Nesta segunda (26/7), com a presença do presidente da Goinfra, Pedro Sales, do deputado federal José Mário Schreiner (Zé Mário), do deputado estadual Wilde Cambão e produtores rurais, a Gestão Municipal de Cristalina realizou uma visita ao Complexo Pedra Chapéu do Sol para dar início às tratativas da pavimentação asfáltica da GO-309, que liga Cristalina até o limite com a Cidade de Unaí-MG.
Para este fim foi composta uma comissão de produtores rurais, presidida por André Figueiredo, que tem como membros Reinaldo Figueiredo, Renato Junqueira, Eduardo Fernandes, Arno Zoboli, Paulo Carvalho e Silvio Saggin. Esta comissão está viabilizando a elaboração do projeto da pavimentação e a empresa Queiroz Almeida foi a escolhida para levantar os dados técnicos e topográficos dos 33 quilômetros da rodovia estadual que tem tráfego intenso durante todo ano.
O prefeito Daniel Sabino Vaz - Daniel do Sindicato, o vice-prefeito Luis Otavio B. Massa, e os vereadores Jean Eustáquio, Gilmarzinho, Marquim da Feira, Eduardo do São Bartolomeu e Pablo Magela recepcionaram a comitiva em frente ao Palácio dos Cristais, de onde se deslocaram até à Pedra Chapéu de Sol, monumento que é uma das sete maravilhas do estado de Goiás. Presidente do Comtur e proprietário da RPPN que abriga o patrimônio natural, Eduardo Fernandes (Duda) deu as devidas explicações sobre a formação rochosa e ainda apresentou a Lagoa dos Cristais, que contém vários encantos sobre o mineral que deu origem a Cristalina.
Em ambiente preparado para uma reunião de trabalho com representantes de vários segmentos do município, o produtor Reinaldo Figueiredo falou em nome da comissão e deixou expresso o intento de todos da região, ressaltando a importância do primeiro passo: a assinatura do contrato para a confecção do projeto da pavimentação asfáltica, feita durante a reunião.
Zé Mário e Wilde Cambão parabenizaram Daniel e os produtores pela união, enfatizando que além de boas ideias é preciso ter ações para se alcançar os objetivos junto ao Governo do Estado. E a iniciativa do projeto, por parte da Prefeitura e da comissão, é um ponto fundamental para que os demais passos sejam dados.
Daniel do Sindicato agradeceu a presença das autoridades estaduais e destacou o potencial econômico do município, responsável por uma produção agrícola de qualidade e detentor de belezas naturais inconfundíveis. Ele também explicou aos presentes que a cidade está cada dia mais credenciada para o crescimento, com oferta de energia, a chegada de novos empreendimentos e a diversificada produção rural por meio de agricultores altamente tecnificados, fato que por si só justifica o pleito da pavimentação da GO, pois é uma obra que trará mais progresso para Cristalina e Goiás.
O Gestor Cristalinense solicitou ao presidente Pedro Sales que, durante a confecção do projeto, disponibilize um nome ou uma equipe da Goinfra para o devido acompanhamento, com o objetivo de contribuir no estudo da obra, que deve ser feito obedecendo as normas técnicas que o Estado aplica na construção das rodovias.
Ao final, Pedro Sales, Zé Mário e Cambão foram presenteados, cada um, com um belo cristal e um exuberante quadro da pedra Chapéu do Sol.
A partir deste encontro, o setor produtivo local se comprometeu com a elaboração do projeto de engenharia da obra, o que pode agilizar a conquista de mais essa infraestrutura fundamental para nosso Estado.
Vale o registro das presenças do presidente do Sindicato Rural, Alécio Maróstica; presidente da Acaic, Airton Arikita; presidente da Irrigo, Luiz Carlos Figueiredo; produtor rural de Unaí, Felipe Werlang Siqueira, representante dos produtores daquele município; engenheira Fernanda, da Queiroz Almeida; ex-deputado federal Euler de Moraes; produtores rurais Dario Turra, Albino Perim e Márcio Braga, dentre outros.
Fonte: Com Informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina