Um estudo da International Stress Management Association (Isma), uma organização sem fins lucrativos, revela que 80% das pessoas economicamente ativas apresentam níveis maiores de estresse e ansiedade no final do ano. Chamada de Síndrome do Final do Ano, a sensação melancólica de encerramento de ciclos tem explicação científica e meios de ser contornada.
Para a psicóloga Ana Beatriz Sahium, que atende no centro clínico Órion Complex em Goiânia, existem vários fatores que juntos motivam este estado de espírito neste fim do ano. "O fator corporal de cansaço, por já termos vivenciado tantos altos e baixos ao longo do ano, colabora muito para a melancolia. Nesse estado físico, nosso cérebro tende a valorizar e relembrar situações mais difíceis, o que pode ser um agravante para o desconforto", explica.
A falsa sensação de encerramento de oportunidades, segundo a doutora, também é um fator que engrandece o estresse e o cansaço, porém, ela sugere medidas para amenizar essa condição. "É interessante nos proteger de situações e pessoas que costumam nos causar desconforto, além de promover atitudes que nos geram prazer e alegria, e com isso vamos conseguir finalizar o ano com energia renovada", indica a psicóloga.
Buscar experiências de bem-estar é um caminho para nutrir os sentimentos de prazer e alegria antes do Natal e passar o período festivo longe de sentimentos negativos, e uma dessas alternativas é a massagem. Um estudo australiano descobriu que o hormônio do cortisol, o hormônio do estresse, pode diminuir até 31% após uma massagem. "Ao realizar uma massagem com foco no relaxamento, há pontos específicos do corpo que dedicamos mais atenção para promover a sensação de bem-estar para percebermos essa diferença nos níveis de cortisol. Essa é a ciência por trás da massagem", diz Mayra Morais, enfermeira e massagista, fundadora da Fast Massagem, a primeira franquia de massagens estéticas e relaxantes sem hora marcada do Brasil.
Segundo Mayra, existem quatro pontos-chave quando o foco é uma massagem relaxante, pois essas regiões são as que melhor recebem os estímulos capazes de amenizar a sensação de desconforto, ansiedade e estresse. "Na clínica oferecemos uma massagem de lifting facial, que além de resultados estéticos também tem benefícios para o bem-estar. Na região facial, uma massagem realizada da maneira correta, pode amenizar crises de enxaqueca e sinusite, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento", diz Mayra.
Além da cabeça e da face, a massagem nas regiões da palma da mão e dos pés pode estimular a liberação de neuro hormônios como a serotonina, a dopamina e a ocitocina, que vão aliviar os sintomas do estresse e o desconforto causado por ele. "A massagem toca onde nenhum aparelho pode tocar, e tem resultados únicos. Existe uma conexão entre corpo, mente, e alma, e quando oferecemos uma vivência capaz de unir todas essas ramificações do ser humano em uma experiência relaxante, podemos conquistar resultados muito agradáveis", diz a massagista.
Mayra recomenda 3 tipos de massagem que podem auxiliar a amenizar os sintomas de estresse antes do Natal
A fundadora da Fast Massagens explica que, além da massagem, ao visitar a clínica, a pessoa participa de uma experiência completa, pensada especialmente para livrá-la da sensação de agitação promovida pela rotina frenética do dia a dia. "Preparamos uma recepção relaxante em todos os sentidos, com aromatização do ambiente, música e um cardápio de café e petiscos".
Fonte: Com Informações da Comunicação Sem Fronteiras