Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Davinópolis: Alunos participam de palestra contra violĂȘncia contra mulher com delegada civil

Dra. Marcela explanou sobre dados, estatĂ­stica e os diversos tipos de violĂȘncia sofrida por mulheres

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Fotos: Repórter Fotográfico Lucas Machado em 25/03/2023 às 12:53:48

Para alertar e conscientizar adolescentes e jovens, a Prefeitura de Davinópolis via as secretarias municipais de Cidadania, AssistĂȘncia Social e Educação realizou no mĂȘs mundial de homenagem a luta da mulher por igualdade, uma palestra no Colégio Estadual João Bernardes de Assunção, conduzida pela delegada de polícia, Dra. Marcela Magalhães, sobre violĂȘncia contra a mulher.


A Delegada acredita que a conscientização dos adolescentes e jovens sobre os diversos tipos de violĂȘncia sofrido pelas mulheres e as consequĂȘncias, pode criar um futuro diferente do que vem acontecendo: "A violĂȘncia contra a mulher sempre existiu, mas felizmente, hoje é uma situação que é mais exposta, debatida e isso faz com que pareça maior, o que não é verdade. Nós temos conseguido grandes avanços através de Lei, como é a Maria da Penha e, é sobre isso que queremos que nossos adolescentes e jovens entendam a importância de todos lutarem contra esse tipo de ação contra as mulheres".


No início da palestra, Dra. Marcela, apresenta dados chocantes sobre a realidade da violĂȘncia "No Brasil, a cada minuto, 35 mulheres, sofrem algum tipo de violĂȘncia. E que, todos precisam atentar que, essas mulheres são: mães, filhas, irmãs, vizinhas, amigas. E não podemos fechar os olhos para nenhum tipo de violĂȘncia".

Também falou sobre países onde não existem Leis que defendam a mulher, exaltando uma das mais importantes Leis, criadas no Brasil, contra a violĂȘncia praticada sobre as mulheres:"Ainda existem leis bĂĄrbaras pelo mundo, como na Rússia, onde existe Lei onde o marido pode bater na mulher até duas vezes ao ano. Mas, Graças a Deus, no Brasil, temos a Lei "Maria da Penha", ela surgiu através de uma Biomédica que, após 7 anos de casamento, levou um tiro nas costas do marido que hĂĄ deixou cadeirante, isso após ter sofrido, nesse tempo, diversas agressões. E mesmo assim, depois do grave ocorrido, tentou novamente mata-la . Ela consegui justiça e pelo seu exemplo, a Lei criada".

E enfatiza: "Na Maria da Penha, todos os crimes, são objetos criminais, o rigor para essa Lei, é maior. E com ela, quando hĂĄ agressão de fato, o processo começa, segue e termina com ou sem o consentimento da vítima".

Os alunos ouviram com atenção todas as informações apresentadas e também tiveram oportunidade de fazer perguntas e falar sobre o assunto abordado na palestra..

"Gostei muito e acho importante a gente saber de muitos dados e também para que possamos refletir colocando no lugar do outro. A Lei Maria da Penha é muito boa e tem ajudado as mulheres e colocado os homens que violentam as mulheres onde merecem: na prisão", disse o aluno Gustavo.


A Delegada de Polícia Civil Dra. Marcela Guimarães e seus servidores, foram recepcionados na instituição escolar pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Maurício de Campos, a diretora do Colégio Estadual João Bernardes de Assunção Professora Lilian Machado Rodrigues, o Professor Carlos Oliveira, Coordenadora do CRAS, Meigda Maria Ferreira Ribeiro (representando a 1ÂȘ dama Jamila André), dentre outros colaboradores do município e educadores da unidade de ensino.


Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios

Universitarias Club