Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Em noite solene, farmac√™uticos são homenageados pelo Parlamento goiano, por iniciativa de Bruno Peixoto

Iniciativa reconhece ao trabalho desenvolvido e à contribuição dos farmac√™uticos para o desenvolvimento da sociedade goiana

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Alego e Fotos: Sergio Rocha em 14/05/2024 às 21:47:19

Profissionais em mais de 70 √°reas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Farm√°cia (CFF), os farmac√™uticos foram homenageados na noite da última segunda-feira, 13 de maio, em solenidade de entrega do Certificado do Mérito Legislativo e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A iniciativa partiu do presidente da Assembleia Legislativa de Goi√°s (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto (UB).

A sessão solene extraordin√°ria de reconhecimento ao trabalho desenvolvido e à contribuição dos farmac√™uticos para o desenvolvimento da sociedade goiana ficou lotada, desde as galerias do Plen√°rio Iris Rezende Machado. Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Farmac√™utico, Bruno Peixoto, na condução dos trabalhos, apresentou a mesa de trabalho com: presidente do Conselho Regional de Farm√°cia (CRF-GO), Lorena Baía de Oliveira Alencar; vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil Samora de Moraes; deputado federal Zacarias Calil (UB); conselheira do Conselho Federal de Farm√°cia e ex-presidente do CRF-GO, Ernestina Rocha; diretor-tesoureiro do CRF-GO, Leandro Zenon de √Āzara; secret√°rio regional do CRF-GO, Daniel Jesus de Paula; e secret√°rio de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Eduardo Bernardes Alves.


Logo após a apresentação dos componentes, Peixoto entregou à vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil Samora de Moraes, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e, na sequ√™ncia, a profissional falou aos presentes. Ela fez um retrospecto da carreira profissional, desde que começou a trabalhar como farmac√™utica, em 2001, profissão, que segundo ela, lhe deu muito mais que o sustento, o trabalho. "Os estudos e as relações pessoais hoje são todas voltadas para a Farm√°cia."

Ela lembrou, ainda, que começou a trajetória no CRF-GO em 2008, como assessora técnica da diretoria, quando atuou na formação dos colegas, ficando até 2011. Em 2014 ela voltou à instituição, desta vez participando da política classista, em seguida sendo eleita para a diretoria. "E hoje sou muito feliz e realizada em ser respons√°vel pela fiscalização do Conselho Regional de Farm√°cia. Tenho orgulho em trabalhar com os fiscais e promover uma fiscalização que, acima de tudo, é bastante orientativa e refer√™ncia em nosso País."

Guardiões

Em seguida o secret√°rio de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Eduardo Bernardes Alves, fez uso da palavra, expressando sua gratidão e reconhecimento à categoria. "Os farmac√™uticos são verdadeiros guardiões da nossa saúde, dedicando suas vidas para garantir que tenhamos acesso aos medicamentos e cuidados que precisamos."


Zacarias Calil, em seguida, destacou todas as atribuições dos profissionais de farm√°cia, lembrando os avanços da indústria farmac√™utica no combate às doenças. Ele sublinhou que, enquanto parlamentar na Câmara Federal, tem atuado na defesa da categoria. Segundo ele, hoje 313 projetos da √°rea farmac√™utica estão em tramitação na Casa e outros 1.470, que versam sobre medicamentos, também tramitam no Legislativo Federal.

O médico e político também citou o projeto que permite a venda de medicamentos em supermercados, afirmando que essa tem sido uma grande batalha enfrentada na Câmara Federal, j√° que existe um lobby muito forte dos supermercadistas. "E l√° na frente eu defendi. Medicamento não é mercadoria. Medicamento voc√™ tem que saber lidar com ele. Perguntei: voc√™s acham que balconista de supermercado sabe o que é ml e miligrama? Vai pegar uma criança e vai intoxicar. (...) Nós ganhamos uma batalha. A urg√™ncia não passou."

Amigo dos farmacêuticos

Em seu discurso, Lorena Baía de Oliveira Alencar chamou o deputado Bruno Peixoto de amigo dos farmac√™uticos, destacando que o deputado sempre colocou a Assembleia Legislativa à disposição da categoria. "Eu te agradeço, Bruno, por abrir as portas da Assembleia, para mais uma vez homenagear esses profissionais, que fazem tanta diferença na sociedade. Saiba, meu amigo, que nós temos em nossas profissões algo em comum: servir à população."

A presidente do CRF-GO também salientou que quebraria o protocolo da solenidade, para entregar um presente ao presidente Bruno Peixoto como forma de agradecimento e retribuição ao trabalho em prol dos farmac√™uticos e de toda sociedade goiana. Ao agradecer a homenagem à categoria, Lorena Baía reforçou o apelo pela valorização profissional. "A valorização começa conosco, em nossas ações, valorizem-se e valorizem a nossa profissão. Voc√™s são incríveis."


Bruno Peixoto ressaltou que todos os projetos que tratam da classe t√™m tramitação célere na Assembleia Legislativa. E lembrou que conhece a presidente do CRF, Lorena Baía, h√° cerca de 20 anos e sempre a apoiou por saber de sua luta em prol da categoria desde a época que estava na Câmara Municipal. "V√°rios foram os avanços. Nós alteramos boa parte da legislação estadual referente à Vigilância Sanit√°ria, o que trouxe maiores garantias às farm√°cias, garantindo, inclusive, o cumprimento de toda a legislação por parte dos empres√°rios para com os farmac√™uticos. Acompanhamos e modernizamos a legislação. (...) Então contem conosco, farmac√™uticos e farmac√™uticas. E quero agradec√™-lhes muito pelo trabalho que voc√™s prestam à nossa sociedade."

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, a farmac√™utica Consuelo Vaz Tormim se pronunciou em nome dos colegas homenageados. A profissional disse que se sentia duplamente honrada, por receber a homenagem e por ter sido escolhida para representar todos os colegas. Ela detalhou as v√°rias √°reas de atuação do profissional de farm√°cia, que est√° sendo cada vez mais reconhecida pela população.

A profissional ainda destacou o papel dos farmac√™uticos durante a pandemia de covid-19. "Não nos esqueçamos de todos os benefícios que a classe farmac√™utica trouxe para a humanidade durante o enfrentamento da pandemia, desenvolvendo vacinas e medicamentos seguros e eficazes para tratar os quadros associados à doença, realizando exames para melhor acompanhamento das pessoas acometidas e promovendo o uso racional de medicamentos, onde tanto era incentivada a automedicação e medicamentos sem efic√°cia para tratar covid, o farmac√™utico se manteve cuidando das pessoas."

Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goi√°s

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios