Com a posição do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, de que, não haverá prorrogação de mandatos e que as eleições serão realizadas em 2020, para o executivo e legislativo municipal, onde segundo o novo presidente do Tribunal, ministro Luis Roberto Barroso, poderá vir, apenas a ser prorrogadas por algumas semanas (entre novembro e dezembro), partidos e possíveis candidatos intensificam as articulações para apreciação de nomes e formação de chapas par o pleito.
Uma das cidades onde o processo político é constante e as articulações não param entre uma eleição e outra, é o município de "Bela Vista".
Em Bela Vista, três nomes se colocam na disputa para o executivo. E o Portal Serra Dourada News, sempre levando informações a seus leitores e internautas, desta vez traz a "Rodada I" com entrevistas exclusivas com esses nomes.
Ressaltamos que nossa redação entrou em contato com todos os prefeitáveis ou suas assessorias. Estaremos publicando as matérias, conforme aceitação e realização das mesmas (uma vez que por segurança, devido à pandemia da covid-19, as entrevistas estão sendo feitas virtualmente).
Começamos essa rodada com o advogado e cientista contábil Eurípedes Jose Do Carmo, 64 anos, filiado ao Partido Socialista Cristão (PSC), agropecuarista e empresário do ramo de mineração. Foi prefeito de Bela Vista de Goiás por dois mandatos (2009 a 2016), bancário por 28 anos e, pela terceira vez, pleiteia com pré-candidato a concorrida disputa para ser novamente prefeito. Veja como ele se posiciona, nesse primeiro momento, do embate:
Portal Serra Dourada News: O Sr. pretende entrar na disputa para ser prefeito de Bela Vista?
Eurípedes do Carmo: "Sim. Com certeza estou disponível a isso".
PSN: Como você se define, quem é como pré-candidato?
EC: "Sou uma pessoa que já foi gestor da minha cidade por oito anos. E, graças a Deus, transformei de forma positiva a cidade. Então, sou uma pessoa que desejo continuar fazendo com que nossa cidade continue com o crescimento que alcançamos no passado".
PSN: Que razões levaram você a colocar seu nome a essa posição?
EC: "Justamente pelas razões de acreditar que posso ser útil para minha cidade. Nesse momento, Bela Vista passa por dificuldades e, espero que eu possa ter condições de realmente levar mais benefícios para nossa cidade".
PSN: Como estão as articulações para viabilizar sua pretensa candidatura a prefeito?
EC: "Fizemos um trabalho desde o mês de março para formar o maior número de chapas e partidos coligados para candidatura de vereadores. Tivemos êxito e temos: cinco partidos, são cinco chapas completas para vereadores e viabilizamos assim um grande grupo de pessoas de maneira que estamos prontos a participar das eleições".
PSD: Se o seu nome for homologado pela convenção do seu partido, quais propostas, suas principais bandeiras e/ou projetos a serem apresentados a população?
EC: "Com certeza meu nome será homologado. Até porque todo nosso grupo, todos os partidários de Bela Vista, tem empenhado ao máximo, nesse sentido agora a minha bandeira é sempre fazer o que já fizemos no passado que é trazer, não trazer muitas novidades, mas trazer o trabalho que realizamos e deu certo: benefício para cidade, geração de emprego e saúde de qualidade".
PSN: De onde sairão os recursos para colocar em prática suas propostas?
EC: "Esses recursos, em sua maioria, já existem, basta que sejam bem administrados. Se você administrar cada centavo que entra nos cofres do município, com certeza, sobram recursos para que você possa fazer frente aos investimentos e fazer as despesas necessárias do município".
PSN: Qual o perfil ideal do vice para compor a sua chapa?
EC: "Em primeiro lugar, o vice precisa ser uma pessoa honesta, trabalhadora e que, esteja realmente disposto a servir a população. Sem nenhum outro interesse que não ser servir a comunidade".
PSN: Qual será a participação do vice-prefeito em seu governo?
EC: "A participação que ele quiser. Nós queremos dar oportunidade a todos que quiserem trabalhar conosco. Tive duas experiências como prefeito em relação à vice: a primeira foi com um vice trabalhador e muito honesto. Durante os quatro anos, foi realmente um guerreiro. Já na segunda, minha experiência foi de uma vice que, em momento algum, durante os quatro anos de gestão, não fez nada, pelo contrário, pegou o seu salário sem desempenhar nenhum serviços a favor da cidade. Então o perfil do nosso vice é alguém que queira trabalhar em favor da população da nossa cidade".
PSN: O que o leva a acreditar que poderá vencer as eleições deste ano?
EC: "A manifestação popular. A gente sente isso olhando nos olhos das pessoas, quando andamos pela cidade. O clamor popular a nós direcionado é grande, e, por isso, acreditamos nessa vitória. Porque a gente sabe que a população sonha com dias melhores para o nosso município".
PSN: Como você analisa a sua cidade, atualmente?
EC: "Uma cidade que passou por um grande crescimento e desenvolvimento durante as gestões que fizemos por oito anos. E, após isso, nada mais foi feito, além de dar continuidade a algumas poucas ações nossas. A parte principal: a área de saúde, não foi dada essa sequência que era necessária. Agora, com construção de praças, pintura de meio fio, isso sim, a gente viu, um certo zelo pela aparência da cidade. Mas obras estruturantes, não vi nenhuma".
PSN: Qual será o maior desafio para o próximo gestor, no seu ponto de vista?
EC: "Os desafios sempre existem, e com certeza, vãoi continuar existindo. Mas o maior desafio que nós acreditamos ter, será os na área da saúde. A saúde do município nosso se encontra em frangalhos. A população não tem sido atendida a contento! Às vezes as pessoas estão doentes enfermas, procuram hospital, precisam ser bem atendidas, pois, a doença dor não pode esperar! Então, esse será o nosso maior desafio.".
PSN: Se eleito, como vai lidar com o poder legislativo?
EC: "Sempre tive uma excelente parceria com o poder legislativo. Nós temos que respeitar o legislativo como um poder e, como tal, tratar todos eles que compõe esse poder, com muito respeito".
PSN: O senhor vê o seu partido com o mesmo aporte do partido de seus adversários para a disputa?
EC: "Eu não vejo diferença em nenhum partido, em relação ao aporte necessário, para entrar na disputa, nosso partido tem necessário, acredito, como os demais".
PSN: Como é a sua visão em relação ao cenário de candidatos que, com o seu nome, somam três na disputa? Acredita que todas essas "possíveis" candidaturas serão mantidas até o período eleitoral?
EC: "Acredito que sim. É previsto que esses candidatos sigam no processo de disputa para administrar nosso município. São pessoas que estão tentando realmente colocar os seus nomes a disposição para apreciação e, respeito a todos".
PSN: Qual a mensagem para a população de Bela-vistense que acompanha essa entrevista e busca avaliar os candidatos e projetos dos pretensos candidatos?
EC: "A mensagem que deixo é que estou colocando o meu nome para apreciação. E o meu único objetivo é servir a comunidade. E, não tenho dúvida que tanto eu, como todos que compõem o nosso grupo, estamos preparado para fazer uma grande gestão, uma gestão inovadora que vai trazer o desenvolvimento do nosso município, novamente".