Em seu primeiro ano de mandato, à frente do União Brasil (UB), na Alego, o deputado Lincoln Tejota avaliou, de forma positiva, a atuação do partido na Casa de Leis. O parlamentar aponta como destaque o número de cadeiras ocupadas pela bancada no Poder Legislativo goiano, com representação em todo o Estado.
"Nosso partido conquistou, durante esta Legislatura, a filiação da deputada Dra. Zeli, um importante nome do Entorno de Brasília, e alcançou a maior bancada da Assembleia, com deputados que representam todas as regiões de Goiás", pontuou Tejota.
Os sete membros da sigla no Parlamento goiano ocupam, conforme o deputado: a presidência da Casa, duas vagas da Mesa Diretora, a liderança do Governo, além de presidências ou assentos nas principais comissões. "Eu, por exemplo, faço parte de mais de dez colegiados", salientou o líder do partido.
Outro ponto de grande relevância, apontado por Tejota, diz respeito à ampliação das ações realizadas em prol do social. "Destaco da atual Legislatura a característica de ter transformado sua sede em um espaço mais aberto ao povo, de mais utilidade pública, além de as ações também serem nesse sentido, de focar na população goiana, no coletivo".
O parlamentar evidenciou, ainda, a economia gerada pela Casa ao longo do ano, o que permitiu a realização de importantes feitos em prol do Estado. "Economizar tem sido o forte da Casa, principalmente com a desburocratização e digitalização dos processos internos, além de muita transparência com o que é feito com o dinheiro público. Estamos em uma Legislatura muito próxima, em favor da população e totalmente transparente", frisou.
"No primeiro mês de atuação da 20ª Legislatura, foram repassados, por iniciativa da presidência e com a anuência dos demais deputados, R$ 6 milhões como doação do Parlamento goiano para a construção do Hospital do Câncer de Goiás (Cora)", salientou.
Em termos administrativos, com relação ao Executivo goiano, Lincoln destacou as atuações do Governo de Goiás nos últimos anos, com a afirmativa de que o nome da atual gestão encontra-se em evidência em todo o Brasil. "Ronaldo Caiado, como mostram diversas pesquisas estaduais e nacionais, é o governador mais bem avaliado do País e está em constante inovação junto ao povo, ouvindo, sentindo as necessidades e trabalhando para resolver os problemas", disse.
Governo federal
A atuação do governo federal é apontada por Tejota como positiva em programas habitacionais. O parlamentar afirma, entretanto, ser necessária a criação de novos projetos. "O governo Lula acerta ao fugir de polêmicas, ao não se envolver muito em discussões políticas. Mas falta inovação nos programas de governo", ponderou o líder do União Brasil no Parlamento goiano.
"Vejo como positivo o retorno rápido de entregas de benefícios como os do Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, e esse é um tema que me agrada muito. É positivo também as reduções nas taxas de juros e as facilidades para o financiamento da casa própria para as famílias de baixa renda. O acesso à moradia é decisivo para a estabilidade financeira e uma garantia da melhoria de vida das famílias. Sempre trabalhei e continuo trabalhando muito por isso", pontuou.
Perspectivas para 2024
Ao pontuar as ações de destaque em 2023, Lincoln Tejota salienta, ainda, as perspectivas para 2024. "De volta à Alego para meu terceiro mandato de deputado estadual, me concentrei, neste 2023, em projetos que transformassem a vida das pessoas. Apresentei vários e destaco o que criou, em Goiás, a lei de fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis nas unidades do SUS. Foi o ano de construir as bases do mandato", frisou.
"O ano de 2024 será ainda de mais trabalho e mais presença nos municípios goianos, sem deixar de lado o acompanhamento dos projetos que foram e serão apresentados na Assembleia, bem como das demandas encaminhadas aos órgãos do governo estadual e também ao federal", acrescentou.
Presidente da recém-criada Comissão de Relações Internacionais, o parlamentar ressalta as expectativas na área para o segundo ano da 20ª Legislatura: "Estarei em contato permanente com o restante do mundo para apresentar e reafirmar as potencialidades de Goiás, além de pesquisar para trazer para cá tudo que pode ajudar o Estado e nossa gente a se desenvolverem ainda mais".
Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás