Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Desempenho dos eletrodomésticos com a energia solar

Como é o desempenho dos eletrodomésticos com essa energia? Perde potência? Quais podem ser aproveitados? Saiba tudo sobre esse assunto!

Por Redação, Carlos Duarte em 27/11/2022 às 16:14:22

A procura pela pelo sistema fotovoltaico cresceu muito nos últimos anos, e com isso, surgem algumas dúvidas sobre o seu funcionamento. Uma delas, é em relação aos eletrodomésticos, principalmente como funcionam e quais podem ser gerados pelas placas solares. Afinal, quanto mais proveitoso, melhor e mais econômico!

Falando nisso, a redução pode chegar a até 95% do valor da conta de luz, mas para isso, é preciso aproveitar ao máximo o que esse sistema tem a oferecer, o que inclui ligar eletrodoméstico à rede solar. E por acaso, esse é o assunto deste post.

O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte de energia alternativa à que costumamos utilizar, com as mesmas funções e utilidades. Porém, é mais econômica, limpa e renovável.

Por isso, ela cresce cada vez mais e em 2022, e segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica já contempla cerca de 1,2 milhão de pontos de geração em todo Brasil.

Sendo que, as residências representam mais de 70% dessa conta. Ou seja, as placas solares são muito bem aproveitadas em casas e tudo o que necessita de energia e para funcionar dentro delas.

Além disso, por conta da alta na procura dessa inovação tecnológica, ela torna-se mais acessível à medida que cresce. Até porque, os preços estão diminuindo e os bancos já oferecem linhas de financiamento.

No Ceará, por exemplo, segundo o diretor técnico do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), Daniel Queiroz:

Em cinco anos, as unidades desse tipo de energia foram de 335 para 20.060. Portanto, percebe-se que os maiores interessados nela são as próprias famílias e a energia renovável não se restringe às grandes indústrias.

Então?

Quais são os eletrodomésticos que usam essa energia?

Basicamente, todos os eletrodomésticos funcionam perfeitamente. Desde os mais comuns, aqueles indispensáveis, como geladeira e fogão, quanto os que não são encontrados em toda residência, como a máquina de lavar louça e a secadora.

Ou seja, não há com o que se preocupar quando o assunto é funcionalidade dos painéis solares, pois abrangem tudo aquilo que se alimenta da energia mais comum.

Então, eletrodomésticos como:

  • televisão;

  • geladeira;

  • microondas;

  • fogão;

  • máquina de lavar;

  • máquina de lavar louça;

  • aparelhos de som (caixas, home theaters, etc).

Todos são possíveis de serem alimentados pela energia solar. O ar-condicionado, por exemplo, certos sistemas fotovoltaicos podem produzir até 70k/h, suficiente para alimentar um aparelho de ar-condicionado durante o dia inteiro.

Porém, caso a energia não seja usada completamente, ainda é possível armazená-la e para ser utilizada quando for conveniente.

Nas épocas mais quentes do ano, com certeza ele é o responsável pelo aumento na conta de luz. Nesse caso, a energia das placas será uma fonte de economia, além de energia.

Fora os eletros em si, aparelhos como carregadores de celular, notebooks e computadores, Alexa, lâmpadas e chuveiro elétrico também são alimentados pelo sistema fotovoltaico.

Assim, não há como dizer que tal sistema não é viável, pois tem as mesmas funções da energia que você utiliza hoje na sua casa, mas que está pagando muito mais por isso.

Como é o desempenho dos eletrodomésticos com energia solar?

Bom, não adianta "apenas" funcionar, para o sistema ser eficiente de verdade, os eletros não podem perder seu desempenho, não é mesmo?

A boa notícia é que isso não será um problema, pois eles funcionam normalmente. Dar esse voto de confiança a uma eletricidade gerada pelo sol, pode até parecer demais, mas vale a pena!

Se o seu notebook costuma carregar em 3 horas com a energia comum, ele também irá carregar 3 horas com a solar, basta que o sistema tenha gerado o suficiente.

Não dá para confundir a troca de sistema com a perda de potência, caso contrário, o fotovoltaico não seria sequer cogitado.

Afinal, a ideia não é retroceder, e sim, economizar e utilizar uma energia muito mais amigável ao meio ambiente.

Precisa realizar adaptação para poder usar os aparelhos?

Como não bastasse, as boas notícias são param, pois não precisa de nenhum tipo de adaptação para que eles funcionem. Nenhuma tomada diferente, transformador, gerador, nada. Basta instalar o sistema e ligar todos os aparelhos normalmente. Por isso, nenhum gasto a mais é necessário, mas como isso é possível?

Aparelho Inversor

Ele é o responsável por transformar a energia solar em elétrica, ou seja, compatível com a residência.

Tudo o que as placas solares captam do sol, é convertida para poder ser utilizada em qualquer aparelho, o que poupa o consumidor de deixar tudo compatível.

Então, não se preocupe, pois não será um transtorno, como quando vamos a uma região em que a voltagem é diferente da que utilizamos na nossa e não podemos usar nossos eletrônicos ou precisamos de um transformador.

Precisa reduzir o consumo de energia residencial?

Não! Se esse fosse o caso, talvez não valesse a pena trocar a sua alternativa de energia, afinal, bastaria fazer isso com a comum, e os gastos também seriam reduzidos.

A ideia aqui, é usar normalmente e ainda, sim, os seus boletos de energia reduzirem cada vez mais.

Portanto, não precisa reduzir o consumo ou mudar nenhum dos hábitos dos moradores da residência.

As placas solares fazem seu papel captando energia do sol todos os dias, faça chuva, tempo nublado ou um "sol de rachar".

Desse modo, os pais nem precisam reclamar com os filhos que passam a madrugada no notebook, igual nossos pais batiam na porta do banheiro quando demorávamos no banho.

Brincadeiras à parte, é fato que o sistema fotovoltaico é muito mais vantajoso do que parece, até porque?

Nenhum aparelho é perdido

Com tudo o que falamos até aqui, já deu para perceber e esclarecer algumas coisas, como:

  • o desempenho dos eletrodomésticos continua o mesmo;

  • todos eles poder ser utilizados;

  • nenhuma adaptação é necessária.

Com isso, nada do que tem na sua casa é perdido, estragado ou tem chance de ocorrer mau funcionamento.

Mas é claro que para ter certeza e garantia de todos esses benefícios, deve-se contar com uma empresa confiável e profissional de energia solar.

Fonte: Com Informações da Mayara Neudl Link Building

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários