Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Conscientização sobre a Esclerose Amiotrófica é proposta por Paulo Cezar Martins

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Fred Assis em 16/08/2023 às 16:38:50

Projeto de autoria do deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL) institui o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA. A matéria foi apresentada na abertura da sessão ordinária da Assembleia Legislativa dia 8 de agosto. Há estabelecimento da data de 21 de junho para conscientização sobre a doença.

Segundo Paulo Cezar, o projeto estimula a realização de palestras e outras formas de divulgação de informações sobre a doença e os direitos dos pacientes por ela acometidos. Também incentiva o diálogo entre órgãos públicos e profissionais da saúde, para contribuir com a atuação resolutiva dos atendimentos e a atenção integral e humanizada das pessoas acometidas pela doença. De acordo com o projeto, um dos objetivos é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e do início precoce do tratamento, requisitos fundamentais para retardar a evolução da doença.

A chamada ELA é uma doença relativamente rara, com base na sua prevalência. Há aproximadamente 140 mil novos casos diagnosticados em todo o mundo a cada ano – 384 novos casos todos os dias. Paulo Cezar reforça que, no Brasil, a Lei nº 13.471/2017 instituiu o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também comemorado em 21/6.

"A data objetiva levar conhecimento e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e população sobre a existência e os cuidados com as pessoas acometidas pela doença, bem como buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento", frisa.

A Esclerose Lateral Amiotrófica afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva, acarretando paralisia motora irreversível.

Fonte: Com Informações da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários