Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Una Catalão oferece atendimentos gratuitos para a comunidade no dia 20 de novembro

No dia, também haverá o lançamento do Projeto Calçada Itinerante que coloca em destaque a importância da acessibilidade urbana

Por Redação, Carlos Duarte em 12/11/2021 às 23:00:10

Unindo as áreas da saúde, veterinária, ciências sociais e também visando reforçar a necessidade de garantir mobilidade urbana a pessoas com algum tipo de deficiência ou não, a Una Catalão, que integra o ecossistema Ânima Educação, promove no dia 20 de novembro, das 08h às 12h, o Una Ajuda. A iniciativa oferecerá atendimentos gratuitos à comunidade em diferentes áreas, e o público também conhecerá a Calçada Itinerante, projeto que busca estimular a conscientização sobre acessibilidade. O encontro acontece na Praça Getúlio Vargas, localizada no Setor Central de Catalão, e para participar basta comparecer ao local durante o horário do evento.

Para atender às diversas necessidades da comunidade, promovendo um momento inclusivo e diverso, foram preparados sete atendimentos que serão comandados por alunos da Una Catalão, sob a supervisão direta dos professores responsáveis. Confira os serviços que serão oferecidos:

  • Conscientização sobre o Dia da Consciência Negra

O sábado, 20 de novembro, é marcado pelo Dia da Consciência Negra desde o ano de 2003, e para difundir informações sobre a data e discutir questões de inclusão, diversidade e cultura negra, alunos e professores prepararam materiais informativos que serão apresentados ao público durante o Una Ajuda.

  • Orientação sobre carreira profissional

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cresce a necessidade de uma preparação adequada para se destacar entre os concorrentes em um processo seletivo. Por isso, o público receberá dicas sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego e como estruturar um currículo, podendo esclarecer eventuais dúvidas com os alunos e professores.

  • Aferição de pressão

Um dos atendimentos de saúde que serão oferecidos é a aferição de pressão. O público poderá checar a pressão sanguínea e receberá orientações sobre como garantir o bem-estar.

  • Teste de Glicemia

Outro serviço na área de saúde, será o teste de glicemia, que será ofertado para a população em geral, que também receberá informações sobre doenças como diabetes, e suas consequências.

  • Orientações sobre adoção responsável de cães e gatos

A Organização Mundial da Saúde estima que existam no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, e segundo a Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados, o abandono de pets durante a pandemia chegou a 70%. Durante o Una Ajuda, professores e alunos do curso de medicina veterinária vão comandar um bate-papo com informações e orientações sobre a adoção responsável de cães e gatos, com dicas e recomendações sobre como garantir o bem-estar dos companheiros.

  • Como confeccionar móveis de pallet

Para aqueles que querem empreender na área de móveis, e ainda investir na sustentabilidade, um dos atendimentos contará com dicas e instruções sobre como construir cadeiras, mesas e bancos com pallets, estruturas feitas de madeira, compensado, plástico ou metal, e que são popularmente utilizados por empresas e indústrias para transporte de materiais.

  • Orientação sobre consumo de energia

No dia 31 de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, anunciou uma nova bandeira tarifária chamada "bandeira tarifária de escassez hídrica", em que 100 quilowatts-hora (kWh) passam a custar R$14,20. A alta nos preços pesam no bolso do brasileiros, e durante o Una Ajuda, a população contará com dicas práticas sobre como economizar na conta de luz.

Projeto Calçada Itinerante será lançado durante o Una Ajuda, no sábado (20/11)

Diversas cidades brasileiras possuem graves problemas de acessibilidade. Muitos espaços possuem uma infraestrutura comprometida, ou não possuem nenhum tipo de adequação para garantir que a comunidade possa se locomover de forma apropriada e segura. Diariamente pessoas, com algum tipo de deficiência ou não, enfrentam dificuldades para se deslocar e o Projeto Calçada Itinerante chama a atenção para a necessidade de medidas de acessibilidade No dia 20 de novembro, o público também conhecerá esta iniciativa, que após ser apresentada aos participantes no Una Ajuda, será instalada na sede da Una Catalão, localizada na rua Professor Paulo de Lima, número 100, onde ficará exposta e aberta à utilização para vivência prática até o dia 30, das 18h às 21h.

Para permitir a vivência das dificuldades de locomoção, na Calçada são feitas simulações de trajeto com buracos, inclinações e outros obstáculos. Esta ação é pautada nos pilares de empregabilidade, inclusão e diversidade, que são parte essencial da Una.

O gerente da Una Catalão, Luiz Gustavo Rodrigues Cardoso, explica o objetivo das ações do dia 20. "Queremos continuar trabalhando para unir nossos acadêmicos e docentes com a comunidade, construindo um intercâmbio de informações, e também de apoio e inclusão. Estando em contato com as demandas da população, nossos estudantes colocam em prática o que aprendem dentro de sala de aula e chegam ao mercado de trabalho muito mais preparados. Há 60 anos, a Una atua pautada na empregabilidade, empresabilidade, acesso e inclusão e vamos seguir reforçando estes pilares em ações como o Una Ajuda e o Projeto Calçada Itinerante", pontuou.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da GA Comunicação

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários