Na manhã desta terça-feira (19), uma nova coletiva foi convocada pela Secretaria Municipal de Saúde de Catalão, através do secretário Velomar Gonçalves Rios para anunciar a chegada das vacinas coronavac ao município. Segundo o secretário, foram destinadas 1.100 doses para essa primeira etapa, uma vez que a vacinação deve ser repetida 20 dias após, com a segunda dose.
Rios falou sobre a logística para a distribuição das dose:"Vamos começar com aqueles que estão na linha de frente, os funcionários da saúde que são 750. E as demais serão para vacinar os idosos que recidem em asilos e abrigos. Temos garantido a vacinação de 1.100 pessoas, isso entre 14 e 44 dias, onde terão recebido a primeira e a segunda dose da vacina, que inclusive, já está disponibilizada em Goiânia. E assim, somente após 10 dias essa segunda dose as pessoas vacinadas estarão imunizadas".
Outro ponto que gestor colocou de forma categorica foi sobre logística e destino das vacinas. Diante de situações delicadas de desvio de vacinas, Velomar foi enfático: "Não haverá desvio de vacina e assim de conduta de nenhum funcionário. Essas vacinas serão aplicadas conforme a determinação da Secretária Estadual de Saúde. Se uma doze for desviada, essa pessoa irá perder seu emprego e deverá ir presa por roubo. Estou garantindo isso".
De acordo com o responsável pela pasta da saúde, nessa primeira etapa não serão abertos pontos de vacinação, pois são vacinas direcionadas.
"É preciso que fique claro que não haverá pontos de vacinação. O número ainda não é suficiente, desta forma essa primeira etapa será direcionada. Os profissionais que vão fazer essa aplicação da vacina passará por um treinamento e estará aplicando em loco essas doses ou seja nas unidades de saúde e nós asilos".
E finalizou informando sobre a próxima etapa que deverá contemplar mais um grupo de pessoas: "Na próxima etapa da vacinação deverão ser vacinados aos idosos acima de 75 anos e, posteriormente, os idosos entre 60 e 74 anos. Vamos acreditar e fazer a nossa parte, enquanto a vacina ainda não está disponível para todos".