Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Prevencao Queimadas Secom Goias Julho 2024 1

Mudanças climáticas: Governo lança programa Goiás Resiliente nesta quarta (05)

Secretária Andréa Vulcanis afirma que ações visam aperfeiçoar respostas que o Estado dá a eventos como estiagens prolongadas e alagamentos

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Alexandre Bittencourt e Fotos: SEMAD em 05/06/2024 às 01:30:20
Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis

Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis

Com o propósito de melhorar a maneira com que o Estado lida com os efeitos das mudanças do clima, o governo lança, nesta quarta-feira (05), o programa Goiás Resiliente. A solenidade acontece a partir das 09 horas no auditório Mauro Borges, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O evento marca o Dia Mundial do Meio Ambiente e é aberto à participação de todos, sem necessidade de inscrição.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, a primeira etapa do Goiás Resiliente consiste na elaboração de protocolos de emergências ambientais e produção de mapas de risco, considerando histórico e projeções.

"Partiremos, então, para capacitação de gestores municipais, por entender que as prefeituras precisam também estar prontas pra essa realidade. E construiremos projetos para resolução de riscos em regiões prioritárias. O foco do programa é em áreas urbanas, mas deve atender o Estado inteiro", explica Vulcanis.

"Outra boa notícia é a de que as prefeituras estarão elegíveis pra captar recursos nacionais e internacionais quando estiverem preparadas", complementa.

Também no evento, a Semad apresentará a nova formatação do Fórum de Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, que substituirá o Fórum de Mudanças Climáticas criado por decreto em 2016. O novo FDSMC traz inovações como a paridade de representação entre sociedade civil e poder público.

Haverá ainda a assinatura do termo simbólico de criação da Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado. RPDS é um território privado destinado à conservação ambiental, criada de forma voluntária pelo proprietário da área. É uma nova categoria de Unidade de Conservação no Estado de Goiás. Essa fica em Niquelândia e é a primeira unidade proposta para este tipo de categoria. A proprietária é a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Tem área aproximada de 32 mil hectares.






Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Detran Goias Ferias Jun 1
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários