Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Anhanguera promove 1º mutirão do 2° Semestre de 2021 de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

A ação preventiva e educativa de combate a dengue teve envolvimento das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Transportes, Obras e todo apoio do prefeito Marcelo Paiva

Por Redação, Carlos Duarte em 21/08/2021 às 13:36:34
Equipes que participaram do 1º Mutirão e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Equipes que participaram do 1º Mutirão e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Anhanguera através das Secretarias: de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Transportes e Obras realizaram, nesta última sexta-feira (20/08), o 1º mutirão do 2° Semestre de 2021 de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. As equipes da Vigilância Epidemiológica (VE) e agentes comunitários de saúde também participaram da atividade preventiva e educativa em toda a cidade de Anhanguera.

Durante a visita orientam-se os moradores quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. No "casa a casa" os participantes da atividade conversam com moradores e falam sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, evitando deixar água parada em recipientes dentro e fora de casa.

O prefeito Marcelo Paiva destacou que é extremamente importante a colaboração da população, retirando para fora de seus quintais entulhos, galhos, móveis velhos e todo tipo de lixo que possa servir de criadouro para o mosquito aedes aegypti. A Prefeitura auxilia com maquinários e vários caminhões foram disponibilizados para a retirada do material.

De acordo com o secretário de saúde, Dr. Lucas Miranda Guimarães, as ações educativas incluem conversa com a população para distribuição de materiais e orientações de combate ao mosquito e retirada de criadouros e vistoria de estabelecimentos comerciais e residenciais. O objetivo é baixar o índice de infestação do mosquito para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças." - sintetiza o gestor da área de saúde anhanguerino.

Para a secretária de Meio Ambiente, Adelaine Meira da Costa, o monitoramento é uma ação importante no combate a proliferação do mosquito. "O acúmulo de lixo e recipientes com água são sempre os principais problemas encontrados nas residências. A população se descuida um pouco e nossas equipes estão encontrando muitos locais propícios à reprodução da larva transmissora do mosquito Aedes aegypti. Além da retirada de lixos e da fiscalização, os participantes procuram conscientizar a população do quanto é importante se preocupar com os cuidados básicos", afirmou a secretária de Meio Ambiente.


Dr. Lucas Miranda diz ainda que os mutirões devem continuar em períodos mais contínuos, envolvendo diversas pastas da administração. "Com essas mobilizações, a equipe de controle de vetores pretende mostrar que a união de todos, poder público e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito. Esse período é considerado critico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O período de calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação", pontua o secretário de saúde.


O secretário de Transporte e Obras, Victor Mateus destacou que o mutirão, que além da dengue previne também a infestação de caramujo africano, vai ser estendido às outras localidades. "O propósito que o prefeito Marcelo Paiva e o secretário de saúde Lucas Miranda Guimarães nos passou é para fazermos uma varredura, e vamos fazer ", explicou ele.

Orientações gerais para a população

– Mantenha a limpeza de calhas e lajes

– Garrafas e latinhas vazias devem ser embaladas para recolhimento

– Acondicionar pneus velhos em locais cobertos

– Verifique pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, baldes, regadores, bandejas de geladeira, bebedouros de animais, latas, frascos plásticos, entre outros objetos que podem acumular água

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Campanha Detran Maio Amarelo Maio 1 2024