Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Cumari: CIMOSU inaugura Aterro Sanitário do Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano

Evento contou com presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Repórter Fotográfica: Mariana David Machado em 26/02/2024 às 09:12:42
Os gestores do Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano, ao lado dos deputados Issy Quinan (Estadual) e Flávia Moraes (Federal), durante entrega do Aterro Sanitário em Cumari

Os gestores do Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano, ao lado dos deputados Issy Quinan (Estadual) e Flávia Moraes (Federal), durante entrega do Aterro Sanitário em Cumari

Um projeto de muitos anos de espera foi concretizado na última sexta-feira (23 de fevereiro), com a inauguração do Aterro Sanitário do Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano - CIMOSU, que é composto pelas gestões das Prefeituras de: Anhanguera, Cumari, Nova Aurora e Goiandira.

A inauguração aconteceu na sede do aterro sanitário, que fica localizado na zona rural de Cumari, no terreno adquirido pelos quatro municípios. Além dos prefeitos gestores do Consórcio: presidente João Pimenta de Pádua Júnior - Júnior Pimenta (Nova Aurora), vice-presidente Allisson Peixoto (Goiandira), tesoureiro Marcelo Paiva (Anhanguera) e o secretário João Batista Davi Rios (Cumari), também foram prestigiar a conquista em prol da sustentabilidade do ecossistema dos municípios, autoridades municipais, estaduais e federais, entre elas: deputada Federal Flávia Morais (PDT) e Vilmar Dias Carneiro que representou o deputado Federal Rubens Otoni (PT), deputado estadual Issy Quinan Júnior, Rubens Kirsten Júnior Diretor Executivo da Presidência da ALEGO, representando o Presidente, deputado estadual Bruno Peixoto (UB); os vice-prefeitos: Flávio Pereira (PDT), Rafael Meireles (UB) - Cumari e Neusmar Vaz de Santana (UB) - Goiandira; o prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa e vice-prefeito Haroldinho Calaça Coelho ambos do União Brasil, da cidade de Três Ranchos; representantes da FGM e Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMAD; presidentes vereadores das Câmaras, Secretários Municipais de Meio Ambiente e demais pastas dos quatro municípios.


Todas as falas destacaram a importância da concretização do projeto, através da união dos municípios, sendo resumido pelo presidente do Consórcio, prefeito de Nova Aurora João Pimenta de Pádua Júnior: "Todos nós nos dedicamos muito a viver esse momento, mas preciso destacar o grande trabalho feito pelo meu grande amigo, o prefeito João Rios que bateu na mesa, teve coragem e tomou todas as posições necessárias, enquanto presidente, inclusive, aceitando que a sede do aterro fosse aqui em Cumari".


E acrescentou: "E hoje temos esse que é um ponto importante para o cuidado responsável para oque descarte dos resíduos dos nossos municípios. Mas é o primeiro passo a construção do aterro, agora a atenção deve continuar para que funcione, sempre com essa função. Com isso estamos cuidando do agora, principalmente, para a qualidade de vida daqueles que estarão, aqui, no futuro. E tenho certeza que outras conquistas virão desse consórcio!".


Após 10 anos de consórcio, destacado esse tempo pelo ex-presidente do CIMOSU e atual secretário da instituição prefeito João Batista Davi Rios: "Nesse tempo esse projeto só patinou".


João Rios ainda complementou: "Fica minha gratidão pra todos aqueles que colaboraram direta ou indiretamente, para que isso se concretizasse. Ou cuidamos do meio ambiente ou amanhã não teremos vida no planeta". Rios completa ao afirmar que o aterro, irá "encerrar definitivamente os aterros controlados das respectivas cidades, porque é danoso à honra e a saúde das pessoas".


Para o tesoureiro do CIMOSU, Marcelo Paiva, este é um passo civilizatório na gestão de resíduos sólidos dos quatro municípios que integram o Intermunicipal de Resíduos Sólidos.


"É um momento histórico para todos nós. Estamos inaugurando o segundo aterro sanitário da história em consórcio em Goiás. Estamos começando a desativação gradativa dos aterros de nossas cidades e fazendo isso como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com a incorporação de materiais reciclados, com a inclusão social dos catadores através do centro de triagem vai permitir agregação de renda e condições dignas de trabalho para esses trabalhadores".


O vice presidente e prefeito de Goiandira, Allisson Peixoto, também agradeceu o empenho dos ex-prefeitos e enfatizou o papel do novo espaço. "É um dia histórico. Começou há doze anos, quando os gestores daquela ocasião, teve a ideia da criação do CIMOSU e hoje estamos colhendo os frutos. No início tivemos vários problemas de autorização, mas hoje enfim, foi entregue, pelo presidente do consórcio, Júnior Marreco. Será um aterro sanitário, com triagem do lixo, adequado às necessidades as normas ambientais vigentes", detalhou o gestor goiandirense.


A obra do Aterro Sanitário teve início em 2022, depois da emissão do processo de licenciamento ambiental do projeto, que teve aprovação em 2021. Após a licença, a obra foi iniciada com serviços de terraplanagem, construção de trincheira, lagoa de chorume (Drenos), implantação da manta, término da guarita e fechamento do aterro. A obra foi construída com recursos próprios do CIMOSU num investimento total de R$ 2 milhões e nesta etapa foi de R$ 679.974,22 pela Art Nova Eireli sob supervisão do engenheiro Gilson Martins de Paiva e fiscalização da engenheira Elisnadia Marques da Silva. A gestão do local está sendo realizada pela empresa terceirizada, R E Mateus Gestão Reciclagem e Terraplanagem Ltda.


Na inauguração do Aterro Sanitário, caminhões coletores de lixo realizaram a demonstração de como os resíduos são colocados no local. Todo o processo é realizado em concordância com as normas e padrões ambientais exigidos.


O CIMOSU teve sua constituição em 2010 e fez planejamento ate 2020, quando as assessorias foram trocadas e assim os andamentos começaram a caminhar. Foram dois anos de trabalho da nova equipe composta pelo escritório de advocacia: Júlio Torres e Semear Ambiental, que resultou em todos os avanços. A primeira vala construída tem previsão de atender os municípios nos próximos cinco anos.


Fonte: Imagens Panorâmicas: Master Vídeo Filmes

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários