Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Força do agro brasileiro é destaque durante visita de Caiado a feira no Rio Grande do Sul

Governador de Goiás é convidado da 24ª edição da Expodireto Cotrijal, um dos maiores eventos agrícolas do país, e apresenta programas estaduais para o desenvolvimento do setor

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Chico Pinheyro em 05/03/2024 às 21:49:16
Caiado fala a produtores rurais no Rio Grande do Sul:

Caiado fala a produtores rurais no Rio Grande do Sul: "agropecuária é sustentáculo da economia"

A modernização do agronegócio foi destacada pelo governador Ronaldo Caiado durante passagem, na manhã desta segunda-feira (04/03), pela 24ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. A convite da organização, Caiado visitou os estandes e trocou experiências sobre o desenvolvimento do agro na Região Sul. "Aqui temos uma agricultura de precisão que é referência, os maquinários mais modernos e tecnologia de ponta que é exportada para todo o Brasil", afirmou.

Durante a solenidade de abertura, Caiado apresentou iniciativas de sucesso em Goiás, caso da Plataforma Ipê, que permitiu a simplificação da emissão de licenças ambientais, e do programa Estadual de Bioinsumos, criado em 2021. "Nós já temos 13 fábricas de bioinsumos instaladas em Goiás, produzindo de forma sustentável". O governador também lembrou da relevância do agro brasileiro para o Produto Interno Bruto. Em 2023, o PIB do Brasil cresceu 2,9%, sendo que a alta foi puxada principalmente pela agropecuária que teve recorde de 15,1%.

O governador ainda falou sobre atualizações na legislação sobre construção de barragens, acesso a financiamentos, seguro rural e resultados da economia. "Goiás cresceu 6,1% no ano passado", disse ao citar o desempenho do estado de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) no ano de 2023, divulgado pelo Banco Central (BC), o maior nível em 13 anos. A média nacional no mesmo período foi de 2,4%.

A Expodireto Cotrijal

Um dos maiores eventos de agronegócio do mundo, a Expodireto Cotrijal reúne 577 expositores em uma área de 131 hectares. A expectativa é receber 320 mil visitantes até o final da programação, na sexta-feira (08/03). "Nós realizamos a organização com muito carinho e dedicação, para que tenhamos um palco em busca da informação, da tecnologia, inovação e oportunidade de negócios", projetou o presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal), Nei César Manica. Na última edição, a feira movimentou R$ 7,04 bilhões em negócios.

Além de Caiado, também participaram da cerimônia autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito, o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, e o governador Eduardo Leite, que elogiou as ações desenvolvidas em Goiás. "Caiado traz aqui um exemplo de como a capacidade de produzir e gerar riqueza vem do empreendedorismo, alavancado na medida em que o poder público garante segurança, empréstimos e estradas que permitem escoamento", explicou.

Exportações

Goiás encerrou o ano de 2023 com arrecadação de US$ 12,1 bilhões em vendas externas de produtos agrícolas, com 21,9 milhões de toneladas exportadas. O produto mais comercializado é a soja, com 62,5% de participação nas exportações. Nesse sentido, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que pretende continuar trabalhando pela abertura de mercados. "Foram 20 missões institucionais lideradas recentemente pelo Ministério da Agricultura e que resultaram, até esse momento, em 96 novos mercados abertos para a agropecuária brasileira", salientou.






Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários