Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiânia inicia vacinação de pessoas com comorbidade

Por Redação, Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde em 04/05/2021 às 13:30:35

Com a chegada do primeiro lote de vacinas da Pfizer, a prefeitura de Goiânia continua avançado na vacinação contra a Covid-19, agora com a ampliação de 12 para 24 pontos de aplicação do imunizante. Com a expectativa de finalizar a vacinação de idosos acima de 60 anos, até sexta-feira, a Secretaria Municipal inicia nesta quarta-feira, 5, o grupo com comorbidade, conforme anunciou o titular da pasta, Durval Pedroso, em entrevista à imprensa.


"Nós expandimos de 12 para 24 pontos de vacinação, e pretendemos, até o fim desta de semana, finalizar a vacinação de todas as pessoas com idade acima de 60 anos. Dentro da expectativa que nós temos das campanhas anteriores contra Influenza, bem como os dados demográficos que nós temos, seguimos em frente, e, paralelamente, já iniciaremos nesta quarta-feira a vacinar o grupo com comorbidade.


Durante a coletiva, Durval Pedroso explicou os procedimentos necessários que as pessoas com comorbidade devem apresentar no ato de vacinação, relacionando algumas doenças definidas pelo Plano Nacional de Imunização, como hipertensão arterial severa e diabetes, entre outras.


Podem ser vacinadas, nessa primeira fase, pessoas acima de 18 anos com Síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidade e pessoas com deficiência, caracterizada como permanente, desde que estejam cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos; e portadores de doenças renais crônicas em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos.


Conforme o Plano, a segunda fase terá início após a conclusão da primeira, com vacinas destinadas a pessoas com outras comorbidade definidas pelo Ministério da Saúde, de acordo com a faixa etária de maneira decrescente; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas, independente de condições pré-existentes.


O secretário municipal de Saúde ressaltou a importância de se levar os documentos necessários na hora da vacinação, a exemplo da identidade, comprovante de endereço, documento que ateste que a pessoa faz parte do grupo de prioridades dessa fase de vacinação, conforme o Plano Municipal de Imunização, que segue o estadual e o nacional


GRUPO DA PRIMEIRA FASE

• Gestantes e puérperas com comorbidades que tenham 18 anos ou mais;

• Pessoas com síndrome de Down que tenham 18 anos ou mais;

• Pessoas com doença renal crônica em processo de diálise e que tenham 18 anos ou mais;

• Pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) que tenham 55 anos ou mais;

• Pessoas com comorbidades que tenham 55 anos ou mais;



Postos de vacinação (por agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas)


· Distrito Leste

Upa Novo Mundo

Upa Chácara do Governador


· Distrito Sudoeste

CSF Residencial Itaipu

Ciams Novo Horizonte


· Distrito Noroeste

CSF Boa Vista

CSF Novo Planalto


· Distrito Norte

CSF Jd Guanabara I


· Distrito Oeste

CSF São Francisco

CSF Vera Cruz II


· Distrito Sul

UPA Jd América


· Distrito Campinas-Centro

CSF Leste Universitário

CS Cidade Jardim

Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários