O que era uma tradição, agora é lei. O Executivo estadual sancionou projeto de lei de autoria do deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL), que confere ao município de Quirinópolis o título de Capital Goiana da Chica Doida. A Lei Nº 22.405, de 20 de novembro de 2023, já está em vigor, após sancionada pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado.
Paulo Cezar, que é filho de Quirinópolis, explica que o título foi uma forma de homenagear uma das principais tradições da cidade onde nasceu. "Na minha infância, meus pais me levavam para deliciar a Chica Doida, verdadeira paixão quirinopolina", pontua.
A receita da Chica Doida, prato à base de milho típico da culinária goiana, tem mais de 70 anos e foi criada pelo casal Petronilha Ferreira Cabral e João Batista da Rocha, em Quirinópolis, no sudoeste goiano.
Narram os pioneiros de Quirinópolis que Petronilha estava com a família fazendo pamonhas quando acabou a palha de milho usada para envolver a massa. Ela conversou com o marido, que sugeriu que ela inventasse um novo prato tendo o preparo de milho como base. À massa de pamonha já pronta, Petronilha adicionou cebola, alho, sal, queijo, linguiça e jiló. Uma senhora que morava com a família, de nome Francisca, teria colocado muita pimenta malagueta no preparo e acabou inspirando o nome do novo prato.
Petronilha foi passando a receita para vizinhas, filhas e amigas, até que o prato se popularizou. Com o passar dos anos, ele se tornou conhecido, não só em Quirinópolis, mas em todo o estado. Com base no preparo original, foram criadas variações com frango, carne seca, sem pimenta e outros ingredientes. "Essa linda história agora se fecha, com Quirinópolis recebendo definitivamente o título de Capital Goiana da Chica Doida", arremata Paulo Cezar.
Fonte: Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás