Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Lucas do Vale instala Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura (FPAgroInfra) na Alego

Por Redação, Carlos Duarte em 15/08/2023 às 13:08:26
Representante do sudoeste goiano na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Lucas do Vale instalou, na manhã desta segunda-feira, 14, na sala das comissões, a Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura (FPAgroInfra). A instalação dá início a um conjunto de ações planejadas para o segundo semestre de 2023. Durante a reunião, foram votados e apreciados o regimento e o plano de trabalho para este período.

A FPAgroInfra surge como um canal estratégico de diálogo entre parlamentares, entidades representativas, especialistas e agentes econômicos, visando a promoção de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a modernização da infraestrutura e o fortalecimento do agronegócio. Goiás, reconhecido por sua significativa participação no agronegócio brasileiro e por ser "a melhor esquina logística do país", nas palavras do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ganha uma nova abordagem legislativa destinada a enfrentar os desafios complexos que envolvem esses setores.

Em seu discurso, Lucas do Vale destacou a importância do agronegócio e da infraestrutura para a economia de Goiás. "Agradeço pela oportunidade de coordenar a Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura e aproveito para convocar a todos para fazermos desse espaço uma ferramenta para potencializar o setor que sustenta a economia", disse o parlamentar.

Ele ressaltou que o agronegócio é referência em sustentabilidade e alimenta o mundo, e que não há como falar do agro sem discutir infraestrutura. "É um dos principais gargalos para o ganho de competitividade econômica, por isso, é importante conseguir viabilizar o escoamento de produção", apontou Lucas do Vale.

A FPAgroInfra se coloca como um passo relevante na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento econômico do setor agropecuário de Goiás. A expectativa é que, por meio do trabalho conjunto dos parlamentares e da sociedade, a frente contribua para a consolidação de um futuro mais próspero e equilibrado para o Estado.

Lucas do Vale ainda ressaltou a importância da frente parlamentar como um espaço de construção conjunta de soluções. "Nossa intenção é unir esforços para impulsionar o crescimento responsável do agronegócio em nosso estado, assegurando também o desenvolvimento das infraestruturas necessárias para suportar esse crescimento. Acreditamos que o diálogo é fundamental para encontrarmos as melhores alternativas para os desafios que se apresentam", afirmou o parlamentar.

Cronograma de ações

A programação planejada para os próximos meses inclui:

Setembro: Diálogo com representantes do modal aeronáutico e agricultura familiar.
Outubro: Diálogo com representantes do modal ferroviário e setor sucroenergético.
Novembro: Diálogo com representantes do modal hidroviário e cadeia produtiva da soja.
Dezembro: Diálogo sobre AgroTechs e LogTechs.

Composição do Colegiado

A Frente Parlamentar é composta pelos seguintes membros: Lucas do Vale, presidente; Alessandro Moreira (PP), Antônio Gomide (PT), Gustavo Sebba (PSDB), Issy Quinan (MDB), Jamil Calife (PP), Lineu Olimpio (MDB), Renato de Castro (UB), Rosângela Rezende (Agir) e Virmondes Cruvinel (UB).

Visão e Objetivos

O coordenador apresentou o plano de trabalho com foco em três pilares: infraestrutura, inovação e diálogo. A proposta visa aprimorar a logística, impulsionar tecnologias no campo, fortalecer a relação com segmentos relevantes do agronegócio, além de afirmar o papel de Goiás como protagonista no cenário do agronegócio nacional.

Os objetivos do colegiado, conforme o regimento, incluem a promoção de diálogos com setores do agronegócio, o fomento de políticas públicas para a agricultura familiar e o agronegócio goiano, o desenho do cenário ideal para a infraestrutura de Goiás, oferecendo subsídios ao processo legislativo com informações detalhadas sobre os sistemas de transporte estaduais.

Fonte: Com Informações da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários