Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Pires do Rio: Sessão Solene de entrega de Honraria do Mérito ao Centenário Piresino faz parte da programação do aniversario da cidade

Em 9 de novembro de 1922, nascia a cidade de Pires do Rio, quando também foram inauguradas a Estação Ferroviária e a imponente Ponte Epitácio Pessoa, com seus 120 metros de extensão sobre o Corumbá.

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Carlos Duarte e Fotos: Equipe Lucas Machado em 13/11/2023 às 12:42:00

Como parte dos festejos de 101 anos de Pires do Rio, a Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite do dia 8 de novembro, sessão solene de entrega da honraria Medalha Centenária, proposta pelo vereador Dr. Sandro Barbosa para homenagear as pessoas que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento do município. Comandado pelo vereador e presidente do legislativo, Rodrigo Francisco de Mesquita (Rodriguinho da Ótica), o evento contou com a presença dos vereadores da Casa, da prefeita Maria Aparecida Marasco Tomazini, do deputado estadual Issy Quinan Júnior, do presidente da União de Vereadores de Goiás e vereador de Uruaçu, Chiquinho, ex-prefeitos e demais autoridades da sociedade civil.


Ao fazer uso da palavra, o presidente Rodriguinho da Ótica agradeceu, pelo momento único, a Deus: "Ele nos possibilitou estar aqui, homenageando os que deixaram legado importante para nosso município". Rodriguinho ainda fez agradecimentos à prefeita Cida Tomazini, ao deputado Issy Quinan, ao vereador Chiquinho, ao Dr. Sandro pela iniciativa do projeto, aos demais vereadores que, de forma unânime aprovaram a matéria, aos servidores da Câmara e a cada um que marcou presença ao evento. Agradeceu também à sua família, em especial à sua esposa por todo apoio.


Em seguida, Rodriguinho entregou uma placa de homenagem ao deputado Issy Quinan. "É gratificante ver o trabalho que vem desenvolvendo, sobretudo, cumprindo o seu papel de fiscalizar e representar o povo goiano, sempre comprometido com o Estado e os municípios, sendo, então, o elo entre a população e o poder público. Que você, deputado, tenha cada vez mais êxito em sua trajetória", salientou o presidente do legislativo piresino.


O deputado estadual Issy Quinan Júnior (MDB) comentou sobre sua alegria e honra de participar da sessão solene e de ser homenageado pelo presidente Rodriguinho. "Ao ver as mais distintas personalidades que ocupam funções relevantes nos mais variados campos da sociedade, observo uma parcela da história piresina sendo contada neste recinto por meio da homenagem às pessoas que têm forte participação na construção e consolidação desta sociedade. Parabéns à câmara de Pires do Rio por homenagear o que um município tem de mais valoroso, que é seu povo, sua gente", destacou o parlamentar, que ainda completou: Sinto-me cada vez mais inspirado por este município a representar a região da Estrada de Ferro e ser o catalisador permanente do progresso social e do desenvolvimento econômico. Quero unir esforços com todos de Pires do Rio para atender a população a contento, por isso, reitero meu compromisso com o município, bem como o respeito e admiração que carrego por este povo. Desejo que Pires do Rio tenha muitos outros centenários de glórias e realizações!".


Homenageada pela vereadora Marina Mattos de Aguiar - Marina da Farmácia por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita no município, Maria Aparecida Marasco Tomazini - Cida Tomazini falou sobre sua gratidão por ter vivenciado o centenário de Pires do Rio como prefeita e relembrou: "Começamos a nossa caminhada com o centenário ainda em 2021, quando Pires do Rio estava completando 99 anos, com a preparação para o centenário em 2022. Agora, com seu primeiro centenário concluído, com 101 anos de história, de vida, de progresso, vimos muitas transformações e veremos mais, pois estamos começando uma nova história, como a construção do anel viário e do novo hospital, que será entregue no próximo ano e que proporcionará grandes conquistas para a saúde em nosso município". - sintetizou a gestora Cida Tomazini, que administra Pires do Rio pelo 4º mandato.

