Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Diante iniciativa do deputado estadual Antônio Gomide, Parlamento goiano homenageou trabalhadores e empres├írios do Daia

Homenagem trouxe ao Plenário Iris Rezende Machado representantes de parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) goiano

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Will Rosa em 23/05/2024 às 14:36:02

Por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT), a Assembleia Legislativa de Goi├ís (Alego) homenageou, em sessão solene, a trajetória do Distrito Agroindustrial de An├ípolis (Daia), que em novembro vai completar 48 anos. Na solenidade, na noite dessa quarta-feira, 22, a Casa entregou a trabalhadores e empres├írios estabelecidos no Daia o Certificado do Mérito do Legislativo em reconhecimento à contribuição à economia da cidade e do Estado.

A homenagem trouxe ao Plen├írio Iris Rezende Machado representantes de parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, j├í que o Daia concentra v├írias ind├║strias que se situam entre as maiores de Goi├ís, o que para Antônio Gomide justifica o reconhecimento feito pelo Legislativo goiano.

Compuseram a mesa diretiva, presidida por Gomide: presidente do Conselho Empresarial do Daia (Consedaia), Amaury Miranda; presidente da Associação Comercial e Industrial de An├ípolis (Acia), Luiz Cl├íudio Ledra; presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecu├írias do Estado de Goi├ís (Facieg), M├írcio Lu├şs da Silva; presidente da Associação Brasileira das Ind├║strias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), Tiago de Morais Vicente; diretor de Operações do Porto Seco de An├ípolis, Everaldo Fiatkoski J├║nior; gerente de operações da Caoa Chery, Thiago de Siqueira Nunes; vice-presidente do Consedaia, Marçal Henrique Soares; e superintendente de projetos e novo negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goi├ís (Codego), Paulo Sérgio Ara├║jo.

Antônio Gomide iniciou sua fala apontando a satisfação com que a Assembleia Legislativa abria as portas para homenagear homens e mulheres respons├íveis pelo desenvolvimento de An├ípolis e de Goi├ís, pojntuando que o Daia é um orgulho de todos os goianos e brasieliros. Ele destacou que a história do distrito é de sucesso e feita com n├║meros expressivos.


Segundo o petista, são 150 empresas instaladas, entre elas, uma das maiores montadoras de ve├şculos pa├şs e o maior polo farmoqu├şmico da América Latina, gerando mais de 20 mil empregos diretos. Gomide afirmou que outros milhares de empregos serão ofertados, com a expansão do distrito em 1,7 milhão de metros quadrados e a instalação de mais 100 empresas. Ele lembrou, também, da contribuição das empresas para o Estado com a arrecadação do ICMS.

"Hoje, An├ípolis é o munic├şpio com maior arrecadação do Estado, com R$ 17,9 bilhões, perdendo apenas para a capital. O Daia, portanto, é o resultado dessa frut├şfera parceria entre o capital e trabalho, ao qual o poder p├║blico se soma, com seu efeito agregador, que se materializa na pol├ştica p├║blica, na pol├ştica de fomento e produção ao desenvolvimento econômico e social", afirmou Gomide.

História e desafios

Em seguida foi exibido um v├şdeo institucional sobre a história, os desafios e os projetos para o futuro do Distrito Agroindustrial de An├ípolis. Na sequ├¬ncia, o grupo vocal Ônix Brasil Internacional fez a apresentação de dois n├║meros musicais.

O vice-presidente do Consedaia, Marçal Henrique Soares, destacou que em 47 anos essa foi a primeira vez que o complexo industrial recebeu uma homenagem do Legislativo. Ele agradeceu pelo reconhecimento e parabenizou os trabalhadores do Daia. "Um pa├şs só caminha com duas riquezas. A riqueza proveniente dos investimentos e a maior riqueza que nós temos que são voc├¬s: nossos recursos humanos. O Daia não existiria se não fossem voc├¬s."

O presidente do Consedaia, Amaury Miranda, enfatizou que nesses 47 anos a luta tem sido ├írdua para que o distrito tenha o reconhecimento à altura do que ele representa. Ele revelou que a ideia do evento foi de homenagear os trabalhadores do complexo industrial, que são as pessoas que fazem as empresas produzirem. "Não existe empres├írio sem quem faz a roda girar, que são voc├¬s, trabalhadores. (...) Nós temos aqui a menor empresa do Daia, temos empresas aqui com 3 mil funcion├írios. Então nós conseguimos ter uma boa representatividade. E voc├¬s não estão representando somente a empresa de voc├¬s, o colega de voc├¬s, mas os 30 mil trabalhadores do Daia e região."

Em seguida, os homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo. E na sequencia o pesquisador s├¬nior Valter Henrique Carvalho Silva discursou em nome dos homenageados. Ele afirmou que se sentia profundamente honrado e orgulhoso em ter sido escolhido para representar todos os trabalhadores homenageados. Silva classificou os funcion├írios como a verdadeira força motriz do setor produtivo, destacando a importância da mão de obra dentro de uma empresa.

Ele ainda sublinhou o simbolismo do reconhecimento. "Fomos indicados pelas empresas não apenas com geradores de empregos e renda, mas também com o reconhecimento claro do valor de cada um de nós aqui presente. Essa indicação eleva ainda mais a nossa responsabilidade, pois estamos aqui a representar, aproximadamente, 30 mil colaboradores do Daia e região. Esse é um n├║mero muito expressivo e que reflete a pujança de todos nós, que diariamente, nos empenhamos em nossas funções, contribuindo para o crescimento e a prosperidade de nosso distrito."

Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goi├ís

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários