Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Fio Direto Goiás, Sudeste

Com Informações dos bastidores da Política do Sudeste de Goiás

Por Redação, Carlos Duarte em 19/02/2024 às 02:27:51

Enquanto Catalão está num grande emaranhado de candidatos e discussões em relação a esses nomes, na região Sudeste de Goiás, a maioria das cidades já tem um cenário bem desenhado.

Três Ranchos

A linda cidade do Lago Azul está em um ótimo momento, com a principal atração: o lago com mais de 70% de sua capacidade e diversas atrações ecológicas, como suas apreciadas trilhas que passam pelo cume do Cristo. Mas o assunto política é muito forte, e veio com mais peso depois do Carnaval.

O quadro na cidade caminha para a finalização do cenário para a disputa das chapas majoritárias: no grupo do prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa - que é vencedor há seis mandatos, considerado um dos grupos mais fortes do estado, tem como principal nome Haroldinho Calaça Coelho - que é o atual vice-prefeito e tem no currículo de prestação de serviço em dois mandatos como vice-prefeito, bem como de vereador e secretário municipal de várias pastas. Hugo e Haroldo recentemente filiaram no União Brasil com aval do governador Ronaldo Caiado em Goiânia.

Dos cinco nomes que apareceriam como possíveis prefeitáveis: os ex-prefeitos: Rolvander Pereira Wandeley (PSDB) e João Batista Peixoto - Peixotinho (UB), o vereador José Luiz do Nascimento - Zé Gaiola (PDT) e o empresário promoter de eventos Silvio Pereira - Silvinho, desses, quatro já declaram apoio ao projeto de Haroldinho. Apenas Silvio, se mantém como prefeitável na concorrência com Haroldinho.

Na oposição, haviam dois nomes como prefeitáveis: o empresário do ramo imobiliário e ex-vereador Denisson Pereira de Rezende (MDB) e a assessora do judiciário Clenys Pinheira. Recentemente, Denisson declarou apoio junto a seu pai que também é ex-vereador, a pretensão de Haroldinho Calaça.

E os vices


Para compor a majoritária no grupo do prefeito, o que não faltam são nomes de alto gabarito, como: os ex-prefeitos Rolvander e Peixoto; secretário municipal de Fazenda e Turismo, Agnaldo Miguel de Oliveira - Agnaldinho; e os vereadores: Waguinho Carlota, Barcelana Salia de Melo, José Luiz do Nascimento - Zé Gaiola e o presidente da Câmara José Carlos Bernardes - Botinha


Pesquisa


O prefeito Hugo Deleon havia pontuado que após o Carnaval, assim que houvessem dados sobre os favoritos, deveria ser apresentado de forma oficial os pré-candidatos do grupo para o inicio dos trabalhos na composição das chapas de vereadores que deverão girar entre duas e três fortes e competitivas.

Ouvidor


Dois nomes se apresentaram como pré-candidatos a disputa: o atual prefeito Cebinha Machado Nascimento e o ex-prefeito Onofre Galdino Pereira Júnior - Onofrim - ambos do MDB. E uma grande interrogação existe nessa situação, uma vez que o grupo de ambos é, praticamente, o mesmo. A dúvida é, com que eles vão ficar!


E os vices?

Na chapa de Cebinha Nascimento, segundo o próprio prefeito deve continuar seu atual vice Nelci Cândido Ribeiro, mas pode haver mudanças a depender das filiações a partir da findar do prazo final da janela partidária, que termina em 02 de abril.


Já na composição com Onofre Galdino, não a colocação por parte dele, mas há especulações que poderá ser um nome novo a surgir nos próximos dias de família tradicional da cidade. Júlio Ferreira da Samma Serviços, que foi seu adversário nas eleições de 2020, agora soma em seu projeto prefeito junto com os ex-prefeitos; Diorivan Pereira Rosa e Marion Rosa de Almeida. O ex-prefeito João Cezar da Fonseca que tende a compor com o atual gestor, observa o cenário, ou, articular uma 3ª Via.

