Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Alego: PlenĂĄrio ratifica ampliação de prazo para desvinculação de receitas estaduais e alteração na promoção de militares

Reunidos em sessões ordinĂĄria e extraordinĂĄria, o PlenĂĄrio aprovou iniciativas, como a proposta de emenda constitucional (PEC) para ampliar prazo para desvinculação de receitas estaduais, o projeto de lei que altera as promoções na PolĂ­cia Militar do Estado e o que facilita a quitação de dĂ©bitos junto à AgĂȘncia Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços PĂșblicos (AGR).

Por Redação Carlos Duarte - Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Will Rosa em 15/11/2024 às 09:59:27

As deliberações da semana, na Assembleia Legislativa de GoiĂĄs (Alego), se encerraram, nesta quinta-feira, 14/11, com o aval definitivo a diversas matérias da Governadoria. Reunido em sessões ordinĂĄria e extraordinĂĄria, o PlenĂĄrio aprovou iniciativas, como a proposta de emenda constitucional (PEC) para ampliar prazo para desvinculação de receitas estaduais, o projeto de lei que altera as promoções na PolĂ­cia Militar do Estado e o que facilita a quitação de débitos junto à AgĂȘncia Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços PĂșblicos (AGR).

O requerimento para antecipar a sessão ordinĂĄria hĂ­brida da próxima quinta-feira, 21, para a segunda-feira, 18, às 15 horas, também recebeu anuĂȘncia unânime. Após autorização do PlenĂĄrio, os textos que receberam sinal verde inicial durante a primeira plenĂĄria tiveram seus interstĂ­cios de votação quebrados e foram autorizados em carĂĄter final na segunda sessão, realizada logo em seguida. Todas as proposições da pauta do dia seguem, agora, para possĂ­vel sanção.

Gestão financeira

A PEC do Poder Executivo que tramitou como processo nÂș 18916/24 pleiteia ampliar o prazo de desvinculação de determinadas receitas estaduais até 31 de dezembro de 2032, adequando-se à Emenda Constitucional Federal nÂș 132, de 2023, que permite essa flexibilização financeira.

Para isso, requer alteração o artigo 39 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição de GoiĂĄs. Trata-se, conforme o texto, de ferramenta fiscal que demonstra eficĂĄcia ao permitir maior flexibilidade no remanejamento de recursos para atender às demandas mais prementes do Estado, com adaptação às flutuações econômicas e às prioridades emergenciais.

"Esse dispositivo permite que os estados e o Distrito Federal desvinculem parte significativa de suas receitas, inclusive impostos, taxas, multas e outras receitas correntes, o que propicia maior flexibilidade na gestão financeira. Essa harmonização é essencial para garantir a legalidade e a efetividade da gestão das finanças do Estado de GoiĂĄs", justifica o governador Ronaldo Caiado (UB). A PEC estava em sua segunda fase de deliberação, e o painel eletrônico registrou 27 votos favorĂĄveis e nenhum contrĂĄrio; assim, ela segue agora para a promulgação.

Valorização

Protocolado sob o nÂș 24234/24, o regulamento da promoção para o posto ou graduação imediatamente superior para os militares que alcançarem os requisitos para aposentadoria voluntĂĄria ou compulsória, conforme a Lei Federal nÂș 14.751/2023, foi acolhido em primeiro e segundo turnos hoje.

Entre as principais novidades estão requisitos mĂ­nimos para promoção, como 30 anos de serviço e pelo menos 25 anos em atividade militar para quem ingressou até dezembro de 2021, ou 35 anos de serviço e 30 anos de atividade para os que entraram a partir de janeiro de 2022. A promoção, segundo a proposta, ocorrerĂĄ sem ocupar vaga na hierarquia ativa, com o militar promovido permanecendo como Ășltimo classificado de seu posto ou graduação e sem direito a concorrer a outras promoções.

Além disso, o projeto prevĂȘ alterações na Lei nÂș 20.946/2020, que rege o Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado, e na Lei nÂș 8.000/1975, que estabelece critérios de promoção dos oficiais da PolĂ­cia Militar de GoiĂĄs. Entre as principais mudanças estão a criação de uma "quota compulsória" para garantir o equilĂ­brio na progressão de cargos e a redução do tempo de permanĂȘncia obrigatória no Ășltimo posto de oito para seis anos, alinhando-se ao modelo das Forças Armadas.

Inclui-se, ainda, a possibilidade de contabilizar tempo de licença particular como tempo de serviço, desde que o militar contribua durante o perĂ­odo afastado. Para facilitar o recadastramento de militares inativos, a medida prevĂȘ a substituição de documentos fĂ­sicos por uma plataforma digital integrada ao Sistema Nacional de Informações de Registro Civil.


Durante sua tramitação, a propositura movimentou as discussões entre os parlamentares tanto na Comissão Mista quanto na plenĂĄria. Entre os que se manifestaram, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) exaltou a iniciativa, mas destacou a necessidade de atenção a aspectos que, de acordo com ele, precisam ser corrigidos. O parlamentar iria apresentar uma emenda ao texto da Governadoria, mas acabou desistindo após o presidente Bruno Peixoto (UB) garantir que irĂĄ apresentar um projeto especĂ­fico para esses militares.


No mesmo sentido, Major AraĂșjo (PL) fez elogios e agradeceu pela valorização dos militares; contudo, destacou a importância de garantir direitos para a categoria da segurança pĂșblica e a necessidade de uma legislação que beneficie todos os integrantes, sem exclusões. Os legisladores Clécio Alves (Republicanos) e Bia de Lima (PT) também comentaram o assunto.

Débitos

Também de iniciativa do Governo Estadual, seguem para sanção as medidas facilitadoras para que contribuintes possam negociar débitos referentes a créditos tributĂĄrios e não tributĂĄrios em favor da AGR. Pretende-se atender tanto a créditos inscritos em dĂ­vida ativa quanto àqueles protestados ou em fase de execução fiscal com condições facilitadas, incluindo reduções significativas de juros, multas e atualização monetĂĄria.

Para os créditos tributĂĄrios a proposta oferece a redução de até 100% dos juros de mora e 98% das multas, além da opção de parcelamento em até 180 vezes. JĂĄ para os créditos não tributĂĄrios estão previstas reduções de até 98% nas multas e de 30% no valor principal, além de parcelamento também em até 180 meses. O prazo para aderir às facilidades vai até 27 de dezembro de 2024 para créditos tributĂĄrios e até 30 de abril de 2025 para os não tributĂĄrios.

Serviço pĂșblico

Alterar o requisito de escolaridade exigido para a investidura no cargo de técnico em gestão pĂșblica, que, atualmente, é o ensino médio completo, para o ensino superior é a intenção da proposição de nÂș 24233/24. A finalidade é adequar a carreira às novas demandas e complexidades da administração pĂșblica estadual.


Gestor pĂșblico efetivo licenciado, o deputado Amilton Filho (MDB) subiu à tribuna durante a discussão para elogiar o projeto. "Uma medida simples que é um passo a mais na valorização dos servidores", comemorou.

O presidente da Alego, Bruno Peixoto, também aplaudiu a mudança e destacou o esforço de Amilton Filho para articular a apresentação da proposta pelo Executivo, lembrando se tratar de uma promessa feita por ambos no perĂ­odo eleitoral de 2022. "Agradeço ao governador Ronaldo Caiado (UB), ao secretĂĄrio da Administração, Alan Tavares, e ao secretĂĄrio da Economia, Sérvulo Nogueira, por terem ouvido e atendido nossa demanda", disse.

Também da Governadoria

A propositura nÂș 24238/24 pleiteia a abertura de créditos especiais no valor de R$ 1.453.524,00 para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fecad) e o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FEDPI-GO). O recurso irĂĄ fortalecer as polĂ­ticas pĂșblicas de apoio a esses grupos.

Aprovado em fase Ășnica de votação, o processo nÂș 24236/24 pleiteia a incorporação de convĂȘnios do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) voltado à produção energética.

Duas matérias solicitam permissão para aquisição de imóvel por doação onerosa. Uma delas trata de imóvel localizado em Goiânia, o qual serĂĄ destinado a abrigar a nova sede administrativa da Secretaria de Estado da Segurança PĂșblica de GoiĂĄs (SSP-GO). A outra, de um imóvel em Nova América, onde serĂĄ construĂ­da a estrutura da Feira do Produtor Rural do municĂ­pio.

Outros autores

Os projetos da Casa de Leis que entraram na pauta desta quinta-feira são para conceder o TĂ­tulo de Cidadania Goiana a FlĂĄvio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e instituir o Dia Estadual do Adventismo em 29 de novembro.

Proveniente do Tribunal de Contas do Estado de GoiĂĄs (TCE-GO), a matéria nÂș 23846/24 dispõe sobre a alteração da nomenclatura do cargo de auditor, adotada na Lei Orgânica da corte.

Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de GoiĂĄs

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios

Universitarias Club