Camara Municipal de Cumari Institucional
Sistema FAEG-Ao seu lado sempre que precisar
Campanha Sorriso Saude Topo FMS Anhanguera
Demae Caldas Novas Junho 2022 970 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Topo

4ª Edição do PROCENA começa nesta quinta, 9

Evento de alcance internacional debate acessibilidade em produções cênicas e conta com diversas apresentações artísticas em sua programação

Por Redação em 09/06/2022 às 16:40:13
Produção em Cena é um evento bienal realizado em Goiânia (GO) com alcance internacional (Reprodução/Assessoria)

Produção em Cena é um evento bienal realizado em Goiânia (GO) com alcance internacional (Reprodução/Assessoria)

De 09 a 11 de junho de 2022 será realizada a 4ª edição do PROCENA - Produção em Cena. Esta edição terá uma programação gratuita e diversa, com webinários, atividade formativa, lançamento de livros, Festival de Slam Surdo e apresentações dos espetáculos Maria Grampinho; Dalí; Tranças; e Contos, cantos e Otras Cositas Mas.

O tema central do evento é "Poéticas Teatrais e Acessibilidade", que continua os diálogos sobre inclusão e acessibilidade em produções teatrais. Assim, a programação tem como foco promover trocas de experiências e aprendizados com artistas e pesquisadores de várias regiões do país.

A programação será realizada em formato híbrido, mas sua maior parte é no ambiente digital. O coordenador geral do evento, Thiago Santana, afirma que "o formato híbrido permite um maior alcance das pessoas participantes, mesmo que distantes fisicamente". Desse modo, a reflexão sobre inclusão e acessibilidade nas produções cênicas também são pautadas pela facilidade de acesso por meio das plataformas digitais, nas quais não há limitações ou distâncias geográficas. "Nessa edição teremos a oportunidade de compartilhar produções e as formas que os artistas goianos têm pensado e criado espetáculos cênicos com recursos de acessibilidade", acrescenta Thiago Santana.

Essa edição é realizada com apoio e recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura, do Governo de Goiás e da Secretaria de Cultura de Goiás.


ESPETÁCULOS

No dia 09 de junho, às 20 horas, será transmitido o espetáculo Maria Grampinho, do Grupo de Teatro INAI, no canal do PROCENA no Youtube. O espetáculo é animado com música e dança e conta a história da icônica Maria Grampinho, personagem famosa da cidade de Goiás. Ela é uma mulher negra e vive perambulando pelas ruas da antiga capital com uma trouxa na cabeça, trezentos grampos brilhantes no cabelo, setes saias e botões e na trama deixa algo mistério não revelado que mexe com a imaginação de todos. O espetáculo Maria Grampinho contará com recurso de legendagem, audiodescrição e tradução em Libras.

O espetáculo Dalí, da Cia. Benedita de Teatro, será exibido no dia 10 de junho, às 20 horas, no canal do PROCENA no Youtube. A obra exalta a figura do artista Salvador Dalí e suas ideias extraordinárias, num misto de desordem, tormentos, amores e afetos. A apresentação do espetáculo Dalí contará com Tradução em Libras.

No 11 de junho serão apresentados os espetáculos Tranças, do Teatro Destinatário, e "Contos, Cantos e Otras Cositas Mas", do Projeto Otras Cosistas Mas, às 15 horas e 18 horas, respectivamente, também do canal do PROCENA no Youtube.

Tranças narra o sonho da pequena Bintou, que vive numa aldeia em Moçambique, e que o seu grande sonho é ter tranças como todas as mulheres de sua família, mas em sua tradição as tranças são permitidas somente as mulheres adultas e Bintou é ainda uma criança. Até que em um dia de festa na aldeia, Bintou com um ato de bravura e coragem salva duas crianças de sua vizinhança e por seu ato heróico merece um prêmio. A apresentação terá Tradução em Libras, audiodescrição e legendas.

Contos, Cantos e Otras Cositas Mas é uma narrativa audiovisual inclusiva que brinca com a imagem, a linguagem e os sinais, seja para ouvintes ou não. Três atrizes inspiram-se em narrativas brasileiras, ameríndias e latino-americanas para contar e cantar nossas origens. O espetáculo conta com tradução em Libras.


AÇÕES FORMATIVAS

No evento também estão previstas atividades formativas que são importantes para a reflexão e prática de acessibilidade comunicacional em espetáculos cênicos. O evento conta com dois Webinários, um discute sobre a Acessibilidade em Cena e outro aborda a Consultoria de Acessibilidade na Produção Cênica, nos dias 09 e 10 de junho, respectivamente.

O debate sobre Acessibilidade em Cena conta com a contribuição de Jefferson Fernandes Alves, Thiago Cerejeira e Catharine Moreira e mediação de Fátima Eugênio. Para discutir sobre Consultoria de Acessibilidade na Produção Cênica estarão presentes os artistas Hélio Martins, Thiago Santana e Sarah Melgaço, com mediação de Tálita Azevedo. Os Webinários serão realizados no Canal do PROCENA no Youtube, sempre às 10 horas, e os participantes receberão certificados.

Nos dias 09 e 10 de junho, das 14h às 18h, será realizada a oficina Criação Cênica Acessível, no Centro Cultural UFG. A atividade será ministrada pelo ator, diretor teatral e coordenador geral do PROCENA, Thiago Santana, e tem por objetivo estimular a criação e composição de espetáculos teatrais com recursos de acessibilidade. A inscrição na oficina é gratuita e terá certificação para os participantes.


LANÇAMENTO DE LIVROS E FESTIVAL DE SLAM

No dia 11 de junho a programação segue com a Live de Lançamento dos Livros Maria Grampinho, de autoria de Thiago Santana e Tereza Bicuda, de autoria de Renata Ghizzi. A atividade será às 09 horas no Canal do PROCENA no Youtube. Em seguida, às 11 horas, será realizado o Festival de Slam Surdo, com o protagonismo dos Poetas das Mãos, também com transmissão pelo Youtube.


Comunicar erro
Campanha Dengue Julho 2022 Saude Davinopolis

Comentários

Convite Camara de Goiania Junho 2022