Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Excesso de Velocidade Detran Fev 2024 1

Ac√ļmulo de lixo pode agravar cen√°rio epidemiol√≥gico da dengue no Carnaval

Descarte de res√≠duos em espaços p√ļblicos aumenta criadouros do mosquito. Estado j√° registra mais de 29 mil casos da doença e quatro √≥bitos confirmados

Por Redação, Carlos Duarte Informações: Vivian Cândida Maia e Foto: Tânia Rêgo/Arquivo Agência Brasil em 10/02/2024 às 14:32:52
Descarte irregular de lixo aumenta os criadouros do mosquito da dengue

Descarte irregular de lixo aumenta os criadouros do mosquito da dengue

Com 56 municípios em estado de emerg√™ncia pela dengue, o Governo de Goi√°s alerta a população para o cen√°rio epidemiológico preocupante no estado e que pode se agravar durante o Carnaval por causa do acúmulo de lixo. A atenção redobrada vale principalmente para as cidades turísticas que devem receber milhares de pessoas durante o feriado. Pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras, em 2020, revelou que os dias de folia resultaram em 3,5 mil toneladas de resíduos nas ruas.

"Sabemos que o lixo é um dos principais criadores do Aedes aegypt. O acúmulo de √°gua em locais indevidos é o maior problema no combate à dengue. Nos terrenos, a terra absorve a √°gua da chuva, mas o lixo pode se tornar um reservatório", pondera o secret√°rio Rasível dos Reis, que pede que a população redobre os cuidados com a limpeza durante o feriado.

No caso dos eventos, os organizadores precisam garantir estrutura adequada para a coleta e destinação correta dos resíduos produzidos. "Não importa se sejam públicos ou privados, o lixo precisa ser recolhido e levado para um local apropriado.Todos os municípios precisam ficar atentos a esse cen√°rio", enfatiza o secret√°rio.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), quatro mortes foram confirmadas e outras 44 estão sob investigação. Os casos notificados totalizam 29.630, um aumento de 705 em relação ao mesmo período do ano passado.

Superintendente de Vigil√Ęncia em Saúde da SES, Flúvia Amorim também orienta a população a repensar o consumo e comprar só o que faz sentido para a diversão. "Reduzir o consumo de utensílios de uso único, como copos pl√°sticos, e reciclar, descartando os resíduos de forma correta, é uma boa saída". Segundo ela, se os cidadãos não cumprirem seu papel, eliminando os criadouros e denunciando situações que coloquem a população em risco, a situação pode se agravar. "Impedir o nascimento do Aedes aegypti é a principal forma de combatermos a doença. A vigil√Ęncia constante é a principal arma para enfrentar a dengue", garante.

Situação de emerg√™ncia

Na sexta-feira passada (02/02), o governador Ronaldo Caiado decretou situação de emerg√™ncia em saúde pública, depois que o estado atingiu, por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, a taxa de incid√™ncia de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Conting√™ncia Estadual para Arboviroses. O decreto autoriza medidas necess√°rias para evitar internações, casos graves e mortes.



Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado da Sa√ļde - Governo de Goi√°s

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90
Campanha Carnaval 2024 3 Ranchos 728 x 90 5

Coment√°rios

Campanha Excesso de Velocidade Detran Fev 1 2024