Na manhã desta quarta-feira (27/04), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauver Vieira, acompanhado dos deputados estaduais e do governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Socais (GPS), Gracinha Caiado, inauguraram oficialmente a nova sede da Alego, o Palácio Maguito Vilela, localizado no Park Lozandes, em Goiânia.
O prédio está em funcionamento desde março, e é onde são realizadas as sessões ordinárias, extraordinárias, reuniões de comissões e atividades administrativas do legislativo estadual.
"Nada nos orgulha mais do que vermos a boa utilização do dinheiro público e termos agora a casa do povo com essa arquitetura moderna e atual", disse Caiado.
Ao lado do presidente da Alego, Lissauer Vieira, o governador acompanhou a entrega da galeria dos ex-presidentes e o descerramento da placa em homenagem aos 41 deputados da 19ª Legislatura.
Na sequência, os participantes do evento percorreram as instalações do novo prédio. "A casa é digna de seu povo, projetada para dar agilidade aos parlamentares, recepcionar lideranças e pessoas que venham de qualquer canto de Goiás", completou o governador.
"Esta obra fica para a história. O parlamento representa cada município do Estado de Goiás, com homens e mulheres pautando matérias que vão impactar a vida da população com equilíbrio e moderação, sempre buscando o melhor pra sociedade", disse Lissauer. Ainda, o presidente da Alego agradeceu aos servidores e colaboradores que se empenharam para a construção do prédio. Uma placa será confeccionada com o nome de cada um que "assentou um tijolinho aqui e contribuiu para a democracia de Goiás", disse o deputado.
Homenagem
A denominação do novo prédio presta homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, que morreu em janeiro de 2021, vítima de complicações da Covid-19. Durante o evento, foi inaugurado um busto do líder político goiano, instalado em frente à entrada principal da Casa Legislativa.
Representando a família de Maguito, Vanessa Carvalho Vilela, ao lado do ex-deputado Daniel Vilela, falou da honra de ter o nome do pai na nova sede da Alego.
"Nada mais emblemático e significativo que esta homenagem, com seu nome batizando a casa do povo, onde ele se projetou para Goiás e para o Brasil".
Novo prédio
A nova estrutura tem mais de 44 mil m² de área construída e está equipada, entre outros itens, com salas de comissões e de reuniões; gabinetes para os deputados estaduais e estacionamento com mais de 1.000 vagas. A galeria tem capacidade para receber 200 pessoas e o auditório, 600 pessoas. O Palácio Maguito Vilela também possui área para atendimento de saúde, Escola do Legislativo e restaurante-escola. A construção da nova sede teve início em 2005.
"É uma grande satisfação ter hoje a Assembleia, o grande espaço do nosso Estado, ao lado do Paço Municipal", disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Integrante de chapa eleitoral na disputa pela prefeitura, o prefeito relembrou a brilhante trajetória de Vilela: "Maguito marcou Aparecida e, com certeza, marcaria Goiânia também".
Rogério fez elogios ao ex-governador e disse que lamenta não ter tido a oportunidade de aprender mais com ele na prefeitura. Os dois foram eleitos na mesma chapa para administrar Goiânia, em outubro de 2020, mas Maguito faleceu em janeiro de 2021.
"Aprendi muito com Maguito Vilela, durante os meus dois mandatos de vereador e no começo da campanha para prefeito", afirma Rogério Cruz. "Ele me ensinou que os homens públicos devemos sempre colocar o cuidado para com as pessoas como prioridade. É uma lição que pratico desde o primeiro dia da nossa gestão", ressalta.
O prefeito diz que tomou a decisão de ampliar os investimentos em inclusão social, saúde e educação com base em compromissos que ele e Maguito assumiram na campanha.
"Com a boa equipe que temos na Prefeitura de Goiânia, vamos cumprir, ao longo do mandato, todo o plano de governo anunciado por ele. E guardarei as suas palavras e ensinamentos", completa o prefeito, emocionado.
Rogério lembrou que a Prefeitura de Goiânia contribuiu para que a Assembleia Legislativa hoje inaugurasse a nova sede. Em 2001, a administração municipal cedeu a área em que o prédio foi construído. "Foram anos de trabalho árduo, caracterizado pela força de vontade em realizar o melhor para os goianos", pontua.
Assembleia vizinha ao Paço
Rogério Cruz brincou com o fato de a Assembleia Legislativa agora funcionar a poucos metros do Paço Municipal, onde estão alguns dos principais órgãos da prefeitura, e prometeu visitar sempre os deputados para apresentar demandas de interesse dos goianienses: "Agora somos vizinhos".
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos França, a inauguração é um marco para a democracia goiana. "Com essa nova sede, a casa de leis poderá atender melhor a população e prestar ainda melhor serviço a Goiás", disse França.
Para Lissauer Vieira, a nova sede é uma conquista para todos os goianos, já que ao longo de quase dois séculos, finalmente o Parlamento goiano possui uma sede própria e um espaço à altura dos mais de 7 milhões de goianos, com estrutura adequada para receber a população que visita a Casa de Leis diariamente. "O grande objetivo dessa nova Casa é ser um local digno para os cidadãos, afinal, esse prédio é um patrimônio público, construído em nossa gestão, mas executado para o povo. Nós somos passageiros no Poder Legislativo, mas trabalhamos para garantir a conquista para os goianos, que são, de fato, os grandes beneficiados."
Estiveram presentes à inauguração da nova sede da Alego os desembargadores Anderson Máximo e Itamar Lima; o procurador-geral de Justiça Aylton Vechi; o defensor público-geral em exercício, Tiago Fernandes e o corregedor-geral do Tribunal de Contas de Goiás, Sebastião Tejota. Ainda, compareceram a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita de Lima; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox e o presidente da Federação do Comércio de Goiás, Marcelo Baiochi.