Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Coluna Fio Direto - Catalão

Com informações de bastidores da política

Por Redação em 15/06/2020 às 10:07:49
(Arte: divulgação)

(Arte: divulgação)

COLUNA FIO DIRETO







Salto alto


Muita gente em Catalão contando os dias para a eleição e apostando que muitas coisas podem acontecer no processo eleitoral. Alguns apostam que o salto de certos candidatos pode quebrar como antes, quando também seus grupos e os próprios candidato cantavam vitória. O que pode ser arriscado, já que o salto é alto.

No páreo


Em trabalhos de pré-campanha estão seis nomes: Adib Elias Junior - atual prefeito, André Borges Marques - empresário, Élder Galdino Pereira – agropecuarista, Giovanni Cortopassi – empresário, Gustavo Sebba - deputado estadual e Luciano Rodrigues da Costa (Tampa) – empresário. Cada um a sua maneira, mas as pré-campanhas estão andando, com foco no alvo que, tem sido crucial, em tempos de isolamento social e pandemia: as redes sociais.

Situação


A chapa majoritária deverá ser formada ou mantida com a velha guarda do grupo que agora estão em novos partidos: Adib Elias Junior (Podemos) como prefeito e João Sebba Neto (Progressista) como vice. É o que garantem dois secretários nas redes sociais, uma inclusive, familiar do atual gestor.

E o PSC?!


Mas a jovem guarda que está com força total tendo apoios importantes, não está se dando por vencida. Uma pessoa muito influente no grupo do PSC, partido formado por fortes evangélicos que, hoje, se organizaram e tem tido uma participação, extremamente relevante, na política em Goiás e demonstra que não será diferente em Catalão, sendo o primeiro grupo a formar uma chapa proporcional para o legislativo. E não é qualquer chapa, a mesma é composta por dois vereadores, um ex-vereador e nomes fortes e imponentes do meio evangélico. E Alguns desses disseram que o martelo não pode ser batido sem uma conversação direcionada. E que o prefeito ainda não deu sua posição final.

Mistério


Muita gente diz que Rodrigo Ramos Margon Vaz não se desincompatibilizou da Superintendência Municipal de Água e Esgoto de Catalão (SAE), já outras fontes dizem que sim, e que será a peça chave da campanha mas ainda não foi colocada no tabuleiro para que seja o representante do PSC, como vice, na chapa de Adib Elias Junior (Podemos). Só aguardando.

Apoios


A movimentação com a chegada de apoios mexeu com as estruturas e começaram os duelos conhecidos da política catalana. Desta vez, mais intensos através das redes sociais. Fakes são utilizados como ferramentas de ataques, apesar que, estão fragilizados. Agora a tecnologia avançada permite a descoberta de IP, o que não era possível nas ultimas eleições municipais. Por isso existe uma grande rotatividade de fakes, já que a descoberta e divulgação pode gerar muita dor de cabeça para seus mentores e padrinhos políticos.

Treta das grandes


É o que está protagonizando dois nomes fortes e populares nomes da política catalana, de um lado: o prefeito de Catalão Adib Elias (Podemos). E do outro: o radialista e vereador Claudio Lima (MDB). Como pauta do embate o fechamento do Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão. As farpas trocadas são fortes e derrubaram um ciclo de amizade e companheirismo de 20 anos.

O Início


O gestor catalano teria ido à emissora Nova Liberdade FM e dito que "O vereador radialista não entende nada de saúde". O que teria incomodado o ex-companheiro do prefeito que segue em seu antigo partido pelo qual foi eleito, o MDB.

A Resposta


Em seu programa na também FM Top, Claudio Lima foi categórico e diferente do prefeito não se limitou e mandou o recado direto: "Não mexam comigo, não falem de mim! Ou vou ser obrigado a dizer como acontecem as prisões em Catalão. E não quero mexer com isso. Me deixem sossegado e me tratem com respeito, excelentíssimo prefeito de catalão Adib Elias e jamais vou dizer que você é meu inimigo. Agora, uma coisa é clara eu não entendo de saúde, não sou formado pra isso, mas entendo de humanidade. Quem corre para salvar pessoas pobres aqui (Catalão), sou eu".

Pague em Dia


De acordo com a fonte segura, em reunião no Palácio Pirapitinga, o gestor catalano pediu para que o provedor da Santa Casa, Dr. Agnaldo Gonçalves Mesquita, fizesse uma errata de seu pronunciamento feito na 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores onde apontou os problemas que a instituição enfrenta por posicionamentos da gestão em relação ao Hospital e pediu ainda que ele pedisse aos médicos que parassem de falar mal dele nos bastidores.

Só pagar em Dia


Dr. Aguinaldo Mesquita em tom sereno teria dito que a solução para terminar com o forte falatório dos médicos era apenas uma questão: "Pague em dia e não irão falar nada de você", ao dizer que havia pendencias devido a pagamento de repasses.

Vereadores cobram promessa


Como a reabertura e a manutenção do Pronto Socorro foi um compromisso do atual gestor da cidade, durante sua campanha de 2016, os vereadores de oposição, estão cobrando, duramente, esse compromisso ou promessa de campanha, como dizem. "O prefeito tinha que criar vergonha e analisar o seu pronunciamento que, em um deles, ele diz que seria mais fácil aparecer saci-pereré que ele não repassar o pagamento da Santa Casa. E, ele não apenas ficou sem passar, como encerrou o convenio e, por isso, foi fechado o Pronto Socorro", disse o vereador Sousa Filho (MDB).

Cumprir as leis


O vereador Rodrigão Alves Carvelo (Podemos) indagou o Diretor Administrativo da Santa Casa Dr. Guilherme Capibaribe sobre o que ele faria se fosse prefeito para ajudar a Santa Casa. Ele foi categórico: "Primeiro quero deixar claro que não sou politico, não tenho nenhuma pretensão de nenhum cargo publico. Sou do Rio de Janeiro e um administrador, mas como também sou advogado e trabalho com números e entendo de leis, se fosse o prefeito apenas aplicaria as leis. Dinheiro publico deve ir primeiro para instituições publicas e filantrópicas e só deveria ir para hospitais particulares, verbas com aquilo que não fosse ofertado por essas instituições publicas e filantrópicas".

Contratação


Serão contratados 11 novos funcionários para a Ação Social. Todos os vereadores votaram a favor, mas ouve muitas ponderações: "Vamos votar a favor, senão o prefeito vai no rádio e vai falar que é por culpa nossa que o povo fica na chuva no sol, no sereno de madrugada pra pedir uma cesta e ainda não é atendido. Nós vamos votar a favor, mas queríamos pedir aos vereadores lideres do prefeito que falem que exigimos que seja dado a população um atendimento de excelência que é o mínimo que a população merece. E se o problema era gente, então está aí", destacou o vereador Paulinho Moreira do Vale.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club