O 18º Festival Italiano de Nova Veneza começa nesta quinta, 6 de junho, com uma missa de abertura do evento, celebrada em português e em italiano. Este é um dos momentos que mais emociona os moradores da cidade, pois é realizada em italiano, exalta a religiosidade herdada dos ascendentes e recria um ambiente que fez parte do passado da cidade. Vale lembrar que a Itália é o berço da Igreja Católica e os descendentes que chegaram a Goiás há mais de 100 anos trouxeram este costume
Na sequência, acontece a abertura oficial da Cantina da Nonna, oficial do evento, assim como dos demais restaurantes e estandes, para servir ao público a famosa gastronomia italiana. Só a Cozinha da Nonna, 80 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de mais 30 mil porções do cardápio com 25 opções.
O ponto alto da noite será o show com Daniel Boaventura, com entrada gratuita. Rosto conhecido por novelas como Laços de Família (2000), Malhação (2006-2008) e Tapas & Beijos (2011 -2015), o artista tem na música sua maior paixão e carreira principal. Em 2010, atuando em na novela global Passione, foi inspirado a lançar seu segundo álbum, composto apenas por músicas italianas, intitulado Italiano. Famoso por sua versatilidade, o cantor interpreta clássicos de Frank Sinatra, Elvis Presley e Barry White em seus shows, conhecidos por sua energia e emoção. Recentemente, lançou-se na carreira internacional, gravando álbuns e esgotando ingressos no México e na Rússia.
Como chegar à Nova Veneza
Situada aproximadamente 30 quilômetros de Goiânia e a 195 quilômetros de Brasília, a cidade possui quatro acessos.
Sobre o Festival
Com o tema "A casa d'Itália", em sua 18ª edição, o Festival Italiano de Nova Veneza existe desde 2003, quando surgiu para valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje, cerca de 60% da população do município de Nova Veneza é formada por descendentes italianos. O evento neste ano será realizado de 6 a 9 de junho e deve receber mais de 120 mil pessoas nos quatro dias.
Além do resgate cultural, a iniciativa estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais do setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.
Acompanhe a programação de quinta-feira, 6 de junho de 2024
Fonte: Com Informações da Comunicação Sem Fronteiras