Encontro Anual de Gestores, realizado nesta quarta (06) e quinta (07/12), promovido pela Federação Goiana de Municípios, foi marcado por uma intensa programação que reuniu gestores de todo o Estado e contou com a participação mais de 3000 pessoas. Com mais de 30 palestras ministradas por especialistas renomados, o evento proporcionou um espaço único para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.
As palestras envolveram temas como o novo programa do PAC, na qual foram exploradas as perspectivas de investimento em infraestrutura, com Francisca Carvalho, a assessora da secretaria executiva da Casa Civil do Governo Federal. O secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales, também esteve presente e palestrou sobre microrregiões e saneamento, ao lado de Ariana Garcia, Procuradora jurídica da Saneago.
A segurança hídrica, ministrada pelo presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, destacou a importância de medidas preventivas diante das mudanças climáticas, além de um panorama geral da situação da Saneago e das medidas feitas em favor do Estado nos últimos 5 anos. O evento também contou com palestras com temas sobre a transformação dos processos de administração política por meio da tecnologia, alem reforma administrativa como instrumento de gestão foi discutida, pelo consultor do Senado, João Trindade, que apontou os caminhos para uma administração pública mais ágil e eficaz.
A judicialização no atendimento da saúde também foi abordada, na qual foram debatidas as soluções para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços. A gestão de projetos no setor público também esteve na programação, explorando estratégias para otimizar recursos e prazos.
A palestra sobre Robotic Process Automation (RPA) destacou o papel dos robôs na simplificação de tarefas administrativas. Finalmente, a busca por recursos para os municípios em curto prazo foi analisada, apresentando alternativas viáveis para fortalecer as finanças municipais.
O primeiro dia de evento foi marcada, ainda, pela condecoração da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, com a maior honraria do municipalismo goiano, o Prêmio Íris Rezende Machado, em detrimento da sua exímia atuação na assistência social, especialmente durante a pandemia. Gestores municipais receberam certificado pela FGM pela participação.
Também contou com apresentações culturais, com a presença do Coral do Tribunal de Contas dos Municípios, Recitação de Poesias com o Jornalista Literario, Ricardo Rodrigues e com a apresentação de catira da Associação de Catira, Folia e Violeiros de Aparecida de Goiânia.