CMOC BRASIL

Pré-natal odontológico: quais os cuidados necessários?

Durante a gesta√ß√£o √© importante manter as consultas com dentista em dia para preservar a sa√ļde bucal da m√£e e garantir que o beb√™ nas√ßa com sa√ļde

Por Redação em 19/11/2020 às 09:47:35
(Reprodução)

(Reprodução)

A maioria das mulheres quando descobre que est√° gr√°vida, rapidamente marca todas as consultas médicas necess√°rias para manter controlada a sua saúde a de seu beb√™. No entanto, grande parte das gestantes se esquece ou d√° pouca import√Ęncia para o pré-natal odontológico. "A maior parte das pessoas n√£o t√™m consci√™ncia da import√Ęncia do acompanhamento do dentista durante a gesta√ß√£o. E n√£o sabem que quando a gestante tem c√°ries ou doen√ßas nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, causando danos ao feto e podendo provocar partos prematuros", afirma Paulo Zahr, dentista e fundador da OdontoCompany.

Segundo ele, o pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz para evitar que problemas de saúde bucal j√° instalados se agravem. Essa assist√™ncia também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doen√ßas. "O acompanhamento também é importante para que possamos orientar a futura mam√£e sobre os cuidados com a amamenta√ß√£o e com a saúde bucal de seu beb√™", salienta Zahr.

Vale salientar ainda que, durante a gesta√ß√£o, o corpo da mulher sofre com altera√ß√Ķes hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doen√ßas, como infec√ß√Ķes nas gengivas e c√°ries. "É importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da m√£e influencia diretamente na saúde do beb√™ que vai nascer", refor√ßa o especialista. "A periodontite, por exemplo, é uma doen√ßa grave que destrói os tecidos em volta do dente e os osso respons√°veis pelo suporte deles, o que é especialmente perigoso para as gestantes, pois as bactérias presentes na infec√ß√£o podem cair na corrente sanguínea, o que pode até acelerar o parto", explica.

Zarh explica que a gestante deve marcar a consulta com o odontopediatra o quanto antes, de prefer√™ncia até o segundo trimestre da gesta√ß√£o.

CMOC BRASIL
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios

camara de ouvidor gif 3