Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Cristalina: Daniel do Sindicato e Dr. Luís Otávio são incansáveis e continuam entregando benefícios a população

Infraestrutura, iluminação de ponta, renovação da frota, segurança, saúde, valorização do servidor e discursão da reabertura do turismo são os destaques dos trabalhos do mês, além de ação humanitária realizada pelo prefeito e vice do município

Por Redação em 02/05/2021 às 18:22:58
O prefeito de Cristalina Daniel do Sindicato e o vice Dr. Luís Otávio, juntos construindo um modelo administrativo inovador para Cristalina

O prefeito de Cristalina Daniel do Sindicato e o vice Dr. Luís Otávio, juntos construindo um modelo administrativo inovador para Cristalina

O mês de abril é mais um que entra para o grande legado que vem construindo o prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz - o Daniel do Sindicato (DEM). Arrojado, o gestor dribla as crises e continua com seu projeto de transformação de deu município e o progresso de sua gente.

A infraestrutura da cidade está a todo vapor com diversas obras entregues, outras sendo finalizadas e muitas em andamentos, como destaca o prefeito, em relação a importante obra da Ponte Ribeirão Topázio: "A ponte sobre o Ribeirão Topázio, mais conhecida como "Ponte do Ouro Fino", está sendo totalmente recuperada. Ela é um importante elo, por onde passam o escoamento da produção, o transporte escolar e os veículos de pequeno porte, utilizados pelas dezenas de moradores da localidade. Tudo feito com muita qualidade e também segurança na obra e entorno dela, como nas chegadas, onde todas estão sinalizadas, para evitar acidentes"


Outra área da infraestrutura a receber benéficos através de importantes obras foi a qualidade das vias de acesso na zona urbana da cidade. Todos os bairros serão beneficiados, alguns, os moradores já estão usufruindo dos benefícios e outros logo serão contemplados com o trabalho. Em suas redes sociais o prefeito comemorou as melhorias: "Toda nossa cidade receberá atenção. Estamos fazendo a pavimentação, as obras de asfaltamento, recapeamento e briqueteamento. E elas serão ininterruptas até o início das águas que acontece em novembro. Aproveito para agradecer: Obrigado a nossa equipe da garagem que estão fazendo um belíssimo serviço também de instalação de meio fio e acabamento. Assim aconteceu no bairro planalto onde foram entregues os benefícios e também o bairro Zona Sul que está recebendo um novo calçamento de qualidade com briquetes. E iremos também este ano fazer o mesmo no bairro Cristal".


Na iluminação, a cidade vem recebendo luzes de Led em todas as partes. Desta vez a entrega aconteceu no bairro Jardim Planalto. E também já foi dada a autorização e a ordem de serviço para que o mesmo trabalho na troca da iluminação por Led, aconteça no bairro Cristal.

Novas maquinas e caminhões


Diante parceria com produtores rurais de Cristalina para aquisição de máquinas e caminhões, chegaram três retroescavadeiras e uma PC escavadeira, da marca New Holland, que vão ser de grande utilidade para o município. Como a demanda da zona rural é muito grande, comboios serão formados para atender todas as regiões, pois ainda vão chegar, até o mês de junho, três motoniveladoras, seis caminhões caçamba, um caminhão pipa, um caminhão meloso (transporte de combustível) e dois carros Fiat Doblôs para apoio aos trabalhos. As máquinas que chegaram estão expostas na Praça José Adamian, ao lado do Palácio dos Cristais, e ainda não começaram a operar devido a questões puramente burocráticas e técnicas.

"É importante frisar, mais uma vez, que a ação foi possível ser realizada graças a uma parceria formalizada com o Sindicato Rural e com total apoio da Câmara Municipal." – sintetiza o gestor cristalinense

Segurança - COD

O Comando de Operações e Divisas (COD), tropa especializada que integra a PM de Goiás, é mais uma força de segurança que está chegando ao Município com total apoio da Prefeitura. O COD atua com foco nas ações efetivas de policiamento preventivo e repressivo nas divisas do Estado de Goiás, combatendo ações criminosas, como tráfico de armas, tráfico de drogas, roubo de cargas, roubo a instituições bancárias, contrabando, descaminho, entre outros.

Para sua instalação em Cristalina a Administração Municipal providenciou uma base e está oferecendo total apoio para que o efetivo policial possa fazer um grande serviço nas divisas, em prol da população, já que a cidade faz limite com municípios de outros estados. O COD chega para somar a todos os serviços de segurança que Cristalina possui: 32ª Companhia Independente da Polícia Militar, duas delegacias especializadas da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança e Conselho Comunitário de Segurança. E todos os componentes desse eixo, diga-se de passagem, têm apoio do Poder Público e são atuantes, altamente profissionais e comprometidos com a sociedade que trabalha e produz.

Saúde

Recepcionado pelo prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, e o vice-prefeito, o médico Dr. Luís Otavio Biazoto Massa, no último dia 24 de abril, o ministro da saúde, o médico Dr. Marcelo Queiroga e toda a sua comitiva vieram para conhecer o Plano Nacional de Medicina (PNT), projeto piloto que consiste em uma estratégia intersetorial e interministerial dedicada à convergência de ações e de recursos nacionais relacionados às tecnologias de informação e de comunicação (TICs) em saúde. O PNT visa contribuir para o acesso integral aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios distantes dos centros urbanos.

Na oportunidade acompanharam o atendimento da paciente Alelustania Macedo da Silva, na UBS do bairro Marajó, no distrito de Campos Lindos. A gestante de quatro meses estava fazendo o pré-natal na UBS e realizando exames de rastreio por meio de equipamentos de alta tecnologia de telemedicina. Alelustania salientou que neste momento de pandemia, a agilidade no processo de atendimento e diagnóstico foi de extrema importância para a sua saúde e a de seu bebê. "Meu primeiro atendimento foi muito rápido, passei pela triagem, me encaminharam para o médico e, em seguida para a ginecologista. Além de ser gestante, tenho outros problemas de saúde, e o suporte que estou recebendo aqui está sendo muito bom", disse, feliz.

Fluxo de Atendimento - O Programa Nacional de Telemedicina prevê um percurso do paciente desde a sua chegada à unidade até a sua saída, com máxima resolutividade. Ao chegar à UBS o paciente é atendido na recepção, onde fornece seus dados pessoais, que são inseridos na plataforma do telessaúde. Aquele que não possui cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) consegue fazê-lo na recepção e ter impresso seu Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do SUS, uma vez que o sistema está integrado.


Após esse cadastro inicial o paciente é direcionado para a sala de triagem, onde é recepcionado por uma técnica de enfermagem capacitada para realizar a triagem com o equipamento CNOGA, que avalia, em aproximadamente um minuto e meio, 17 parâmetros vitais, entre eles a frequência cardíaca, pressão arterial e saturação de oxigênio. Com essa avaliação o paciente é encaminhado para o médico, de acordo com a sua classificação de prioridade.

Já no consultório médico o paciente é avaliado e tem sua conduta conforme os protocolos estabelecidos. Caso haja a necessidade de alguma consulta mais especializada, o projeto conta com a participação inicial de cinco especialidades: a telecardiologia, que disponibiliza um eletrocardiograma; a teledermatologia, com a utilização de um dermatoscópio; a telepediatria, a telepsiquiatria, e a teleoftalmologia, que utiliza um retinógrafo.

O paciente também tem acesso a exames laboratoriais, os quais são realizados instantaneamente com o equipamento HILAB, que disponibiliza exames de glicemia, BHCG, hepatite B, hepatite C, COVID-19, função renal, hemoglobina glicada, VDRL (sífilis), HIV, toxoplasmose, perfil lipídico, dengue, zika, PSA, TSH e vitamina D.

De acordo com a médica Livia Marcacini, coordenadora do projeto na UBS de Cristalina, alguns desses exames demoravam para ser realizados e outros, como o de vitamina D, não estavam disponíveis na região. Lívia também destaca os benefícios da teleconsultoria para a unidade de saúde. "Os encaminhamentos às especialidades diminuíram em aproximadamente 20%, contribuindo para economia, melhor resolutividade das queixas e maior satisfação da população", ressaltou.

O projeto já tem se expandido no município, contando com 14 unidades básicas de saúde, que já passaram pela fase da capacitação e apenas aguardam a chegada dos equipamentos para funcionarem integralmente com o Programa de Telemedicina.

Operacionalização - A operacionalização do PNT provém de uma convergência de ações que estão sob a responsabilidade de diferentes ministérios, numa agenda programática única, com governança e gestão compartilhadas. Junto com o Ministério da Defesa participam do programa mais sete ministérios: da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Saúde; das Comunicações; da Educação; da Cidadania; da Economia e de Minas e Energia.

O PNT é centrado no paciente do SUS e no seu acesso a serviços de saúde a partir de uma agenda integrada de saúde digital. Para isso, são utilizadas tecnologias que viabilizam a execução desses serviços em diversas áreas de telessaúde e telediagnóstico previstas no Programa. Assim, para o seu desenvolvimento são necessárias melhorias na infraestrutura dos estabelecimentos de saúde, como acesso à banda larga de internet, dispositivos tecnológicos e digitais e energia elétrica onde não tenha, priorizando a geração de energia alternativa.

Além disso, para implantação e operacionalização do Programa, é preciso realizar a capacitação técnica de profissionais das áreas de saúde e de tecnologia.

Tudo isso já foi realizado na UBS de Marajó, que atende uma população de cerca de 15 mil pessoas e está a 385 quilômetros de Goiânia. O projeto piloto, segundo o secretário de saúde de Cristalina, Ednardo Gonçalves Ribeiro, já se mostra um instrumento eficaz na melhoria da qualidade do atendimento de saúde da população, na redução de custos e do tempo de deslocamentos. "A otimização de tempo e recursos é inquestionável. Nós mandávamos vários pacientes para realizar exames e consultas em outros municípios e, agora, estão sendo realizados aqui, com muita qualidade", ressalva o gestor da pasta da saúde.

Já estão funcionando as especialidades de teleoftalmologia, telepediatria, telecardiologia, teledermatologia, teleginecologia e telepsiquiatria. De acordo com o gerente do Programa, general Marco Antônio Martin da Silva, ex-comenadante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, situada em Cristalina, essas especialidades foram levantadas com a expertise do trabalho realizado nas missões interministeriais que levaram assistência médica especializada às comunidades indígenas, que vivem em locais de difícil acesso e distantes de grandes centros. "Nossa experiência nas fronteiras mostrou a carência de algumas especialidades de extrema importância nesses locais distantes e vulneráveis. A falta de um profissional de gineco-obstetra faz com que não seja realizado, por exemplo, um pré-natal, o que pode acarretar vários problemas tanto para a mãe quanto para a criança, e até mesmo levar a óbito", explica o General.

Ministro se impressiona e faz consulta - Marcelo Queiroga realizou uma consulta com um oftalmologista que estava em Goiânia, mostrando que médicos especialistas podem atender de qualquer parte do País. "Esse é o modelo de unidade básica de saúde que o Governo Federal quer fazer acontecer, onde são possíveis vários tipos de especialistas chegarem a regiões longínquas", disse o ministro, enquanto ouvia as explicações de Martin sobre o programa. "Esse é um tipo de projeto que o Brasil precisa, porque se destina a comunidades que não têm acesso fácil à saúde. O Governo é um só e tem interesse em estar próximo das comunidades carentes", destacou.

O general Martin informou ao ministro que Cristalina foi escolhida por ser um município territorialmente grande, por estar próximo de Brasília e pela acessibilidade do prefeito Daniel, que abriu as portas desde o início para o projeto. Impressionado com a explanação do gerente e a importância do projeto, Queiroga ressaltou: "O paciente chega é aqui, nas unidades básicas, e é por isso que o Governo do presidente Jair Bolsonaro desde o início dá prioridade para as atenções primárias da saúde. Com este projeto abrangente, vamos chegar em locais distantes e até inacessíveis para tratar da saúde de quem mais precisa".

UPA e agradecimentos - O prefeito Daniel aproveitou a oportunidade e reforçou junto ao ministro o pedido protocolado no dia 19 de fevereiro, quando da primeira visita técnica que foi feita em Campos Lindos, solicitando a construção de uma UPA no distrito. Queiroga se mostrou receptivo e disse que o processo está andando, enquanto o prefeito fez questão de agradecer, mais uma vez, não somente ao ministro da saúde, mas também a todos os envolvidos neste grande projeto.

"Primeiramente agradeço ao nosso presidente Jair Bolsonaro, que permitiu que esse projeto fosse testado e começasse por Cristalina. Estamos orgulhosos porque esta iniciativa vai servir de modelo para o País, por isso que desde o início oferecemos o apoio necessário ao desenvolvimento da ideia. Obrigado ao ministro Marcelo Queiroga, aos outros sete ministérios envolvidos, ao general Martin e a equipe de saúde de Cristalina, que não mediu esforços para que pudéssemos chegar até aqui", salientou Daniel.

Seguindo a mesma linha o vice-prefeito Luís Otavio agradeceu e elogiou a equipe local da saúde. "A iniciativa prosperou aqui em Cristalina pela dedicação da equipe e pela estrutura disponibilizada. Logicamente temos que enaltecer e agradecer ao presidente e aos ministros antes de mais nada, mas é preciso salientar que a equipe abraçou o projeto integralmente para fazê-lo desenvolver e beneficiar a população. Não tenho dúvidas de que o que realizamos em Campos Lindos, vai servir de modelo para o Brasil inteiro", afirmou.

