Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Reunião cobra providências da Equatorial na melhoria do fornecimento e distribuição de energia elétrica

Descontentamento com os serviços prestados, produtores rurais, moradores e lideranças políticas de Goiandira, Cumari, Anhanguera e Nova Aurora foram apresentado a empresa energética

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Cléo Rezende e Fotos: Mariana David Equipe Lucas Machado em 21/01/2024 às 00:15:43

Cansados, em busca de soluções para os frequentes problemas enfrentados em relação à distribuição de energia elétrica e afim de mostrar o descontentamento com os serviços prestados, produtores rurais, moradores e lideranças políticas de Goiandira, Cumari, Anhanguera e Nova Aurora se reuniram com representantes da Equatorial no plenário Silvio de Castro Lima da Câmara Municipal de Vereadores de Goiandira, dia 18 de janeiro de 2024.


A iniciativa foi proposta pelo ex-prefeito de Anhanguera e produtor rural João Cleide de Aguiar. O idealizador do encontro entre lideranças políticas, produtores rurais e representantes da Equatorial desabafou que, às vezes, sente vontade de vender a fazenda por causa dos dissabores provocados pela concessionária de energia, mas logo desiste porque a fazenda está em posse da família desde o seu tataravô, que veio de Portugal em 1870.


O vereador e presidente da Câmara Municipal, Jerry Faleiros dos Santos, representou o município de Nova Aurora e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto. Na oportunidade, ele trouxe a frustração de seu povo quanto ao que classificou de "desserviço" prestado pela empresa Equatorial e salientou que é uma vergonha a região ficar 24 horas e até mesmo mais com o fornecimento de energia elétrica interrompido. "Com isso, o sistema de abastecimento de água também fica comprometido. Então, comumente estamos ficando sem energia, sem água e sem telefone porque sem energia não tem como recarregar as baterias dos celulares", afirmou o edil.


A importância da união dos quatro municípios foi comentada pelo prefeito anfitrião Allisson Henrique Barbosa Peixoto: "Já diz o ditado que a união faz a força e mediante tanta reclamação das populações desses municípios é que estamos à procura, juntamente com a Equatorial, de soluções para, sobretudo, o problema constante de falta de energia em nossa região". Ele sugeriu a instalação de um centro/posto de atendimento em qualquer uma das quatro cidades para melhorar, principalmente, a comunicação da população com a Equatorial.


O prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, em entrevista, comentou as expectativas sobre a reunião: "Esperamos mostrar nosso descontentamento e que a concessionária de energia elétrica nos apresente soluções para os problemas relatados porque a distribuição de energia em nosso município não é diferente da realidade vivida por Cumari, Goiandira, Nova Aurora e a maioria dos outros municípios do Estado. Nós, por exemplo, principalmente as fazendas, já ficamos quase 5 dias enfrentando a falta de energia. Por isso, os transtornos e as reclamações são constantes. Estamos nas barrancas do Rio Paranaíba, de um lado Goiás e do outro Minas Gerais, então, é muito triste quando a gente chega à cidade, vê Anhanguera sem energia e vê luz do lado das Minas Gerais. Pra terminar, se uma pessoa quiser montar uma sorveteria, não pode porque vai derreter os sorvetes e picolés, uma vez que ficamos mais sem do que com energia".

Também presente à reunião, o ex-vereador e atual presidente do Sindicato Rural dos Produtores Rurais dos quatro municípios, Francelino Vitoriano Borges Júnior, o Juninho Cara Preta, relatou as preocupações e reclamações do setor rural com as constantes quedas de energia: problemas com manutenção da rede e demora para a retomada da energia elétrica nas propriedades rurais são alguns deles.

Revoltado, o produtor Martos Astrogildo Santana narrou as dificuldades que enfrenta quando acaba a energia elétrica em sua propriedade, exigindo providências efetivas por parte da Equatorial.


Em seguida, o representante dos produtores rurais, Gilmar Souza Freitas, pontuou os desafios que têm acontecido com as falhas no fornecimento nas propriedades, como prejuízos enormes na produção agropecuária, em especial na atividade leiteira, e demora nas ligações de novos projetos, reforçando o pedido de melhoria na comunicação e contato direto com a empresa para a solução mais rápida dos problemas.


Atento às demandas, o consultor de Poder Público da Equatorial, Gilson Pereira Mendes, pontuou que encaminhará todos os relatos à diretoria executiva da Equatorial e explicou sobre o plano de ação para o atendimento das demandas da empresa, que atuará a curto, médio e longo prazo.


Ainda participaram do encontro os vereadores de Cumari, Weder da Silva Makhoul - Weder do Hanna, Hernany Ferreira Gondim e Adelino Florisbelo da Silva Júnior; os vereadores de Goiandira, Romes Antônio da Silva, Pedro Gilberto dos Santos, Pedro Augusto Silva da Silveira e a presidente da Câmara de Vereadores, Clarice Inácio Pereira, além do vice-prefeito Neusmar Vaz de Santana.


Por parte da equatorial, também marcaram presença Shayene Cruz, consultora de Varejo, e André Jacob, engenheiro elétrico.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários