Bucal" é a prevenção, justamente fazendo atendimento às crianças da rede pública de ensino e motivando-as aos hábitos corretos de saúde bucal.
Já a Secretária Municipal de Educação, Professora Flavia Cristina de Miranda, vê a parceria como uma maneira de orientar os alunos e envolver os professores também neste processo de escovação. "A pandemia trouxe muitos desafios, um deles é implantar a biossegurança, este projeto respeita as normas sanitárias para que ele aconteça. O "Saúde Bucal" traz conteúdos importantes para nossos alunos e toda comunidade escolar", finalizou a educadora.