Após oito anos de gestão, Daniel Sabino Vaz, popularmente conhecido como Daniel do Sindicato (UB), conclui sua trajetória à frente da Prefeitura Municipal de Cristalina.
Em uma entrevista exclusiva ao portal Serra Dourada News, o prefeito reflete sobre os desafios, conquistas e avanços que marcaram sua administração. Ele também compartilha suas expectativas para o futuro do município e deixa uma mensagem de gratidão à população cristalinense.
Como está entregando a gestão municipal após oito anos à frente da prefeitura?
Após oito anos de administração, não tenho dúvida de que estamos entregando uma cidade bem melhor do que encontramos. Priorizamos questões básicas, como a gestão das contas públicas e da previdência, além de dar ênfase à saúde e à educação. Investimos no pagamento em dia dos salários dos servidores e na infraestrutura da cidade, como o briqueteamento dos bairros e a iluminação 100% em LED. Hoje, Cristalina conta com um hospital municipal equipado com maternidade, tomógrafo, raio-X digital e laboratório 24 horas — algo inédito na região entre Cristalina e Brasília. Acredito que estamos entregando uma cidade organizada e bem gerida para a próxima gestão.
Neste período, todas as ações foram possíveis de realizar?
Conseguimos avançar em muitas áreas. Regularizamos a UPA e o hospital, implementamos briqueteamento nos bairros, recapeamos o centro da cidade e promovemos a regularização fundiária de bairros importantes, como Lustosa e Cidade Nova.
Em 2017, assumimos com cerca de 50 milhões de dívida previdenciária, parcelamos e o parcelamento está em dia. As titularidades da educação e do administrativo foram colocadas em dia, processos que estavam engavetados desde os anos 2000 foram atualizados. A infraestrutura nos bairros, com briqueteamento, foi feita. Todas as unidades educacionais do município receberam investimentos para a estrutura física e os professores recebem o piso salarial.
Conseguimos destravar um loteamento com 550 lotes para realização do programa Minha Casa Minha Vida e doamos uma área para instituições ligadas ao governo federal para construção de casas do mesmo programa. Conseguimos recursos junto ao Banco do Brasil para fazer a infraestrutura desse loteamento de 550 lotes que vai levar o nome do ex-governador do estado de Goiás, Maguito Vilela, então, lutamos muito para construir casas populares, mas não tivemos êxito visto que houve paralisação por parte do governo federal para construção de unidades habitacionais.
Ainda assim, temos total certeza de que estamos entregando uma cidade organizada e bem gerida para que a próxima gestão possa trabalhar, bem diferente do que encontramos há 8 anos.
Quais foram os principais desafios enfrentados durante a gestão?
Quando assumimos, encontramos uma cidade sem gestão, sem cuidado, sem capricho, com servidores sem receber e uma previdência deficitária de mais de 50 milhões de reais. Além disso, os maquinários estavam sucateados e a infraestrutura dos bairros era precária. Então, quando assumimos, foi muito difícil, mas estamos entregando uma realidade bem diferente da que encontramos. Encontramos uma terra arrasada e estamos entregando uma cidade complemente organizada.
Cristalina se tornou uma terra de oportunidades?
Com certeza. Valorizamos nossas raízes e o garimpo, investimos na cultura e consolidamos Cristalina como a cidade do agronegócio e da irrigação. A chegada de empresas e a geração de empregos comprovam que somos uma cidade inovadora e preparada para o futuro. Hoje, Cristalina é vista como um lugar de oportunidades.
Dentre as conquistas, qual é a mais marcante?
Olha, temos muitas conquistas importantes e vamos citar algumas:
- A gestão da administração pública. Hoje o município tem as certidões, a folha de pagamento em dia, os fornecedores pagos em dia, maquinários novos.
- A regularização fundiária também é um marco importante. Saímos de uma cidade com apenas 5% de registros para mais de 80%, permitindo que o cidadão tenha acesso à escritura de seu imóvel sem custos.
- Também entregamos o transporte público urbano e melhoramos a saúde, com a inauguração da maternidade municipal.
- Ainda tem a chegada da empresa Valore, que vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos, isso é dinheiro circulando na cidade, emprego pro pai de família e pro jovem recém-formado e, com certeza, são conquistas marcantes.
Áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura tiveram um olhar especial?
Sim. Desde o início do nosso mandato, demos prioridade à saúde, educação e gestão pública. Investimos em escolas, creches e na valorização dos professores. Melhoramos a estrutura física das unidades de ensino e garantimos o piso salarial dos docentes. Na saúde, trouxemos dignidade e qualidade no atendimento à população.
Como está o processo de transição para a nova gestão? Tem respaldado o repasse de dados? Como a nova gestão assumirá o comando da prefeitura?
A transição está sendo feita de forma responsável e ordeira. O prefeito eleito é o atual vice-prefeito e temos trabalhado em harmonia para garantir a continuidade dos serviços. Já estamos passando todas as informações e dados necessários para que a próxima gestão comece com organização e transparência.
Finalizando, que mensagem gostaria de deixar para a população de Cristalina?
Agradecemos à população cristalinense pela confiança e apoio ao longo destes oito anos. Trabalhamos incansavelmente para transformar nossa cidade em um lugar melhor para todos.
Se houve falhas, pedimos desculpas, mas sempre agimos com a intenção de beneficiar o coletivo.
Obrigado à população por ter me dado a oportunidade de ter sido o prefeito desta maravilhosa cidade por 8 anos.
Desejamos à próxima gestão sucesso e que Deus continue abençoando Cristalina e seus moradores.
Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Estes são os votos do amigo Daniel do Sindicato.