Nova Aurora


Diferente da maioria dos municípios, Nova Aurora, não há, até o momento, nenhuma cogitação de nomes para concorrer com o atual prefeito João Pimenta de Pádua Junior - Marreco (MDB). O feito se deve a gestão que vem sendo realizada pelo agropecuarista, onde o mesmo tem grande aprovação sendo apontado como um dos maiores prefeitos do interior.

Oposição

De acordo com pessoas próximas a Alexandre Alcino (PP) que foi adversário de Pimenta na eleição de 2020, o jovem está com projetos pessoais e profissionais grandes em andamento e também não esconde o reconhecimento ao trabalho do atual prefeito, o que é uma atitude nobre do jovem, que coloca que deixará o sonho em administrar a sua cidade acontecerá em um momento futuro.

E o vice


Danilo Araújo é o atual vice e tem grande sintonia com todos do grupo, o que até o momento, não fez surgir um outro nome.

Cumari


Um gestor diferenciado foi o que mostrou ser o atual prefeito de Cumari, João Batista Davi Rios (PDT), que teve um índice expressivo de aprovação durante seus mandatos e o premiou entre os três melhores de Goiás. O que o credita para uma grande possibilidade em fazer seu sucessor.


E dois nomes fortes cercam essas expectativas de sua indicação: seu vice Rafael Meireles de Melo e sua secretária municipal de Administração e Planejamento Marila Cândida da Silva. A torcida para ambos, mas acredita-se que aja compromissos e , desse forma, quem conhece o prefeito, sabe que se tiver sido feito por ele será cumprido a risca!

Oposição

Não sendo nem um pouco expressiva a participação do prefeito que foi reeleito com aproximadamente 90% dos votos, a oposição anda bem devagar, mas cogita-se que dois nomes estão trabalhando nos bastidores e que da oposição devem se apresentar , provavelmente um desses candidatos.

E os vices

Para a chapa do prefeito nomes como do vereador Hernany Ferreira Gondim, dentre outros são ventilados, na outra , como ainda não se levantou de forma oficial o nome do prefeito, o vice também está em stand by.

Anhanguera


Outra cidade que tem um tabuleiro bem favorável ao lado da situação é Anhanguera, onde o prefeito Marcelo Paiva que na última eleição teve como opositor o comerciante Reginaldo Araújo, hoje candidato ao legislativo em sua chapa. Nos bastidores, apontam que pode haver o interesse de alguns membros ligados ao ex-prefeito Francisco da Silva e o empresário Caçulinha que levantam a possibilidade de sua concorrência, fato não confirmado pelo ex-gestor do município.

Os Vices


Para a chapa do atual prefeitos a busca pela reeleição deve vir em dobradinha com o vice-prefeito Flavio Pereira de Souza que é o vice que todo prefeito deseja ter, participativo mas não invasivo, desenvolvendo uma grande e produtiva parceria com o prefeito. Como não há se quer nomes confirmados na oposição para prefeito, muito menos a vice.

Goiandira


O prefeito Allison Peixoto que chegou como inovação na politica de Goiandira, enfrentou alguns percalços no inicio da administração, mas que foram superados, o que o coloca com grande favoritismo a reeleição. Não tendo até o momento nenhum nome cogitado para ser opositor.

E os vices


Apesar de não apresentar nomes para a disputa como concorrente, o prefeito tem uma missão difícil, pois muitos nomes importantes se apresentam como a disposição para compor na chapa do atual gestor, inclusive, seu atual vice Dr. Neusmar Vaz de Santana, pois houve um estremecimento no inicio da gestão entre os dois, já superado.

Campo Alegre de Goiás


Em Campo Alegre de Goiás, a disputa será entre o atual vice prefeito Douglas Sertório (PP) e o ex-vereador Euler Guimarães (MDB), podendo surgir mais alguma via ate às convenções. Sertório tem o aval do atual prefeito Zé Antônio Siqueira. Já Euler Guimarães vem mais experiente para disputa, aonde tem conquistado apoio de inúmeras lideranças e vereadores.

Corumbaíba


A disputa se dará pelo ex-prefeito Romário Viera da Rocha (PL), que tem no currículo quatro mandatos e o ex-prefeito Dr. Wisner Araújo de Almeida (PP - MDB).

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários