Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Cumari: Em sessão especial, Câmara entrega titulos de cidadania cumarina

Por Redação, Carlos Duarte e Fotos: Lucas Machado em 25/06/2022 às 14:08:04
Os parlamentares e o Assessor Juridico Dr. Edilson junto aos novos cidadãos cumarinos

Os parlamentares e o Assessor Juridico Dr. Edilson junto aos novos cidadãos cumarinos

A Câmara Municipal de Cumari promoveu uma noite de homenagens para entrega de Títulos de Cidadãos Cumarinos, no último dia 21 de junho. A sessão solene, presidida pelo vereador Adelino Florisbelo da Silva Júnior, foi realizada com a presença dos parlamentares Alcírio Alves de Brito, Sandro Paulino de Sousa Júnior, Jaques Abrão Júnior, Roselene Batista Rosa, Vilmar Assis Gonçalves, Hernany Ferreira Gondim, Elvira Godoy e ausencia do vereadr Weder da Silva Makhoul.

Durante a sessão, o presidente Adelino Florisbelo Júnior destacou que a entrega dos Títulos de Cidadãos é um momento histórico para município de Cumari, pois condecora pessoas que, mesmo não sendo, de fato, cumarinas, contribuem com o município em suas áreas de atuações. "Os homenageados têm uma vida pautada pelo amor e dedicação ao nosso município, têm uma história de sucesso e um triunfo alcançado, não para si, mas para a comunidade, para o bem-estar social. Por isso, essa Casa Legislativa tem a honra de deixar os seguintes nomes impressos na história de Cumari: Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz, Nildevar José da Silva, Josué Alex Favacho Monteiro, professora Marjuriher Torres da Silva e Rosenildo dos Santos. A todos eles, o nosso muito obrigado!".

O Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Edilson Agapito da Silveira, falou sobre a legitimidade da sessão solene: "O Regimento Interno Cameral, em alguns artigos, determina a concessão de Títulos de Cidadãos a pessoas do bem e que prestam serviços importantes para a sociedade, então, nada mais justo do que ofertar nossa maior honraria a estas pessoas que tanto fizeram e continuam fazendo pela sociedade cumarina".

Confira os discursos dos homenageados:

Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz, título proposto pelo vereador Alcírio Alves de Brito.

"Jesus disse: "Ide até os confins da Terra". Dentro desta perspectiva, há algum tempo, falei ao bispo que gostaria de uma oportunidade de experienciar uma outra forma de missão. Eu estava em Catalão e saí porque eu queria muito exercer a possibilidade de ser pároco, assumir condução de uma paróquia e tive a grata oportunidade de vir pra Cumari.

A História é feita de migrações. A de Cumari, por exemplo, é constituída pela vinda de famílias mineiras, árabes e alguns descendes de espanhóis. Minha família, do lado paterno, foi para Ipameri em 1894. Do lado materno, nos idos de 1815, meu pentavô também foi para Ipameri. Ele era português casado com uma mineira de Tiradentes. O fato é que o povo vai mudando e onde chega constrói uma história. Alguns se mudam em busca de melhores oportunidades na vida profissional, outros porque se casam e outros por missão, como eu, mas todos têm o pensamento de contribuir e de deixar um legado na busca pelo bem comum, com a perspectiva de somar, criando sentimento de pertencimento. A gente vai entrando na vida das pessoas e vice-versa, compartilhando momentos tristes e felizes. Para mim, é uma honra estar aqui compartilhando dessa vivência da sociedade cumarina, onde me sinto integrado e acolhido.

Que Deus nos dê a graça de permanecermos todos construindo a nossa vida, a nossa missão e nos dedicando para o bem!".

Josué Alex Favacho Monteiro, título proposto pelo presidente Adelino Florisbelo da Silva Júnior e pelo vereador Alcírio Alves de Brito.


"Quero agradecer a Deus e as vereadores por este momento. Minha família e eu acolhemos este Título de Cidadão Cumarino com alegria, pois, como os demais, estou muito lisonjeado por este reconhecimento. Em 2023, completarei 30 anos aqui em Cumari. Na semana em que completei 16 anos de idade, vim do Pará. O destino era o Sul de Minas Gerais, mas quando chegamos em Catalão, foi decidido que ficaríamos aqui e até hoje não sei como é o Sul de Minas.

Dizem que quem prova a água de Cumari, fica ou volta. Sou daqueles que provaram e ficaram. Que Deus possa fazer de mim, a cada dia, uma cidadão melhor na sociedade de Cumari!".

Professora Marjuriher Torres da Silva, título proposto pelo vereador Sando Paulino de Sousa Júnior.

"É com muita satisfação que minha família e eu recebemos esse título porque ele não é só meu. Há 16 anos, vim para Cumari pelo amor (sou casada com o Divaldo) e para exercer o magistério. Aqui, fui muito bem acolhida e por isso sou muito grata.

Quando me formei, fiz o compromisso de convencer as pessoas de que é possível sim aprender matemática e se recebo esse título hoje é porque minha missão está sendo reconhecida no coração das pessoas, dos alunos, dos pais e da sociedade como um todo. Vejo que meu propósito de ensinar matemática de um modo diferente e com mais sentido tem dado certo.

Peço a Deus que me dê sabedoria para que eu seja uma boa cidadã cumarina. Se eu falhar, o que pode acontecer porque sou humana, claro, peço que continuem me acolhendo e me ensinando a andar no caminho certo".

Nildevar Jose da Silva, título proposto pelo vereador Jaques Abrão Junior


"Gostaria de agradecer a todos pela deferência, especialmente ao vereador Jaques Junior, que propôs a mim este título que considero muito importante. Estou em Cumari há mais de três décadas e, desde então, me sinto filho desta Terra.

Continuarei firme no propósito de apoiar no engrandecimento da história de Cumari, um município pequeno em número de habitantes, mas grande por sua relevância histórica. Muito obrigado a todos e vamos em frente!".

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários