Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goi√°s tem 98,53% do rebanho vacinado contra a raiva de herb√≠voros nos munic√≠pios de alto risco para a doença

Cinco milhões de animais fora imunizados nos 119 munic√≠pios onde a vacinação √© obrigatória

Por Redação, Carlos Duarte Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Wenderson Araujo/CNA em 05/02/2024 às 23:26:56

A Ag√™ncia Goiana de Defesa Agropecu√°ria (Agrodefesa), autarquia do Governo de Goi√°s, contabiliza que o Estado alcançou 98,53% no índice vacinal da 2¬™ etapa da campanha de vacinação contra a raiva de herbívoros, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2023, nos 119 municípios goianos considerados de alto risco para a doença. São cerca de cinco milhões de animais vacinados, de até 12 meses, das espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina.

"Os produtores goianos t√™m respondido ao chamamento da Agrodefesa quando o assunto é a segurança de seus rebanhos, pois todos sabem da importância da vacinação contra a raiva de herbívoros para proteção dos nossos animais", destaca o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. Para ele, o percentual é bastante positivo e mostra o compromisso de cada ente envolvido no trabalho em prol da segurança do coletivo. "Como a raiva é uma zoonose letal, que pode causar grandes prejuízos, temos um calend√°rio de ações que inclui a vacinação e outras medidas de orientação e conscientização dos produtores", explica ele.


Considerando cada um dos 119 municípios de forma individual, todos alcançaram índice superior a 92,6%, sendo que 25 desses municípios alcançaram 100% de vacinação no rebanho alvo. Alcançaram o índice m√°ximo: √Āgua Fria de Goi√°s, Aporé, Araçu, Buritinópolis, Chapadão do Céu, Cumari, Edealina, Goiandira, Guarinos, Itaj√°, Itarumã, Joviânia, Mambaí, Mimoso de Goi√°s, Nova Aurora, Padre Bernardo, Paranaiguara, Pilar de Goi√°s, Pirenópolis, Pontalina, Rialma, São Luiz do Norte, São Simão, Vianópolis e Vicentinópolis. O município de Caiapônia, que tem o maior rebanho dentre os 119 da √°rea de risco, alcançou índice vacinal de 99,09%.

"Apesar de o índice geral estar acima dos 90%, chegando a 100% em um número consider√°vel desses municípios onde a obrigatoriedade existe, é importante que aqueles produtores que ainda não fizeram a imunização procurem se regularizar junto à Agrodefesa", explica o diretor de Defesa Agropecu√°ria, Augusto Amaral. A Agrodefesa aplica multa de R$ 7,00 por cabeça de animal não-vacinado e o pecuarista inadimplente, além de ser autuado, ter√° que fazer a vacinação assistida por técnicos da Ag√™ncia.


A obrigação da vacinação contra a raiva em herbívoros nos 119 municípios de alto risco para a doença est√° contida na Instrução Normativa 07/2023, emitida em complemento à Portaria n¬ļ 483, de 20 de outubro de 2023, que estabelece a vacinação e a declaração de rebanho no Sistema de Defesa Agropecu√°ria de Goi√°s (Sidago).

A raiva de herbívoros é uma doença causada por vírus, transmitida pela saliva de animais doentes e afeta todos os mamíferos, inclusive o homem. Os morcegos hematófagos são os principais transmissores. "É importante ressaltar que, além da vacinação, a Agrodefesa investiga suspeitas da doença e faz monitoramento de morcegos hematófagos nas regiões de alto risco para a doença", enfatiza o gerente de Sanidade Animal, Rafael Vieira.

Ele lembra que, caso encontre animais doentes ou suspeitos, mordidos por morcegos ou ainda saiba da exist√™ncia de abrigos habitados por morcegos, o produtor deve notificar a Agrodefesa imediatamente, sem entrar em contato com o animal doente, para que um médico veterin√°rio da Ag√™ncia possa coletar e analisar esse material de forma gratuita.

Efetivo do rebanho

Os números da última campanha também trazem um panorama da pecu√°ria no Estado. Goi√°s possui hoje, de acordo com os dados do Sistema de Defesa Agropecu√°ria de Goi√°s (Sidago), 23.513.403 cabeças de gado, nos 246 municípios goianos, distribuídos em 131.768 propriedades declaradas à Agrodefesa, de acordo com a declaração de rebanho obrigatória à Ag√™ncia, enviada até 30 de dezembro de 2023.

O diretor de Defesa Agropecu√°ria da Agrodefesa, Augusto Amaral, reforça que tanto a declaração de propriedade dos 246 municípios goianos, quanto à declaração de vacina nos 119 municípios de alto risco à enfermidade são obrigatórios e t√™m importância nos programas de sanidade animal da Ag√™ncia. "Com essas informações, a Agrodefesa tem condições de monitorar os rebanhos do Estado, realizar ações pontuais e ainda promover respostas r√°pidas caso seja notificado algum foco de zoonose", argumenta. "Esse trabalho protege o rebanho goiano e os produtores, bem como toda a sociedade, ao evitar a disseminação de doenças diversas e promover um alimento saud√°vel e seguro", finaliza.



Fonte: Com Informações da Ag√™ncia Goiana de Defesa Agropecu√°ria (Agrodefesa) - Governo de Goi√°s

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios