Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19/12), no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), Sandro Mabel (UB) foi diplomado como novo prefeito de Goiânia. O evento marcou um momento de celebração democrática e deu início a uma nova fase na administração da capital goiana.
Durante seu discurso, Mabel destacou sua disposição para enfrentar os desafios da cidade. "A capital passa por um momento difícil, mas estou preparado. Faço gestão há 52 anos e vou assumir a prefeitura com muita vontade", declarou. Ele garantiu que sua gestão será marcada pela transparência, pelo diálogo com a população e pela participação popular. Entre as principais metas, o prefeito eleito mencionou: ampliar o acesso à saúde e à educação, fortalecer a segurança pública, melhorar a mobilidade urbana e incentivar o empreendedorismo. "Vamos trabalhar juntos para modernizar os serviços públicos, colocando o cidadão no centro das atenções", enfatizou.
Mabel também destacou que a diplomação simboliza mais do que uma celebração, representando um compromisso com a transformação de Goiânia. Ele reforçou a importância de uma relação colaborativa com a Câmara Municipal e agradeceu a confiança dos eleitores. "A força da mudança vem do povo, que acredita no potencial da cidade e deseja ver resultados concretos", afirmou.
O governador Ronaldo Caiado, presente à solenidade, reafirmou o apoio do Governo de Goiás à nova administração municipal. Caiado elogiou a capacidade de liderança de Mabel e sua disposição para superar os desafios da capital. "Ele pode contar com o Governo de Goiás. Estaremos de mãos dadas com esse objetivo. Assim como Goiás é hoje o estado mais bem avaliado do Brasil, Goiânia será, em breve, a capital mais bem avaliada do país", afirmou.
Caiado também destacou a importância da articulação entre as instituições para uma gestão eficiente e democrática. "Não se governa sozinho. É preciso atuar em conjunto com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, tribunais de contas e Ministério Público. É assim que se governa, compartilhando as ações", pontuou.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou a lisura do processo eleitoral de 2024 e o cumprimento rigoroso da legislação. "Este é um momento sublime do processo eleitoral democrático, em que a Justiça Eleitoral confere aos eleitos a legitimidade para assumir os cargos para os quais foram escolhidos pelo povo", afirmou.
O atual prefeito, Rogério Cruz, também compareceu à cerimônia e reforçou a importância da continuidade administrativa para o progresso da capital. "Este é um momento significativo para a democracia em nossa cidade. Desejo ao prefeito eleito, Sandro Mabel, e aos vereadores sabedoria e compromisso para dar continuidade aos avanços e conduzir Goiânia rumo a um futuro ainda melhor, sempre em diálogo com a população e em respeito às nossas instituições", declarou.
A diplomação encerra oficialmente o processo eleitoral, conferindo aos eleitos a certificação necessária para a posse. A cerimônia de posse de Sandro Mabel e dos vereadores eleitos está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, às 14h, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O pai do prefeito eleito, Nestore Scodro; a esposa Karolyna Freitas e a enteada Valentina Freitas; assim como o filho, Sandro Marques Scodro e a nora Laís Freitas Scodro participaram da solenidade. Karolyna Freitas falou da alegria de acompanhar o marido neste desafio. "Ele está muito dedicado e tenho certeza de que Goiânia ganha muito com Sandro Mabel na prefeitura", destacou.
353,5 mil votos
Sandro Mabel foi eleito prefeito de Goiânia com 353.518 votos, o que representou 55,53% dos votos válidos.?Mabel tem 65 anos, é empresário administrador com 52 anos de experiência. Na política, após ser eleito deputado estadual por Goiás, em 1991, ocupou o cargo de deputado federal por quatro vezes, tendo sido eleito em 1994, 2002, 2006 e 2010. A sua vice na chapa é a coronel Claudia (Avante).?
A coligação União por Goiânia foi composta pelos partidos União Brasil (União), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Podemos (Pode), Avante, Agir, Partido da Renovação Democrática (PRD) e Republicanos.