Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiandira: Em nota a secretaria de saúde esclarece a respeito da Campanha de Vacinação contra a Covid 19

Por Redação em 15/02/2021 às 14:50:29
(Reprodução)

(Reprodução)

A Coordenação da Campanha segue todas as orientações que são passadas do Ministério da Saúde para a Secretaria do Estado de Saúde de Goiás, que por sua vez repassa as orientações para a Regional de Saúde Estrada de Ferro em Catalão, que por sua vez orienta todos os nossos municípios, ou seja, tudo que é feito é pautado em documentos e orientações do Ministério da Saúde.

Até o momento recebemos 3 remessas da Vacina Contra a Covid 19, sendo a primeira remessa, recebida dia 19/1, de 90 doses, destinadas aos profissionais de saúde e idosos institucionalizados; a segunda remessa recebida dia 26/1, de 60 doses, para continuar vacinando os profissionais de saúde, cabe aqui ressaltar que em nenhum momento fomos orientados a pegar qualquer quantia dessa segunda dose para fazermos em idosos, até essa segunda remessa não tínhamos nenhuma autorização para começar a vacinação em idosos, mesmo que se porventura sobrasse doses, tanto que tiveram municípios da nossa região que deixaram doses guardadas porque ainda não podíamos vacinar idosos a não ser os institucionalizados, que no nosso caso nesta segunda remessa já estavam todos vacinados; a terceira remessa, recebida dia 08/2, de 150 doses, veio com a seguinte orientação: 90 doses são a segunda dose dos profissionais de saúde que receberam a primeira dose, que deve ser feita na data correta para não atrapalhar a eficácia da vacina, e as outras 60 doses para iniciar conforme nota informativa nº4-2021, a vacinação dos idosos acamados e idosos de 90 anos e mais.

Em relação a vacinação dos profissionais de saúde a orientação segundo o informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid 19: "Considerando a dimensão da categoria dos trabalhadores de saúde foi necessário um ordenamento de priorização desse estrato populacional, a fim de atender todos os trabalhadores de saúde com a vacinação, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local, a serem pactuados na esfera bipartite (Estado e Município). segue abaixo a orientação de priorização da categoria dos trabalhadores de saúde que foram estabelecidas: equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidos na vacinação; trabalhadores de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção-referência para casos suspeitos e confirmados de Covid 19; e demais trabalhadores de saúde. com isso o município iniciou a vacinação com todos os funcionários do Hospital de Goiandira, bem como todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde (ESF1, ESF2 e Centro de Saúde). Posterior a isso foram imunizados todos os idosos da instituição de longa permanência. Em seguida, continuamos a vacinação seguindo a lista de definição de profissionais de saúde do Ministério da Saúde que também está no Plano: "Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionista, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motorista de ambulância e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. a vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

A segunda dose dos profissionais de saúde foi feita na última sexta - 12/2 e a Vacinação dos Idosos Acamados terá início nesta segunda dia 15, e será feita em domicílio a partir do levantamento feito pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Segundo a Regional de Saúde, será comunicado aos municípios quando houver a chegada de mais doses para continuarmos vacinando os profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose, quando isso acontecer também divulgaremos para que os mesmos procurem o local de vacinação.

Até o momento é o que temos de concreto da Campanha de Vacinação Contra a Covid 19 em nosso município. À medida que recebermos mais doses e mais orientações a respeito das mesmas vamos divulgando. a expectativa e a previsão é que nos próximos meses cheguem mais e mais doses para realizarmos a vacinação de todos os nossos idosos e avançarmos para outro Grupo Prioritário.

Entendemos a ansiedade e necessidade que todos têm em particular para receber a vacina, mas pedimos paciência e respeito com todos os trabalhadores de saúde do município que com muita dedicação, seriedade, responsabilidade e honestidade tem conduzido a Campanha de Vacinação Contra a Covid 19 da melhor forma possível. com a graça de deus conseguiremos levar essa vacina, que é uma esperança para todos.

Para qualquer informação sobre a vacinação: (64)3462-7014 ou (64)3462-2072

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiandira

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários