"A força do agronegócio goiano materializa-se aqui, na 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás". A avaliação é do vice-governador Daniel Vilela, que esteve no Parque de Exposições Nova Vila, em Goiânia, nesta quarta-feira (22/5), para reunião com a diretoria da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), seguida de visita aos estandes e pavilhões com animais expostos ao público.
"Grandes negócios estão sendo fechados aqui, o que demonstra a pujança deste setor, principal pilar da nossa economia", acrescentou Daniel que, na sequência, fez questão de mencionar posições de destaque que Goiás ocupa na produção agrícola e na pecuária, como o 3º lugar nacional no número de bovinos, com mais de 24 milhões de cabeças; o 6º lugar como estado exportador de carne; e o 4º lugar nacional na produção de soja e milho. Ele ainda lembrou que, somente em 2023, o agronegócio exportou o equivalente a U$S 12,1 bilhões.
O vice-governador, que estava acompanhado pelos presidentes da SGPA, Gilberto Marques Neto; e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; também abordou, em entrevista coletiva, o apoio do governo estadual à exposição agropecuária, em especial no destacamento de policiais militares que têm garantido a segurança e a tranquilidade dos visitantes.
"Este é, possivelmente, um dos eventos mais tradicionais do nosso estado. Ele faz parte da história de milhares de goianienses. A cidade vive um momento extraordinário durante a pecuária. Por isso nosso governo dará sempre todo o suporte necessário para a realização desta festa", afirmou Daniel.
Giro
A visita do vice-governador ao Parque de Exposições também incluiu um giro pelos estandes do Governo de Goiás. No da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) ele foi recebido pelo subcomandante do Comando do Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Daniel Gomes. Ele saudou os cerca de 100 policiais que fazem o policiamento do evento e os parabenizou pelo trabalho que tem feito a segurança pública em Goiás tornar-se "referência nacional".
Daniel ainda esteve com servidores da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) e conheceu a Sala de Inteligência, onde chegam as imagens das dezenas de câmeras de monitoramento distribuídas no Parque de Exposições. Ele também passou pelo estande da Secretaria de Estado da Retomada, onde conheceu projetos do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) – Unidade Goianésia.
Foi lá que o vice-governador recebeu a confirmação de que aquele espaço de 900 m² será transformado, após o fim da exposição, em um Cotec com cursos de capacitação e qualificação. "Graças à parceria que a SGPA fechou com o Governo de Goiás", ressaltou Gilberto Marques.
Ao longo da sua caminhada pelas ruas do parque, Daniel conversou com produtores rurais e empresários e atendeu a pedido de fotos. Ele também foi ao estande onde estavam os animais do advogado e agropecuarista Eurico Velasco, dono do maior número de bovinos premiados nesta exposição – ele cria gado da raça nelore.
Fonte: Com Informações da Vice Governadoria - Governo de Goiás