CMOC BRASIL

Operação Evangelista coíbe crimes ambientais no Rio Araguaia

Fiscalização conjunta entre Semad, Ibama, Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente, Polícia Técnico Científica e GT3 da Polícia Civil apreendeu 200 kg de pescado, doados a abrigo de idosos, e veículos em atividades ilegais

Por Redação em 10/06/2020 às 08:51:41
A Operação Evangelista, ação conjunta entre órgãos do Governo de Goiás, combateu crimes ambientais na extensão do Rio Araguaia: foram apreendidos um veículo, 12 embarcações com motores de popa, 22 car

A Operação Evangelista, ação conjunta entre órgãos do Governo de Goiás, combateu crimes ambientais na extensão do Rio Araguaia: foram apreendidos um veículo, 12 embarcações com motores de popa, 22 car

A Opera√ß√£o Evangelista, a√ß√£o conjunta entre Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent√°vel (Semad), Ibama, Delegacia Estadual de Repress√£o a Crimes Contra o Meio Ambiente, Polícia Técnico Científica e GT3 da Polícia Civil, combateu crimes ambientais na extens√£o do Rio Araguaia. Ao todo, foram aplicados 28 autos de infra√ß√£o, o que totaliza R$ 152,3 mil, por atividades ilegais.

A fiscaliza√ß√£o envolveu 25 servidores entre os dias 26 de maio e 1¬ļ de junho no trecho do rio que vai de Baliza à S√£o Miguel do Araguaia. As equipes terrestres percorreram aproximadamente 2.500 quilômetros, enquanto as n√°uticas patrulharam cerca de 600 quilômetros do curso d"√°gua.

Além das multas, foram apreendidos um veículo, 12 embarca√ß√Ķes com motores de popa, 22 carretilhas, 70 varas de pesca, seis caixas de pesca, 39 molinetes, 11 tarrafas, uma rede, um saco de boia para ca√ßa de tartaruga, 22 quelônios vivos, quatro quelônios mortos e uma paca. Cerca de 200 quilos de pescado foram encaminhados para o Abrigo dos Idosos S√£o Miguel Arcanjo, do município de S√£o Miguel do Araguaia.

O nome da opera√ß√£o, Evangelista, é uma homenagem ao servidor da Semad Evangelista Muniz de Araújo, mais conhecido como "Mossoró", falecido recentemente e que dedicou boa parte da vida ao Rio Araguaia e à defesa do meio ambiente goiano.

A secret√°ria Andréa Vulcanis comemora os resultados da opera√ß√£o e afirma que os trabalhos de repress√£o a crimes ambientais devem aumentar nas próximas semanas. "As pessoas se aproveitaram da pandemia para a realiza√ß√£o de a√ß√Ķes criminosas contra o meio ambiente, completamente irrespons√°veis", afirma. "Com a chegada do período que seria de temporada no Araguaia, as equipes estar√£o em campo para coibir atividades ilegais", conclui.
CMOC BRASIL
Saneago
CMOC Queimadas

Coment√°rios

camara de ouvidor gif 3