Cida fez questão de agradecer à vereadora Marina pelo reconhecimento e a todos os vereadores que aprovaram a propositura. Por fim, parabenizou a câmara que, de acordo com ela, está ajudando o executivo a conduzir o município da melhor maneira possível.

Cada vereador teve a oportunidade de homenagear cinco pessoas de sua escolha. Confira:

Vereadora Adriana Cristina Santana Sabino Soares - Adriana do Salão: Bispo João Cândido de Oliveira (in memorian), representado por sua esposa Mirza Maria de Lima Oliveira; Cleide Aparecida Veloso da Costa (ex-vereadora e ex-prefeita), representada pela filha Marielle Kássia da Costa; Éder Martins Resende (gerente da Saneago); Ismalita Gomide Rosa (empresária) e professor Edson de Souza Correia - Edinho da Fanfarra.


Vereador José Humberto Monteiro de Paiva Filho - Betim Monteiro: Alderval Monteiro de Paiva (in memorian – fazendeiro e empreendedor), representado pela esposa Célia Maria de Paiva; Apóstolo Ulysses de Oliveira Júnior (Diretor executivo da Fundação Cristã Educativa e vice-presidente do Instituto Cidade Esperança); Glaucia Nunes de Souza (Diretora da Câmara Municipal de Pires do Rio); Pastor Assis Silva Filho (presidente e fundador da Igreja Vitória em Cristo, ex-vice-prefeito) e Rosana Ribeiro de Oliveira Miguel (empresária do ramo de festas infantis).


Vereador Cleber Pereira Barbosa - Cleber da Pega de Frango: Antônio Faustino de Oliveira – Codorna (ex-vereador); Dr. Vanclei Alves da Silva (advogado); Mayra Maia Lopes Sampaio (diretora do Hospital Municipal Benedito Rodrigues do Nascimento); Luiz Carlos Ferreira (Pastor Líder da Igreja Missionária Deus de Aliança) e Tharcelly Nunes de Souza Cunha (Gestora de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente).


Vereador Denilson Castro: Adriana Luciana Mendonça (Fundadora da Associação Protetora dos Animais Abandonados - APROAAB); Bispo Wanderley Soares da Silva (Diretor da Igreja de Cristo Tancredo Neves); Francisco Roberto Tomazini (empresário); João Vicente Teixeira (in memorian), representado pelo filho Jesus Teixeira e Padre João César Sousa Lobo (pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida).


Vereador Dr. Sandro Barbosa : Loiane Gomes da Silva (Profissional na Área de Nutrição e Emagrecimento); Geraldo Candido da Silva (Evangelizador da Palavra Cristã); Kamila Maria Gomes de Souza (cantora e compositora); professor José Ricardo Favorito (campeão de Taekwondo e Jiu-Jitsu) e Valdivino Nunes (presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública).


Vereador Watevilo Benjamin Cotrim Junior - Júnior da Metasa: Dr. Joaquim Cirilo de Almeida (Fundador e Gestor da Escola Espírita Luz da Humanidade); Eleuza de Oliveira Araújo (Empreendedora na Área da Educação); Euclésio Ferreira de Rezende (in memorian), representado pela esposa Solange Chaveiro da Costa Moura; Gláucio Correia de Souza (empresário) e Lilio Ferreira da Silva (empresário).


Vereadora Marina Mattos de Aguiar - Marina da Farmácia: Frei Renildo Cirineu da Silva (pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus); Jacob Saud (comendador do Conselho da Ordem do Mérito Anhanguera, agropecuarista), representado pela prefeita Maria Aparecida Marasco Tomazin; Paulo César Sampaio de Oliveira (Artista Plástico, Membro de Várias Academias de Artes e Letras, Secretário Municipal de Cultura); Tereza Kalil (in memorian – Primeira Vereadora Eleita para o Parlamento Piresino), representada pela irmã Salma Edna Kalil Amorim e Maria Aparecida Marasco Tomazini (primeira mulher a comandar a prefeitura de Pires do Rio).


