A Câmara Municipal de Catalão aprovou, no dia 4 de fevereiro, um requerimento do vereador Sousa Filho (PSD), para que a prefeitura apresentasse a relação detalhada de gastos com publicidade. No entanto, mesmo com o requerimento aprovado por unanimidade, a prefeitura se negou a fornecer as informações solicitadas pelo parlamentar.
Sousa então procurou o poder judiciário em Catalão e impetrou um mandato de segurança, exigindo que o prefeito faça a publicidade dos gastos e cumpra a Lei de Acesso à Informação.
O vereador, que é conhecido por confrontar a administração em vários espaços, também tem sido alvo de ataques. Os ataques partem do "gabinete do ódio do prefeito", como relata Sousa.
A decisão do juiz Marcus Vinícius foi publicada nesta terça, 23/06, e obriga a Secretaria de Comunicação a entregar ao vereador toda relação de gastos com mídias e manutenção de blogs, sites e jornais.
O portal de transparência da prefeitura também tem apresentado significativas inconsistências, com ausência da apresentação de algumas informações, como, por exemplo, dos gastos com publicidade.
Veja a decisão: