Com a posição do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, de que não haverá prorrogação de mandatos e que as eleições serão realizadas em 2020, para o executivo e legislativo municipal, onde segundo o novo presidente do Tribunal, ministro Luis Roberto Barroso, poderá vir, apenas a ser prorrogadas por algumas semanas (entre novembro e dezembro), partidos e possíveis candidatos intensificam as articulações para apreciação de nomes e formação de chapas para o pleito.
Uma das cidades onde o processo político é constante e articulações não param entre uma eleição e outra, é "Ipameri". Dentro desse contexto, uma situação atípica é apresentada no município, quando cinco nomes se colocam na disputa para o executivo. E o Portal Serra Dourada News, sempre levando informações a seus leitores e internautas, desta vez traz a "Rodada I" com entrevistas exclusivas com esses nomes.
Ressaltamos que nossa redação entrou em contato com todos os prefeitáveis ou suas assessorias. Estaremos publicando as matérias, conforme aceitação e realização das mesmas (uma vez que por segurança, devido à pandemia da covid-19, as entrevistas estão sendo feitas virtualmente).
Nossa quarta entrevista será com o empresário e produtor rural Wellington Peixoto, filiado ao Patriota, foi prefeito e presidente da Associação Comercial e Indústrial de Ipameri e pleiteia como pré-candidato a concorrida disputa para ser novamente o gestor da pujante Ipameri. Veja como ela se posiciona, nesse primeiro momento, do embate:
Portal Serra Dourada News: A Sr. pretende entrar na disputada para ser prefeito de Ipameri?
Wellington Peixoto: "Sim. Pretendo participar dessas eleições e estou trabalhando como pré-candidato à prefeito pelo Patriota.
PSN: Como se define, quem é o pré-candidato?
WP: "Sou natural de Ipameri, casado com ipamerina, tenho um casal de filhos e dois netos. Sempre morei em Paramirim e, venho através deste pleito buscar uma administração mais moderna com melhores condições e uma qualidade de vida melhor para todos os ipamerinos".
PSN: Que razões levaram você a colocar seu nome a essa posição?
WP: "Ver que nossa cidade está precisando de uma administração que visa o bem social, mas precisa também de desenvolvimento econômico, educação, esporte, lazer e segurança".
PSN: Como estão as articulações para viabilizar sua pretensa candidatura a prefeito?
WP: "Está ótima! Temos duas chapas de candidatos a vereadores, o vice-prefeito já definido que será o vereador Luciano Carneiro e temos também apoio partidário. Ou seja, estamos com estamos com Chapa formada em todos os aspectos".
PSN: Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais propostas, suas principais bandeiras e/ou projetos a serem apresentados a população?
WP: "Investir na geração de empregos, viabilizando a nossa infraestrutura, criando condições para que nosso agronegócio possa crescer; Descentralizar a saúde para que seja mais rápida no atendimento, principalmente, no atendimento aos idosos, portadores de câncer e hemodiálise".
PSN: De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?
WP: "Recurso não faltam. Basta capacidade de gestão, aplicando corretamente. Já provei isso quando foi prefeito nos anos de 2001 à 2004 , sendo inclusive premiado pela revista "Veja agora" entre os melhores prefeitos do Brasil em gestão público, prêmio entregue a mim pelo jornalista Hermano Henning".
PSN: Qual o perfil ideal do vice para compor a sua chapa?
WP: "O meu vice tem perfil elaborado, será o vereador Luciano Carneiro. Um Ipameri no com quatro mandatos de vereador e um mandato de secretário municipal. Pessoa igual a nós mesmos: casado também com uma Ipamerina, humilde, trabalhador, agropecuarista e que vai nos ajudar muito, por se tratar de uma pessoa ímpar, de fácil convívio, sem vaidades e companheiro".
PSN: Qual será a participação do vice-prefeito em seu governo?
WP: "Estará sempre junto trocando ideias, ajudando diretamente na área política e sempre buscando recursos para nossa cidade. Porque, entre nossos projetos, pretendemos juntos, viabilizar uma estação de tratamento de esgoto".
PSN: O que leva a acreditar que poderá vencer as eleições deste ano?
WP: "Por ter um projeto de governo, folha de serviço prestado, como: a conquista da Faculdade Católica (Instituto Federal), indústrias como Caramuru, Algodoeira Califórnia (Armazém de grãos Pecúnia), adubos Fosplant, Banco do Povo, implantação de PSPs, motocross, asfaltamento do centro de Ipameri, Casa do Ipameri localizada no Setor Aeroporto (em Goiânia)".
PSN: Como você analisa a sua cidade, atualmente?
WP: "Boa. Mas está precisando ser cuidada! As ruas estão esburacadas, nos bairros faltam limpeza, as estradas rurais precisando de melhor manutenção - é isso que prejudica a nossa produção agrícola, a qual daremos prioridade também, vamos construir pontes em regiões estratégicas".
PSN: Qual será o maior desafio para o próximo gestor, no seu ponto de vista?
WP: "Colocar as contas da prefeitura em dia. Deve mais de 10 milhões para o FUMPI, aluga até caminhão de lixo, ou seja, não tem mais estrutura. Vamos ter que modernizá-la, adquirir novos maquinários que realmente atendam a nossa necessidade, acabando com aluguéis absurdos".
PSN: Se eleito, como vai lidar com o poder legislativo?
WP: "Com respeito e parceria, buscando sempre o equilíbrio administrativo entre o legislativo e executivo criando assim melhores condições de diálogo para que possamos trazer mais benefícios para nossa população".
PSN: O senhor vê o seu partido com o aporte, como os de seus adversários para a disputa?
WP: "Sim. Até o momento um dos mais organizados, até porque, apresentamos a chapa completa primeiro, o que os outros partidos, dos cinco pré-candidatos, três ainda não apresentaram nem o vice".
PSN: Como é a sua visão em relação ao cenário de candidatos, que com o seu nome, somam cinco na disputa? Acredita que todas essas "possíveis" candidaturas serão mantidas até o período eleitoral?
WP: "Acredito que sim. Mas a política é muito dinâmica, onde as mudanças podem acontecer no que se refere aos outros candidatos, porque minha pré-campanha é certa, com chapa completa e apoio".
PSN: Qual a mensagem para a população ipamerina que acompanha essa entrevista e busca avaliar os candidatos e projetos dos pretensos candidatos?
WP: "Pretendemos fazer uma administração moderna, enxuta, buscando mais melhorias nas áreas da saúde e educação, na geração de empregos, esportes, lazer e assistência social. Criando condições de trabalho para todos, em especial, para os jovens, muitos possuem diploma de curso superior na mão e estão desempregados. Temos que olhar com muito carinho por todas as áreas e, isso é o que vamos fazer, não medir esforços para resolver todos esses problemas existentes".