Vereador Marcos Pires da Silva - Marquim Mega Som: Adelino Dutra Moraes (Empresário); José Eduardo Rassi (Odontólogo); Dionízio Pereira de Souza (Servidor Aposentado da Rede Ferroviária Federal); Lázaro Pereira da Silva (conhecido como Pateta - Empresário) e Leonardo Espíndola Vieira (Empresário).


Vereador Luis José de Almeida - Neguim: Benjamin Rodrigues de Melo, conhecido como Branco (servidor público municipal); Hamilton Roseiro Rodrigues da Cunha (Médico e Advogado); Geraldo Rincon Júnior (Presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB/Subseção de Pires do Rio e Procurador Jurídico do Poder Legislativo Piresino); José Henrique França (Procurador Jurídico do Município de Pires do Rio) e Sílvio Donizete Felipe (Ex-Vereador e Ex-Presidente da Câmara Municipal de Pires do Rio).


Vereador Wilson Martins Ferreira - Neneco: Dr. Bruno Jeferson Lopes Maia (Secretário Municipal de Saúde); Dr. Herbert Correia (Odontólogo); Dr. Lourival Antonino Ferreira (Médico); Dr. Márcio Ramalho Couto (Diretor do Centro Municipal de Saúde) e Pedro Eurípedes de Rezende (Funcionário Aposentado do Banco do Brasil e Ex-Tesoureiro da Prefeitura).


Vereador Wanderley Luís da Silva - Wanderley do Moto-Táxi: Alzira Gonçalves de Melo (Funcionária Pública Municipal Aposentada); Ciro Roberto (Trabalhou no Batalhão Ferroviário e na antiga Regional da Saúde); Divino Humberto Mariano de Andrade (Militar Aposentado); Divino Moreira dos Santos (Servidor Aposentado da Rede Ferroviária Federal) e Wilson Rodrigues Peixoto (Motorista).


Vereadora Zélia Canhete: Antônio Monteiro Calzada, popular Tonim Monteira (In Memorian – Ex-comerciante e Fazendeiro), representado pela esposa Magda Rosa Morais Monteiro; Édio de Gregório (Ex-prefeito por três mandatos); Jairo Borges da Cunha (Ex-Vereador, Diretor da FIME por vários anos e criador da Casa Lar Espírita Maria Madalena); Murilo Celestino Pires (Presidente da Associação Fé em Ação, Instituição Fundada na Igreja Nova Aliança) e Valdir Antônio Rosa (Professor, Poeta, Presidente do Fórum da Região da Estrada de Ferro).


Presidente da Câmara, Rodrigo Francisco de Mesquita - Rodriguinho da Ótica: Adão Júlio de Souza - Pastor Júlio Falcão); Carolino Alves de Souza (Encarregado da Equipe de Iluminação da Prefeitura); João Pautil de Miranda (in memorian, mais conhecido como João Geleia, grande incentivador do esporte); José Caldeira dos Santos (popular Caldeirinha, famoso sapateiro) e Balbina Trindade Ferreira (Professora).

Coordenação Regional Sudeste e Estrada de Ferro


O vereador Francisco Carlos de Carvalho - Chiquinho, da cidade de Uruaçu, Presidente da UVG, esteve na solene de mérito centenário para fazer a nomeação e entrega ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pires do Rio, Rodriguinho da Ótica, a Coordenação Regional Sudeste e Estrada de Ferro da instituição. Chiquinho falou da responsabilidade do vereador na cidade, na política e sobre seu papel perante a sociedade. Salientou ainda sobre o papel a ser desenvolvimento pelo parlamentar Rodriguinho da Ótica junto aos pares da região levando o nome da União dos Vereadores de Goiás na região.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários