Brasil: Alunos de escola pública vencem Hackathon com jogo de tabuleiro que combate a desinformação sobre vacinação
Disputa entre estudantes ocorreu na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste sábado (21). A realização foi uma parceria entre a SECOM da Presidência da República e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Saúde
Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Secom Presidência da Republica em 22/10/2023 às 23:26:30
Atividade teve como objetivo pensar soluções e estratégias para o enfrentamento à desinformação sobre vacinas nas escolas - Foto: Luara Baggio (ASCOM/MCTI)
Um Hackathon estimulou a criatividade de alunos do ensino médio de duas escolas públicas do Distrito Federal, neste sábado (21), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, dentro da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), teve como objetivo pensar soluções e estratégias para o enfrentamento à desinformação sobre vacinas nas escolas.
Participaram da atividade, ao todo, 42 estudantes do Centro de Ensino Médio Oeste, escola pública do Plano Piloto, e do CED 02 do Paranoá, escola pública estadual. Os alunos foram divididos em grupos, sob a coordenação de mentores da sociedade civil que trabalham com o combate à desinformação, com a missão de desenvolverem uma proposta inédita e criativa.
A equipe que propusesse a solução mais inovadora seria premiada. A estudante Manuela Umbelino Loredo, do Centro de Ensino Médio Oeste, fez parte do grupo vencedor. "A nossa ideia foi criar um jogo de tabuleiro pensando principalmente nas pessoas que não têm internet. Trazendo essa questão de conscientização da vacina e da desinformação que as pessoas têm. No jogo tem perguntas que levam a conhecer sobre doenças, vacinas preventivas e curiosidades."
Os vencedores receberão a premiação, das mãos do Zé Gotinha, no evento de lançamento do projeto Saúde com Ciência, na terça-feira, (24), no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
Fonte: Com Informações da Secretaria da Comunicação Social - Presidência da Republica
Com o tema "Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás", feira promete reunir entusiastas da tecnologia, com expectativa de superar sucesso dos anos anteriores
Cada um na sua especialidade, Hugo, Hugol e Crer oferecem intervenção rápida e ajuda para melhorar qualidade de vida após acidente vascular cerebral. Dia Mundial de Combate ao AVC é realizado nesta terça-feira (29/10)
Nos moldes do Aprendiz do Futuro, a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana possibilita que estudantes possam ter uma experiência no mercado de trabalho enquanto continuam focando nos estudos