Presenças ilustres - Fizeram parte da comitiva, além de Queiroga, o ministro do turismo, Gilson Machado Neto, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e o general Manoel Pafiadache, dentre outros. Representando a Secretaria Estadual de Saúde participou Renato Alves, superintendente de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Reconhecimento - Importante destacar na atuação para a avaliação e implantação do projeto na UBS de Marajó, além dos nomes já citados, as enfermeiras Natália Dyeinin Gomes Pereira (coordenadora), Núbia Grazielle P. dos Santos e Samuel Francisco Mendes; as técnicas em enfermagem Sueli Alves da Costa Santos, Queila Cristina Torres Frazão e Mariana Coutinho; e as recepcionistas Aline Barbosa dos Santos Dantas e Maria Rosa Alves de Souza.

Humanização

Ainda durante o mês de abril, nas festividades da páscoa, o gestor acompanhado de seu vice Dr. Luís Otávio fez uma ação que virou destaque pela grandeza e da sensibilidade dos gestores. Em um momento de instabilidade, insegurança e distanciamento social trazido para a nova realidade, nesse período da pandemia da covid-19, os gestores foram levar atenção e carinho em forma de saborosos ovos de chocolates, aos trabalhadores de duas áreas da linha de frente nessa pandemia: os profissionais de saúde e também os funcionários do Cemitério responsáveis pelos sepultamentos das vítimas do terrível doença que já ceifou dezenas de vidas na cidade.

"Começamos as entregas dos ovos de Páscoa ao pessoal responsável pela abertura das covas e pelos sepultamentos. Como tantos outros profissionais, eles estão na linha de frente, expostos ao vírus e executando uma árdua tarefa com zelo e dignidade. Para se ter uma ideia, o local já recebeu 52 enterros de vítimas da covid em menos de um ano. O mesmo fizemos com a equipe da Unidade de Pronto Atendimento - UPA com a mesma finalidade: acreditamos que este pequeno gesto, tem um grande simbolismo de reconhecimento e gratidão por todos que estão envolvidos diretamente no combate ao coronavírus, independente da função".

E acrescentou ainda sobre a importância dos profissionais: "Em nome deles, que de uma forma ou de outra estão na linha de frente de enfrentamento à covid-19, em nossa cidade, desejamos dias de muita saúde".

Valorização dos servidores


Em comunicado feito no dia 29/4, em reunião entre o Poder Executivo local e vereadores que dão sustentação à gestão municipal. No encontro ficou estabelecido apoio ao projeto de lei que será encaminhado à Câmara nos próximos dias. Foi consenso entre os participantes da reunião que a iniciativa é uma maneira de recompensar os servidores pelo esforço que cada um tem feito em suas atividades, principalmente durante a pandemia.

De acordo com medidas de contenção de despesas e congelamento de salários de servidores em todos os níveis, aprovadas pelo Congresso Nacional através do chamado "teto de gastos", não se pode conceder reajuste além do índice inflacionário, pois isso acarretaria percas para a municipalidade. A grande maioria dos municípios, é bom frisar, não conseguirá oferecer nem o índice da inflação aos seus funcionários.

A verdade é que, em Goiás, Cristalina é uma das primeiras cidades, se não a primeira, a fazer tal anúncio em benefício dos servidores, fato que se tornou possível graças ao ajuste financeiro e ao equilíbrio fiscal realizado pela gestão.

Fomentação do turismo com medidas restritivas


Foi realizada na manhã do último dia 28 de abril, uma reunião entre membros do Comtur, o prefeito Daniel Sabino Vaz e o secretário municipal de turismo, Eliézer Bispo. Com a presença do presidente do Conselho, Eduardo Fernandes, de Willian Souto e Célio Cintra, os principais assuntos discutidos no encontro, dentre outros, foram a criação do Fundo Municipal de Turismo e da Zona de Interesse Turístico (ZIT), além da retomada das atividades do setor, que acontecem já no próximo final de semana, com a reabertura do Adventure Park (Pedra Chapéu do Sol e Lagoa dos Cristais) e o Balneário das Lajes.

Lembrando que haverá limites para a reabertura, de acordo com o novo decreto municipal publicado hoje, e que todas as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias devem ser cumpridas por todos.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários