Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Prevencao Queimadas Secom Goias Julho 2024 1

Expedição t√©cnica percorre Sudoeste de Goi√°s para avaliar milho segunda safra

Rally da Safra ir√° calibrar a estimativa de produtividade do estado diante do clima, da janela de plantio e do investimento realizado em cada lavoura

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Carol Silveira em 05/06/2024 às 01:33:22
Equipe do Rally da Safra avalia lavoura de milho Rally da Safra / Agroconsult

Equipe do Rally da Safra avalia lavoura de milho Rally da Safra / Agroconsult

Lavouras de milho segunda safra das regiões de Jataí, Mineiros e Rio Verde, no Sudoeste de Goi√°s, recebem o Rally da Safra a partir desta quinta-feira, dia 6 de junho, e seguem até domingo, 09 de junho, quando os técnicos deixam o estado em direção a Campo Grande (MS). Segundo a Agroconsult, organizadora do Rally, Goi√°s registrou redução de 11,4% na √°rea plantada, com produtividade estimada de 112 sacas/hectare (119 sacas/ha na safra passada).

A produção brasileira de milho segunda safra é projetada em 96,7 milhões de toneladas - 10,5% inferior à temporada passada - com produtividade de 98,8 sacas por hectare (7% menor que na safra 2022/2023), em razão da redução de √°rea e condições clim√°ticas irregulares no Mato Grosso do Sul e Paran√°.

Apesar de ser uma safra menor, o bom potencial de produtividade em Goi√°s e no Mato Grosso compensa parte da quebra no Mato Grosso do Sul e Paran√°, aponta André Debastiani, coordenador do Rally. A expectativa inicial de um calend√°rio ruim para implantação da segunda safra não se concretizou. O encurtamento do ciclo da soja abriu uma janela muito favor√°vel para o plantio do milho nas principais regiões produtoras.

Goi√°s implantou as lavouras de milho dentro de uma janela ideal, recebeu bons volumes de chuva em abril e apresenta cerca de 65% das lavouras com alto potencial produtivo. "O cen√°rio econômico é desafiador, porém o calend√°rio de plantio acabou sendo benéfico e impulsionou o plantio", diz Debastiani.

Avaliação de milho segunda safra por integrante da equipe técnica do Rally (Rally da Safra / Agroconsult)

Calibrar a estimativa de produtividade de cada estado diante do clima, da janela de plantio e do investimento realizado em cada lavoura é a missão das equipes do Rally. As estimativas pré-Rally apontam para queda de produtividade em todos os estados, com destaques positivos para Goi√°s e Mato Grosso - projeção de 118 sacas por hectare (120,1 em 2022/2023). J√° os destaques negativos são o Mato Grosso do Sul, com 68 sacas por hectare (97,5 na safra passada), Paran√° com 90 sacas/hectare (98 na safra anterior), e São Paulo, com 77 (89 na última temporada).

O Rally da Safra est√° em sua 21¬™ edição e conta com o patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. Até o dia 22 de junho, os técnicos estarão em campo realizando o levantamento nas lavouras de milho segunda safra.

As duas últimas equipes do Rally 2024 estarão no sul do Mato Grosso do Sul e centro do Paran√° entre 16 e 22 de junho. A primeira sair√° de Campo Grande em direção às regiões de Dourados, Ponta Porã, Guaíra, Toledo e Campo Mourão, finalizando em Maring√°. J√° a segunda visitar√° também as regiões de Naviraí, Assis Chateaubriand, Goioer√™ e Campo Mourão, antes de concluir os trabalhos em Maring√°.

Em sua etapa para avaliação de soja, o Rally da Safra percorreu, desde janeiro, 15 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO, BA, PA e DF) durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita. As √°reas visitadas respondem por 97% da √°rea de produção de soja e 72% da √°rea de milho.


Fonte: Com Informações da Carol Silveira Assessoria de Comunicação

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Detran Goias Ferias Jun 1
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios