Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Sessão dá Câmara de Catalão não acontece por falta quórum

Apenas cinco vereadores comparecem e projetos não puderam ser votados

Por Redação em 13/08/2020 às 22:18:22
Mesa Diretora (Reprodução / Arquivo Sdnews)

Mesa Diretora (Reprodução / Arquivo Sdnews)

Na tarde desta quinta (13/8), estava agendada para acontecer a 28ª Sessão Ordinária, no auditório Júlio Pinto de Melo. No entanto, a mesma não aconteceu por falta de quórum, apenas cinco vereadores compareceram a sessão, os vereadores: o presidente Helson Barbosa-Caçula(MDB), O vice-presidente Claudio Lima(MDB) e os vereadores: Marcelo Mendonça(PSB), Rosângela Santana e Sousa Filho(MDB).

Três, dos cinco vereadores presentes, usaram as redes sociais para colocar sobre as ausências dos colegas edis, na segunda sessão após o recesso dos trabalhos na casa.


O Presidente Helson Caçula lamentou que a sessão não tenha ocorrido e destacou sobre ataques que vem sofrendo sobre seu trabalho como presidente da casa e deseja explanar: "Infelizmente, tivemos que iniciar e encerrar a sessão ao mesmo tempo, por não ter o número de vereadores necessários. Uma pena porque usaria o espaço para falar sobre algumas inverdades que, hoje, infelizmente, acabou rivalizando sobre uma reforma do prédio da Câmara Municipal.


Reforma essa que, tive a preocupação de informar e passar para toda a população de Catalão quando nós iriamos fazer a obra, assim como tudo que seria executado. apesar de atos infelizes, como esses, acredito muito estar no caminho certo, porque ao contrário, certamente, não estaria sendo tão apedrejado, principalmente, por pessoas que não tem serviço prestado à comunidade, pessoas que não tem compromisso com a verdade, não tem compromisso com a seriedade, enfim... Gostaria de me direcionar as pessoas que gostam, de fato de saber o que está acontecendo, na cidade, para acompanhar o que que é uma gestão responsável. E, quero convidar para na próxima terça-feira(18), ás 10 horas, onde estarei mais uma vez fazendo uma prestação de contas, e, contando, lógico, com a imprensa séria, a imprensa que de fato tem compromisso com a verdade, em levar a informação de forma verídica a população. E até mesmo alguns blogs que estão aí se preocupando, ultimamente, muito comigo para que acompanhassem. Vou receber todos com a educação e respeito que sempre tive".


O vereador Marcelo Mendonça também fez sua ponderações sobre a não realização da sessão: "Gostaria de informar que a comunidade que, nós tínhamos, hoje, na pauta 15 projetos de grande relevância para o povo de Catalão. Quero aqui, mencionar dois deles, inclusive, de minha autoria: um que suspende a taxa de iluminação pública, isso durante a pandemia. Uma taxa abusiva que teve um aumento de 148% de aumento que o prefeito aplicou no ano passado, e nós, pedimos a suspensão dessa taxa nesse período da pandemia da covid-19; Outro projeto é o que suspende o desconto na folha de pagamento dos servidores municipais, tanto os efetivos, como também os comissionados, isso também durante o período da pandemia, sem causar nenhum tipo de prejuízo para os servidores municipais. E , além desses ainda são mais 13 apresentados por outros vereadores e pelo executivo que , infelizmente, ficarão para ser apreciados na semana que vem, porque hoje, não ouve quórum, tendo apenas, cinco vereadores na Câmara de Catalão".


Mesmo não tendo validade os requerimentos, pelo mesmo motivo do encerramento da sessão, o vereador Sousa Filho, usou os microfones da casa e levantou uma questão que vem sendo muito debatida em Catalão: a liberdade de expressão e imprensa: "Quero deixar registrado que, no dia de hoje, que, há 18 anos, sofria um cerceamento do direito de imprensa. Naquela data, trabalhava em uma emissora de rádio, na cidade de Catalão. E no mês de agosto daquele ano, fui perseguido pelo prefeito de Catalão. E o mesmo impôs uma condição ao diretor da emissora- que eu não permanecesse no quadro de funcionários da emissora, ou, ele não realizaria contrato com aquela emissora. Essas situações sempre ocorrem, se repetem em Catalão, a tentativa de cerceamento da fala, na comunicação e, em todos os lugares. E a gente tem que se posicionar contra isso! Então, quero que conste aqui, embora os requerimentos não vão ter validade. E, mais um registro importante do dia de hoje, esse direcionado ao Sr. Valdecir Barros - diretor da Rádio Nova Liberdade FM, Onde informo a todos que, solicitando esclarecimento sobre o impedimento de participar de um programa de entrevista, naquela emissora. Até mesmo, o direito de resposta dos blocos de oposição composto por mim- vereador Souza Filho, vereador Marcelo Mendonça e vereador Paulinho. Aa justificativa é simples e objetiva: o grupo supracitado, durante essa gestão, não teve oportunidade de participar de nenhum programa de entrevistas, ou até mesmo, o direito de resposta por supostas acusações ocorridas naquela emissora. E, vou lembrar que a rádio Nova Liberdade, como todas as outras, é uma concessão pública. Então, nós estamos fazendo toda essa movimentação no poder judiciário para que seja garantido o direito de liberdade expressão, liberdade de imprensa. Abaixo a lei da mordaça e a tentativa de impedimento do exercício da democracia".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários