Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiânia: Cooperativismo goiano recebe milhares de pessoas no Jardim Botânico

Evento promovido pelo Sistema OCB/GO proporcionou manhã de recreação e diversas outras atividades para adultos e crianças; evento também marcou a entrega de benfeitorias à unidade de conservação

Por Redação, Carlos Duarte - Informações: Evandro Bittencourt e Jarbas Rodrigues Júnior em 02/07/2022 às 19:00:04

O Sistema OCB/GO celebra neste sábado (02/7) o Dia C 2022 (Dia de Cooperar) e o Dia Internacional do Cooperativismo. As datas foram comemoradas durante toda a manhã e início da tarde junto à população no Jardim Botânico de Goiânia. Com o tema "Cooperar é da nossa natureza", as atividades tiveram como destaque a entrega de um novo orquidário para a unidade de conservação e de um acervo de rosáceas. Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao evento, segundo estimativa da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)

Mais de 20 cooperativas de Goiânia montaram seus estandes no espaço e desenvolveram ações educativas e de lazer. Para as crianças, brinquedos e guloseimas (pula-pula, piscina de bolinhas, distribuição de pipoca, algodão doce e picolés), e, para o público adulto, o "circuito de saúde", com serviços e orientações valiosas para o bem-estar, minicurso de educação financeira, oficina de artesanato e diversas outras atrações. Tudo foi preparado para celebrar as datas e mostrar à população como o cooperativismo já está presente na vida das pessoas.

"Importante unidade de preservação da nossa fauna e flora, o Jardim Botânico é o local ideal para comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo e o Dia C, datas em que celebramos todas as ações sociais que as cooperativas promovem ao longo do ano. Nesta campanha de 2022 direcionamos o foco para o meio ambiente, o que estimula as cooperativas a desenvolverem projetos de sustentabilidade ambiental", explica o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Segundo o dirigente, o Sistema OCB/GO catalogou mais de 50 projetos de cooperativas goianas, com foco na educação e conservação ambiental, a exemplo da recuperação de nascentes, recolhimento e destinação adequada de embalagens de agrotóxicos e plantio de mudas em parques e unidades de preservação municipais e margens de rios e córregos. As ações realizadas pelo Sistema OCB/GO têm o patrocínio da Unimed Goiânia e do Sistema Sicoob e também contaram com a participação especial do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Retomada e da OVG, e da Prefeitura de Goiânia, por meio da Amma e Comurg.

Secretária de Estado de Meio Ambiente, Andrea Vulcanis elogiou a iniciativa do Sistema OCB/GO. "Essa ação é fundamental, pois cada uma dessas crianças que está aqui hoje vai ser conscientizada sobre a importância de preservar a natureza. Os cuidados que o Jardim Botânico está recebendo melhoram a qualidade do ar de Goiânia, isso nos traz mais saúde e nos incentiva a vir para o parque caminhar, correr e buscar um momento de lazer. Tudo isso melhora nossa qualidade de vida e nos torna mais felizes", ressaltou.

Secretário de Estado da Retomada, César Moura lembrou que sua pasta atua em parceria com o Sistema OCB/GO desde o início da pandemia, para minimizar os efeitos da crise sanitária, e convidou a população presente a visitar o estande da secretaria para aprender mais sobre cooperativismo e como criar uma cooperativa a partir da união do trabalho e de talentos de um grupo de pessoas que tenham os mesmos propósitos.


Ana Paula Assis, diretora de gestão ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), explica que o novo orquidário do Jardim Botânico tem a estrutura adequada para receber as plantas. "A partir dessa primeira coleção, nossa proposta é progredir na quantidade de espécies. Colecionadores e pessoas que cultivam orquídeas e que queiram contribuir com novas espécies, podem trazer as plantas ao orquidário, as doações vão nos ajudar a ampliar essa coleção", informa.

Entre as orquídeas doadas pelo sistema OCB/GO, o destaque é a espécie Cattleya nobilior Amaliae, descoberta pela goiana Amália Hermano, razão pela qual leva o seu nome. Em reconhecimento ao trabalho de Amália, que era professora, historiadora, geógrafa, conservacionista e botânica, o Jardim Botânico também tem o nome da botânica.

Ecobarreiras

O Sistema OCB/GO também realiza em Goiânia ações voltadas para a preservação do Rio Meia Ponte, com a instalação de duas ecobarreiras para reter e coletar resíduos, que serão destinados à reciclagem. Estas ações contam com a parceria da Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg e da Amma.


A partir de hoje, a Campanha Dia C 2022 torna-se itinerante e estará presente nas cinco regiões dos Núcleos Regionais Cooperativos do Sistema OCB/GO, sempre com um evento de celebração e a entrega de uma ação ambiental para as cidades-sedes.

Fonte: Com Informações da Versa Comunicação Estratégia o

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários